Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
Mês passado, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) divulgou estudo que mostra a importância da sua atividade para a economia brasileira. Segundo o material distribuído à imprensa, cada R$ 1 investido em publicidade gera outros R$...
Pergunta obrigatória de qualquer jornalista quando diante de um empreendedor é: “como você teve essa ideia?”. Pouco importa se o que está entrando no mercado é algo inovador ou “disruptivo”, para usar um vocabulário atual, ou apenas uma versão estapa...
Ao que tudo indica, a aeronave da LaMia que caiu com a delegação da Chapecoense sofreu de um problema ao mesmo tempo sério e banal: falta de combustível. O piloto abasteceu o avião com a quantidade exata para realizar o trajeto planejado, sem deixar ...
Uma das virtudes invejadas pelos brasileiros nos argentinos é a capacidade de indignação e de disposição para a luta. Ao menos entre alguns de nós, firmou-se a ideia de que nossos vizinhos são menos acomodados e benevolentes com seus governantes que ...
Hoje, é praticamente um consenso: as ruas engarrafadas já não suportam tantos veículos individuais. E não faz sentido alguém comprometer recursos financeiros e espaço físico para contar com um bem que fica mais de 90% do tempo parado, sem uso algum. ...
Soa contraditório que, num dos momentos mais efervescentes da vida pública brasileira, em função dos múltiplos debates travados via redes sociais nos últimos dois anos, a publicidade local viva uma espécie de descolamento com a realidade, insistindo ...
Recentemente, a imprensa noticiou que, depois de meia década de agonia, a BlackBerry deixará, enfim, de fabricar smartphones (leia aqui). O ocaso da RIM, sua controladora, é muito representativo de como funcionam as coisas na indústria da tecnologia....
Continuando o assunto do post anterior (leia detalhes aqui), que trata da relação dos consumidores com as marcas, acompanhe o seguintes relato. José Junior é coordenador da ONG AfroReggae, voltada ao desenvolvimento de projetos artísticos e culturais...
A edição de 14 de setembro de Exame traz matéria que mostra intervenções de diversas marcas no espaço urbano. Entre os exemplos citados estão a reforma de quadras esportivas públicas pela Nike e a doação de luminárias pela GE (foto), ambas no Rio de ...
Se por acaso você andou por fora das redes sociais nas últimas duas ou três semanas, talvez precise ser explicado do caso.  Um blogueiro decidiu investigar o currículo de Bel Pesce, conhecida como “a menina do Vale do Silício”. Descobriu que alguns d...
Os escritórios descolados das empresas de internet , que mais parecem playgrounds, devem soar  démodés nos próximos 30 anos – a julgar, ao menos, pelas projeções de estudiosos do mundo corporativo.  Com as ferramentas de comunicação facilitando o tra...
À medida que um mercado se desenvolve, mais players ingressam nele e a busca de diferenciação torna-se uma constante, certo? Nem sempre. Muitas vezes, o resultado é justamente o oposto: uma redução do número de opções e o uso da imitação como forma d...
O post anterior concentrou-se sobre críticas à economia digital e suas potenciais consequências negativas para os negócios e a sociedade (leia aqui). Neste, o espírito é mais positivo. A velocidade com que marcas têm sido ungidas e destronadas no mun...
Na última edição do caderno TOP OF MIND, de AMANHÃ, escrevi um artigo no qual abordo o impacto dos negócios digitais sobre a economia tradicional, bem como a velocidade com que marcas nascem e morrem nos tempos atuais (“Tudo o que é sólido se desmanc...
Um ou dois meses atrás, uma aluna me contou um episódio curioso. Em Tóquio, Japão, ela foi a uma imensa loja de eletrônicos em busca de um carregador para seu iPhone 4. O vendedor fez pouco caso do pedido: iPhone 4 era coisa do passado e não havia ma...
Em tempos de promessas tecnológicas grandiosas, como internet das coisas, analytics e carros autodirigidos, a antropóloga Amber Case pode ser vista como uma espécie de grilo falante do universo nerd. Segundo cobertura de palestra proferida por ela du...
Para além de seu carisma e das posições progressistas em temas delicados para a Igreja Católica, é possível que o Papa Francisco fique na história por outro legado, mais discreto e incomum: a arrumação de uma enorme e complexa casa chamada Vaticano. ...
Segundo uma pesquisa, mais da metade dos novos produtos lançados no ano passado foi da categoria premium. A lista engloba desde papel higiênico até sanduíches de fast food. Por que as empresas fazem um movimento desse tipo em momento economicamente t...
Segundo pesquisa da Kantar Wordpanel, aumentou o contingente de integrantes das classes A e B que fazem compras, ainda que esporádicas, em “atacarejos” (estabelecimentos voltados primordialmente a vender para pequenos comerciantes, mas que comerciali...
Segundo a imprensa, o McDonald’s está voltando aos bons resultados financeiros depois de pouco mais de uma década patinando no mercado de fast food. A causa da recuperação estaria em outro retorno, esse às origens do negócio: investimento em lanches ...