Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
Consumidores e profissionais de marketing mais atentos devem ter reparado que logomarcas tradicionais andaram sofrendo reformulações nos últimos anos. Foi o caso das tintas Suvinil, dos bancos Santander e Bradesco e das grifes de luxo Burberry e Yves...
Antigamente, os nomes dos prédios eram banais, visto que insignificantes dentro da estratégia de comercialização de um imóvel. Abundavam nomes de filhos ou esposas de construtores, palavras indígenas ou nomes da própria rua em que se localizavam, qua...
Em dezembro, a jornalista Carla Vilhena queixou-se, via redes sociais, de uma advertência que recebeu do Uber por cancelamento reiterado de corridas (reprodução acima). Em tempos de “o cliente é rei”, pode parecer estranho, quando não temerário, adve...
Sessenta e três por cento dos gestores consideram o atendimento ao cliente prestado por suas empresas como bom ou muito bom. Mas apenas 24% dos clientes avaliam dessa maneira o atendimento das empresas brasileiras como um todo (pesquisa completa aqui...
A marca de vestuário masculino Reserva (foto) vai emprestar seu nome para uma incorporadora paulistana. Em um novo empreendimento residencial exclusivamente voltado ao aluguel, segundo a Exame (28/11/18), haverá peças da marca nos guarda-roupas dos a...
Matéria de Zero Hora de 3 de novembro destaca alguns serviços em Porto Alegre voltados apenas ao público feminino. Salão de tatuagem, coworking, academia de ginástica e consertos domésticos são exemplo de negócios criados e administrados por mulheres...
Você já pensou em reunir seus concorrentes em torno de uma mesa e sugerir que todos financiem uma campanha publicitária voltada a beneficiar o setor, e não uma marca específica? A Odontoprev (foto), operadora de planos odontológicos, sim, segundo a E...
O Itaú anunciou o fim da marca Diners no Brasil, a ser substituída pela Itaucard (saiba mais aqui). A Diners, uma bandeira mundial,  chegou às mãos do Itaú quando da aquisição da operação de varejo do Citibank no país, dois anos atrás.  O pretexto é ...
Washington Olivetto gosta de repetir que não dá bola para prêmios em publicidade – quer mesmo é ver suas criações “na boca do povo”, virando expressões do dia a dia. Daí ter se orgulhado tanto do slogan “o primeiro sutiã a gente nunca esquece”, que a...
Assim como eu, o leitor já deve ter recebido, por esta época do ano, uma correspondência diferente. Um pequeno e robusto envelope repleto de cartões de Natal e/ou um calendário do ano seguinte, com as mais diferentes ilustrações. Junto, uma carta exp...
Vender é uma arte. E é uma ciência, também, evidentemente, mas certa sensibilidade para a atividade independe de dominar técnicas expostas em livros e cursos. E no dia a dia vê-se com certa facilidade quem a tem. Muitos anos atrás, lembro do colunist...
Uma antiga expressão popular teve, finalmente, sua provável origem revelada. Gaúchos costumam chamar de “marca diabo” produtos desconhecidos ou de procedência duvidosa. Pois o jornalista Ricardo Chaves registrou, na Zero Hora de 13 de outubro, a exis...
Recebo o flyer de uma pet shop que fica nas proximidades da minha casa. E meus olhos são atraídos para o principal destaque da parte da frente do panfleto. Dentro de um círculo, a empresa afirma, com orgulho: “a mesma equipe há dez anos”. Em vez de a...
Jean Baudrillard gostaria de saber desta.  O filósofo francês notabilizou-se, no início da década de 1980, por descrever a sociedade de consumo como um grande mercado de símbolos e imagens. No estágio em que já se encontrava o capitalismo à época, a ...
"Você não gosta de mim, mas sua filha gosta", cantava Chico Buarque nos anos 1970, numa indireta a um oficial do DOPS que, ao encaminhá-lo para a delegacia, pediu um autógrafo em nome da filha.  Hoje, tal a velocidade da mudança de preferências music...
Os brasileiros não leem livros, diz o senso comum. Será que passarão a ouvi-los, então? Talvez.  A crise da Saraiva, a maior rede de livrarias do país, e a queda nas vendas das editoras durante a década em que os preços de capa estiveram congelados, ...
As coisas mudam de nome, mas continuam a ser o que sempre foram e serão. No futebol, “marcar alto” chamava-se de “marcar a saída de bola”; valorizar o “jogo apoiado” era “trocar passes”; e “jogar por uma bola”, “retranca” pura e simples. Nos negócios...
Empresas e executivos gostam de destacar a faceta universal da gestão, replicando estratégias e técnicas vencedoras por todos os mercados em que atuam. Esquecem que o management é um misto de ciência e arte, e que tão relevante quanto conhecer as mel...
Descontinuar marcas pode ser uma decisão pesarosa, especialmente quando se trata de uma campeã de vendas ou de simpatia tirada de circulação por razões regulatórias – caso da antiga pasta de dente Kolynos e da Kombi, respectivamente. Ou pode, ao cont...
Duas pequenas batalhas em torno dos nomes a serem atribuídos a determinados produtos e serviços vêm sendo travadas recentemente no Brasil – e acompanhá-las é uma pequena lição da importância do rótulo que se empresta àquilo que circula no mercado. A ...