Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
Se as sucessivas crises econômicas e a permanente instabilidade institucional brasileiras tiveram alguma utilidade, foi a de forjar os empresários e gestores mais criativos e flexíveis do mundo. Constatação que não é minha, por sinal, e sim de recrut...
É desnecessário dizer que a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, está provocando um terremoto nas grandes construtoras brasileiras. O que nos leva a questionar se, finda a investigação, essas empresas resistirão por muito tempo. A mais afetada de ...
A Vivo anuncia que deverá mudar as premiações de seu programa de relacionamento. Com base em uma pesquisa, a telefônica constatou que os consumidores têm interesse em benefícios mais criativos, tais como “experiências inesquecíveis”, e não apenas em ...
Se você acha que Donald Trump não está nem aí para o que pensam dele, talvez devesse conhecer Marcos de Quinto (foto), o vice-presidente mundial de marketing da Coca-Cola. Espanhol, ele tem se notabilizado por algumas declarações que passam longe do ...
O que o picolé Kibon de Guaraná Antarctica, a linha de utensílios domésticos da Tok Stok com a identidade visual da Maizena e as balas Butter Toffees sabor cappuccino Três Corações têm em comum? Ora, são todos casos recentes de cobranding, recurso qu...
No último sábado, o time profissional da Chapecoense voltou a campo para um amistoso contra o Palmeiras, em Chapecó. Foi a primeira partida depois do desastre aéreo que vitimou praticamente toda a delegação do clube, em fins de novembro. O especialis...
Não sobreviveu à primeira semana de 2017 a campanha de prevenção de acidentes de trânsito “Gente boa também mata”, promovida pelo Ministério dos Transportes. Depois da reação negativa de internautas, a Secretaria de Comunicação do Governo Federal (SE...
Mês passado, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) divulgou estudo que mostra a importância da sua atividade para a economia brasileira. Segundo o material distribuído à imprensa, cada R$ 1 investido em publicidade gera outros R$...
Pergunta obrigatória de qualquer jornalista quando diante de um empreendedor é: “como você teve essa ideia?”. Pouco importa se o que está entrando no mercado é algo inovador ou “disruptivo”, para usar um vocabulário atual, ou apenas uma versão estapa...
Ao que tudo indica, a aeronave da LaMia que caiu com a delegação da Chapecoense sofreu de um problema ao mesmo tempo sério e banal: falta de combustível. O piloto abasteceu o avião com a quantidade exata para realizar o trajeto planejado, sem deixar ...
Uma das virtudes invejadas pelos brasileiros nos argentinos é a capacidade de indignação e de disposição para a luta. Ao menos entre alguns de nós, firmou-se a ideia de que nossos vizinhos são menos acomodados e benevolentes com seus governantes que ...
Hoje, é praticamente um consenso: as ruas engarrafadas já não suportam tantos veículos individuais. E não faz sentido alguém comprometer recursos financeiros e espaço físico para contar com um bem que fica mais de 90% do tempo parado, sem uso algum. ...
Soa contraditório que, num dos momentos mais efervescentes da vida pública brasileira, em função dos múltiplos debates travados via redes sociais nos últimos dois anos, a publicidade local viva uma espécie de descolamento com a realidade, insistindo ...
Recentemente, a imprensa noticiou que, depois de meia década de agonia, a BlackBerry deixará, enfim, de fabricar smartphones (leia aqui). O ocaso da RIM, sua controladora, é muito representativo de como funcionam as coisas na indústria da tecnologia....
Continuando o assunto do post anterior (leia detalhes aqui), que trata da relação dos consumidores com as marcas, acompanhe o seguintes relato. José Junior é coordenador da ONG AfroReggae, voltada ao desenvolvimento de projetos artísticos e culturais...
A edição de 14 de setembro de Exame traz matéria que mostra intervenções de diversas marcas no espaço urbano. Entre os exemplos citados estão a reforma de quadras esportivas públicas pela Nike e a doação de luminárias pela GE (foto), ambas no Rio de ...
Se por acaso você andou por fora das redes sociais nas últimas duas ou três semanas, talvez precise ser explicado do caso.  Um blogueiro decidiu investigar o currículo de Bel Pesce, conhecida como “a menina do Vale do Silício”. Descobriu que alguns d...
Os escritórios descolados das empresas de internet , que mais parecem playgrounds, devem soar  démodés nos próximos 30 anos – a julgar, ao menos, pelas projeções de estudiosos do mundo corporativo.  Com as ferramentas de comunicação facilitando o tra...
À medida que um mercado se desenvolve, mais players ingressam nele e a busca de diferenciação torna-se uma constante, certo? Nem sempre. Muitas vezes, o resultado é justamente o oposto: uma redução do número de opções e o uso da imitação como forma d...
O post anterior concentrou-se sobre críticas à economia digital e suas potenciais consequências negativas para os negócios e a sociedade (leia aqui). Neste, o espírito é mais positivo. A velocidade com que marcas têm sido ungidas e destronadas no mun...