Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
Sua empresa está pronta para a “transformação digital”? Se você souber o que isso significa, talvez tenha condições de responder. Mas como tantas expressões em voga por aí, ela pode representar muitas coisas diferentes – ou, o que é mais provável, qu...
O leitor de jornais mais atento deve saber que o Censo do IBGE, previsto para 2020, tem sido alvo de polêmica. O motivo é a extensão do questionário a ser aplicado em cada domicílio visitado pelos recenseadores. Enquanto a direção do Instituto, a ped...
Cineastas são tidos como profissionais exigentes e obsessivos, capazes de mandar repetir dezenas de vezes a mesma cena, madrugar para filmar com a luz mais propícia e levar seus atores à exaustão na busca da composição ideal de um personagem. Mas, se...
Como se medem os méritos de um empresário ou de um executivo? Se você respondeu "pela lucratividade de suas empresas", pode estar perdendo a chance de conhecer o legado de alguns homens de negócio que não lograram manter suas companhias no azul (tant...
De todos os elogios que recebeu ao longo da vida, Pelé talvez nem valorize um, em especial, relacionado justamente ao fim de sua carreira profissional: a de tê-la encerrado "por cima". Quando parou de jogar, em 1974, o Rei evidentemente não estava no...
Recentemente, a Amazon desistiu de instalar em Nova York um de seus dois novos quartéis-generais. Embora dissesse contar com apoio de 70% da população local, a empresa sofria a oposição de políticos insatisfeitos com os incentivos fiscais prometidos ...
Há produtos e serviços que revelam mais sobre uma sociedade do que qualquer pesquisa antropológica ou Censo do IBGE. É o caso do Baby Click, que permite aos pais gravar e compartilhar as imagens da ecografia de seu rebento. Para além da piada inevitá...
A Airbus decidiu descontinuar a fabricação de seu superjumbo A380 (foto). Concebido em fins dos anos 1990 e em atividade desde 2007, o produto nasceu da aposta de que a demanda por voos internacionais iria se concentrar em grandes aeroportos e privil...
Leio que o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, passará a supervisionar diretamente a ouvidoria da instituição. A medida é tida como uma demonstração prática do conceito de “centralidade no cliente”, propugnada pelo CEO desde que assumiu, há...
Consumidores e profissionais de marketing mais atentos devem ter reparado que logomarcas tradicionais andaram sofrendo reformulações nos últimos anos. Foi o caso das tintas Suvinil, dos bancos Santander e Bradesco e das grifes de luxo Burberry e Yves...
Antigamente, os nomes dos prédios eram banais, visto que insignificantes dentro da estratégia de comercialização de um imóvel. Abundavam nomes de filhos ou esposas de construtores, palavras indígenas ou nomes da própria rua em que se localizavam, qua...
Em dezembro, a jornalista Carla Vilhena queixou-se, via redes sociais, de uma advertência que recebeu do Uber por cancelamento reiterado de corridas (reprodução acima). Em tempos de “o cliente é rei”, pode parecer estranho, quando não temerário, adve...
Sessenta e três por cento dos gestores consideram o atendimento ao cliente prestado por suas empresas como bom ou muito bom. Mas apenas 24% dos clientes avaliam dessa maneira o atendimento das empresas brasileiras como um todo (pesquisa completa aqui...
A marca de vestuário masculino Reserva (foto) vai emprestar seu nome para uma incorporadora paulistana. Em um novo empreendimento residencial exclusivamente voltado ao aluguel, segundo a Exame (28/11/18), haverá peças da marca nos guarda-roupas dos a...
Matéria de Zero Hora de 3 de novembro destaca alguns serviços em Porto Alegre voltados apenas ao público feminino. Salão de tatuagem, coworking, academia de ginástica e consertos domésticos são exemplo de negócios criados e administrados por mulheres...
Você já pensou em reunir seus concorrentes em torno de uma mesa e sugerir que todos financiem uma campanha publicitária voltada a beneficiar o setor, e não uma marca específica? A Odontoprev (foto), operadora de planos odontológicos, sim, segundo a E...
O Itaú anunciou o fim da marca Diners no Brasil, a ser substituída pela Itaucard (saiba mais aqui). A Diners, uma bandeira mundial,  chegou às mãos do Itaú quando da aquisição da operação de varejo do Citibank no país, dois anos atrás.  O pretexto é ...
Washington Olivetto gosta de repetir que não dá bola para prêmios em publicidade – quer mesmo é ver suas criações “na boca do povo”, virando expressões do dia a dia. Daí ter se orgulhado tanto do slogan “o primeiro sutiã a gente nunca esquece”, que a...
Assim como eu, o leitor já deve ter recebido, por esta época do ano, uma correspondência diferente. Um pequeno e robusto envelope repleto de cartões de Natal e/ou um calendário do ano seguinte, com as mais diferentes ilustrações. Junto, uma carta exp...
Vender é uma arte. E é uma ciência, também, evidentemente, mas certa sensibilidade para a atividade independe de dominar técnicas expostas em livros e cursos. E no dia a dia vê-se com certa facilidade quem a tem. Muitos anos atrás, lembro do colunist...