Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
Crises econômicas podem ser passageiras ou duradouras. As primeiras geram nos consumidores um comportamento adaptativo, que se ajusta às circunstâncias enquanto espera o cenário melhorar. Crises duradouras, como parece ser o caso da atual, por sua ve...
Profissionais da saúde, como médicos e dentistas, costumam enfrentar um dilema quando em atendimento: tornar o mais objetiva possível a consulta, a fim de otimizar o próprio tempo e o do paciente, ou demorar-se um pouco mais na conversa a fim de sabe...
Empreendedores e executivos gostam de definir seus negócios como mais do que simplesmente vender mercadorias ou prestar serviços. O Airbnb, por exemplo, vê-se como “um movimento”, enquanto um restaurante de Porto Alegre fala em “redefinir o futuro da...
Bastaram 10 dias de intensa e coesa mobilização para que os caminhoneiros colocassem o país de cabeça para baixo. Antes de imprecar contra o “rodoviarismo”, convém lembrar que a dependência excessiva de um único sistema, seja ele de transporte, abast...
Lançado há pouco mais de um mês, “Direto de Washington” reúne as memórias profissionais de Washington Olivetto, o principal publicitário brasileiro do século 20. No livro, Olivetto jacta-se de ter criado o “garoto Bombril”, a campanha do “primeiro su...
O anúncio de página dupla em uma revista de circulação nacional não é nem um pouco econômico nas promessas: “Lembra daquele seu primo distante? Nós sabemos tudo sobre ele. Até como levar a sua marca até ele”.  Trata-se da área de Database Marketing d...
Desde que o setor de bens de luxo despontou no Brasil, lá em meados da década de 1990, vem sendo alvo de interesse da imprensa, de empreendedores e de estudiosos dos negócios. Motivos não faltam: vender produtos com margens de lucro (aparentemente) s...
  Por duas ou três vezes, escrevi aqui no blog que a tentativa de ritualizar o consumo do vinho no Brasil, emprestando-lhe uma dimensão sofisticada e intelectualizada, tinha afastado o grande público da bebida. Com isso, por mais que se abra espaço p...
Dê uma olhada na foto acima. Ela mostra uma professora lendo histórias para crianças de diversas nacionalidades. Fofo, não? Nem parece um anúncio da Benetton, novamente sob comando do fotógrafo Oliviero Toscani, aquele das imagens provocativas dos an...
No meu segundo ano de blog, aqui em AMANHÃ, fiz um post comentando a saída das Casas Bahia do Rio Grande do Sul. Queixei-me da explicação simplista sobre a desistência da varejista veiculada pela imprensa local, que atribuía ao “bairrismo” dos gaúcho...
Leio que um site de comércio eletrônico americano vem chamando a atenção: o Brandless (“sem marca”). Trata-se de um supermercado virtual no qual é possível comprar produtos de diversas categorias, como alimentos, itens para casa, escritório e higiene...
Um aspecto da vida porto-alegrense chamou a atenção do militar austríaco Joseph Hörmeyer quando esteve no país, na década de 1850: o gosto pelos fogos de artifício. “Nos dias de festas”, escreveu ele em livro de memórias sobre sua viagem ao Brasil, “...
Mudanças organizacionais não são nem um pouco fáceis de empreender, menos ainda quando profundas. Que dirá mudanças que afetam uma cidade inteira. Este é o tamanho do desafio que o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., dispôs-se a enfrentar...
Anos atrás, um site especializado em encontros extraconjugais encontrou dificuldade em veicular seus anúncios. O motivo? Emissoras de TV, times de futebol, escolas de samba e até responsáveis pela publicidade em elevadores (!) indignaram-se com o ser...
Quem assistiu ao show de Paul McCartney em Porto Alegre, na última sexta-feira 13, provavelmente viu um espetáculo muito parecido com aquele apresentado na capital gaúcha sete anos atrás. E praticamente idêntico ao que o ex-Beatle trouxe ao Brasil pe...
A varejista on-line Amazon assumiu o comando, há um mês, da cadeia de supermercados norte-americana Whole Foods, conhecida tanto por seus produtos orgânicos e de procedência certificada quanto pela fama de careira. Segundo analistas, a tendência é qu...
A Fox Sports norte-americana começará a oferecer espaços comerciais de seis segundos em sua programação, juntamente com os tradicionais anúncios de 15 e 30 (saiba mais aqui). O costume de assistir em plataformas digitais a comerciais bem mais curtos ...
Nesta quarta-feira, 6 de setembro, Paulo Vellinho (foto) completa 90 anos. Empreendedor que comandou a Springer, líder empresarial que presidiu a Fiergs e outras tantas entidades de classe, executivo da Coemsa e da Avipal, Vellinho poderia ser revere...
Semana passada comentei o caso da Toro, picape da Fiat que ganhou vida própria e tornou-se mais forte que a marca italiana no mercado brasileiro (recorde aqui). Comentei as possíveis razões para a ocorrência desse fenômeno e lancei a questão: o que a...
Segundo uma colunista do Jornal do Carro, página do Estadão, estaríamos diante de um fenômeno relativamente incomum no mercado de automóveis: aquele em que um produto torna-se mais forte do que a montadora que o fabrica. Para Rafaela Borges, a Toro (...