Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
Matricular-se empolgado em um curso de idiomas, em uma academia de ginástica ou em um programa de reeducação alimentar e, depois de algumas aulas ou sessões, escassear a presença até desistir de vez...quem nunca? Uma pesquisa recente mostrou que apen...
O dia dos namorados que se aproxima é a terceira data mais forte para o comércio atualmente, à frente do tradicional dia dos pais e só perdendo para o das mães e o Natal. É um momento em que muita gente compra presente: os envolvidos em relacionament...
Às vésperas da Páscoa deste ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) de Porto Alegre divulgaram pesquisa que traçava o perfil das pessoas que presenteiam em datas comemorativas. Eram quatro: aquel...
Há questão de dois anos, falei sobre o processo de “commoditização” que vinha acometendo diversos produtos voltados ao consumidor final. Na percepção dos compradores, praticamente não havia mais diferença entre as marcas, uma vez que todas elas reuni...
Um professor universitário de Porto Alegre está trabalhando como motorista do Uber para realizar uma pesquisa sobre economia do compartilhamento (leia aqui). Uma inusitada e bem-vinda estratégia de “ir a campo”, como se diz no jargão da pesquisa soci...
Continuamos com as lições da crise política. Leia o primeiro post aqui.   5. Nenhum dos problemas arrolados de 1 a 4 seria suficiente para colocar Dilma Rousseff no olho da rua não fosse a quantidade elevada de erros e malfeitos que ela e o PT deixar...
Faltando apenas a primeira votação no Senado, tudo indica que Dilma deixa a presidência temporariamente em meados de maio, dando lugar a Michel Temer. Foi o desfecho de uma longa e penosa crise que, para além das fronteiras da política partidária, de...
Retomo aqui a história empresarial de Henry Ford, iniciada na semana passada.  Ford foi o homem que popularizou o automóvel, mas não foi capaz de enxergar nele mais do que uma ferramenta cujo principal atributo deveria ser a confiabilidade. Objeto de...
No clássico artigo “Miopia em Marketing”, de 1960, Theodore Levitt faz em determinado momento uma referência a Henry Ford, o lendário homem de negócios a quem se atribui a criação da linha de produção. Levitt comenta que Ford revelou-se, ao mesmo tem...
Semana passada comentei sobre choques  culturais enfrentados por produtos e empresas que chegam a novos países (lembre aqui). E fiquei de listar algumas ações que podem ser tomadas para prevenir esses conflitos – que, não raro, são responsáveis pelo ...
Desde os atentados de 11 de setembro, uma tese do economista americano Samuel Huntington ganhou repercussão: a do choque das civilizações. Segundo o autor, após as vitórias do capitalismo sobre o socialismo, e da democracia sobre o totalitarismo, a  ...
O marketing e a sociedade de consumo são hábeis em atender as nossas necessidades ou em criá-las? Questão antiga e, provavelmente, eterna.  Costumo responder que necessidades físicas, sistema econômico nenhum inventa. Mas necessidades relativas, sim ...
A reportagem de Zero Hora foi ao litoral do Rio Grande do Sul verificar se alguns produtos ou serviços que fizerem sucesso no verão passado continuam em alta. Paletas mexicanas, bastões de selfie, stand up paddle, carrinhos do tipo “carrega-tudo”esti...
Matéria da Folha de S. Paulo dá conta de que, aproveitando-se do incerto cenário econômico atual, foi criado o primeiro serviço de astrologia empresarial do país, o Astroinvest. A reportagem também informa que há empresários que recorrem a mapas astr...
Quando assumiu a Presidência da República, um ano atrás, Dilma Rousseff lançou em seu discurso de posse o slogan de seu segundo mandato: “Pátria Educadora”. O lema, sabe-se agora, foi definido pela própria Dilma e alguns auxiliares, sem consulta ao p...
Há pouco mais de um ano, meu médico de confiança parou de atender pelo plano de saúde do qual sou beneficiário. Ganhava, segundo ele, 50 reais líquidos por consulta, o que o obrigava a complementar a renda obtida no consultório com atendimentos em ho...
No apagar das luzes de 2015, comentei a reestruturação do Grupo RBS (lembre aqui). E disse que o futuro da empresa passa por examinar negócios de todo os tipos para compensar o declínio da mídia convencional. Exemplifiquei com o comércio de cerveja e...
Em fins do ano passado, publiquei um post sobre estratégias de precificação (relembre aqui). Além das que listei ali, poderia ter incluído mais uma: a do preço dinâmico, aquele que varia conforme a demanda, como em um leilão ou uma bolsa de valores. ...
Na minha segunda coluna da edição impressa de AMANHÃ, republicada como post semanas atrás, comentei sobre o fim da era do automóvel (leia aqui). Os carros parecem estorvos para boa parte dos jovens do primeiro mundo, enquanto o compartilhamento e a v...
O Grupo RBS anunciou, semana passada, sua nova configuração organizacional (leia aqui). Criou a figura do CEO para suas duas grandes unidades de negócios, mídia e internet, e transformou seu atual presidente, Eduardo Melzer (na foto, à esquerda), em ...