Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
Soa contraditório que, num dos momentos mais efervescentes da vida pública brasileira, em função dos múltiplos debates travados via redes sociais nos últimos dois anos, a publicidade local viva uma espécie de descolamento com a realidade, insistindo ...
Recentemente, a imprensa noticiou que, depois de meia década de agonia, a BlackBerry deixará, enfim, de fabricar smartphones (leia aqui). O ocaso da RIM, sua controladora, é muito representativo de como funcionam as coisas na indústria da tecnologia....
Continuando o assunto do post anterior (leia detalhes aqui), que trata da relação dos consumidores com as marcas, acompanhe o seguintes relato. José Junior é coordenador da ONG AfroReggae, voltada ao desenvolvimento de projetos artísticos e culturais...
A edição de 14 de setembro de Exame traz matéria que mostra intervenções de diversas marcas no espaço urbano. Entre os exemplos citados estão a reforma de quadras esportivas públicas pela Nike e a doação de luminárias pela GE (foto), ambas no Rio de ...
Se por acaso você andou por fora das redes sociais nas últimas duas ou três semanas, talvez precise ser explicado do caso.  Um blogueiro decidiu investigar o currículo de Bel Pesce, conhecida como “a menina do Vale do Silício”. Descobriu que alguns d...
Os escritórios descolados das empresas de internet , que mais parecem playgrounds, devem soar  démodés nos próximos 30 anos – a julgar, ao menos, pelas projeções de estudiosos do mundo corporativo.  Com as ferramentas de comunicação facilitando o tra...
À medida que um mercado se desenvolve, mais players ingressam nele e a busca de diferenciação torna-se uma constante, certo? Nem sempre. Muitas vezes, o resultado é justamente o oposto: uma redução do número de opções e o uso da imitação como forma d...
O post anterior concentrou-se sobre críticas à economia digital e suas potenciais consequências negativas para os negócios e a sociedade (leia aqui). Neste, o espírito é mais positivo. A velocidade com que marcas têm sido ungidas e destronadas no mun...
Na última edição do caderno TOP OF MIND, de AMANHÃ, escrevi um artigo no qual abordo o impacto dos negócios digitais sobre a economia tradicional, bem como a velocidade com que marcas nascem e morrem nos tempos atuais (“Tudo o que é sólido se desmanc...
Um ou dois meses atrás, uma aluna me contou um episódio curioso. Em Tóquio, Japão, ela foi a uma imensa loja de eletrônicos em busca de um carregador para seu iPhone 4. O vendedor fez pouco caso do pedido: iPhone 4 era coisa do passado e não havia ma...
Em tempos de promessas tecnológicas grandiosas, como internet das coisas, analytics e carros autodirigidos, a antropóloga Amber Case pode ser vista como uma espécie de grilo falante do universo nerd. Segundo cobertura de palestra proferida por ela du...
Para além de seu carisma e das posições progressistas em temas delicados para a Igreja Católica, é possível que o Papa Francisco fique na história por outro legado, mais discreto e incomum: a arrumação de uma enorme e complexa casa chamada Vaticano. ...
Segundo uma pesquisa, mais da metade dos novos produtos lançados no ano passado foi da categoria premium. A lista engloba desde papel higiênico até sanduíches de fast food. Por que as empresas fazem um movimento desse tipo em momento economicamente t...
Segundo pesquisa da Kantar Wordpanel, aumentou o contingente de integrantes das classes A e B que fazem compras, ainda que esporádicas, em “atacarejos” (estabelecimentos voltados primordialmente a vender para pequenos comerciantes, mas que comerciali...
Segundo a imprensa, o McDonald’s está voltando aos bons resultados financeiros depois de pouco mais de uma década patinando no mercado de fast food. A causa da recuperação estaria em outro retorno, esse às origens do negócio: investimento em lanches ...
Matricular-se empolgado em um curso de idiomas, em uma academia de ginástica ou em um programa de reeducação alimentar e, depois de algumas aulas ou sessões, escassear a presença até desistir de vez...quem nunca? Uma pesquisa recente mostrou que apen...
O dia dos namorados que se aproxima é a terceira data mais forte para o comércio atualmente, à frente do tradicional dia dos pais e só perdendo para o das mães e o Natal. É um momento em que muita gente compra presente: os envolvidos em relacionament...
Às vésperas da Páscoa deste ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) de Porto Alegre divulgaram pesquisa que traçava o perfil das pessoas que presenteiam em datas comemorativas. Eram quatro: aquel...
Há questão de dois anos, falei sobre o processo de “commoditização” que vinha acometendo diversos produtos voltados ao consumidor final. Na percepção dos compradores, praticamente não havia mais diferença entre as marcas, uma vez que todas elas reuni...
Um professor universitário de Porto Alegre está trabalhando como motorista do Uber para realizar uma pesquisa sobre economia do compartilhamento (leia aqui). Uma inusitada e bem-vinda estratégia de “ir a campo”, como se diz no jargão da pesquisa soci...