Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
Vender é uma arte. E é uma ciência, também, evidentemente, mas certa sensibilidade para a atividade independe de dominar técnicas expostas em livros e cursos. E no dia a dia vê-se com certa facilidade quem a tem. Muitos anos atrás, lembro do colunist...
Uma antiga expressão popular teve, finalmente, sua provável origem revelada. Gaúchos costumam chamar de “marca diabo” produtos desconhecidos ou de procedência duvidosa. Pois o jornalista Ricardo Chaves registrou, na Zero Hora de 13 de outubro, a exis...
Recebo o flyer de uma pet shop que fica nas proximidades da minha casa. E meus olhos são atraídos para o principal destaque da parte da frente do panfleto. Dentro de um círculo, a empresa afirma, com orgulho: “a mesma equipe há dez anos”. Em vez de a...
Jean Baudrillard gostaria de saber desta.  O filósofo francês notabilizou-se, no início da década de 1980, por descrever a sociedade de consumo como um grande mercado de símbolos e imagens. No estágio em que já se encontrava o capitalismo à época, a ...
"Você não gosta de mim, mas sua filha gosta", cantava Chico Buarque nos anos 1970, numa indireta a um oficial do DOPS que, ao encaminhá-lo para a delegacia, pediu um autógrafo em nome da filha.  Hoje, tal a velocidade da mudança de preferências music...
Os brasileiros não leem livros, diz o senso comum. Será que passarão a ouvi-los, então? Talvez.  A crise da Saraiva, a maior rede de livrarias do país, e a queda nas vendas das editoras durante a década em que os preços de capa estiveram congelados, ...
As coisas mudam de nome, mas continuam a ser o que sempre foram e serão. No futebol, “marcar alto” chamava-se de “marcar a saída de bola”; valorizar o “jogo apoiado” era “trocar passes”; e “jogar por uma bola”, “retranca” pura e simples. Nos negócios...
Empresas e executivos gostam de destacar a faceta universal da gestão, replicando estratégias e técnicas vencedoras por todos os mercados em que atuam. Esquecem que o management é um misto de ciência e arte, e que tão relevante quanto conhecer as mel...
Descontinuar marcas pode ser uma decisão pesarosa, especialmente quando se trata de uma campeã de vendas ou de simpatia tirada de circulação por razões regulatórias – caso da antiga pasta de dente Kolynos e da Kombi, respectivamente. Ou pode, ao cont...
Duas pequenas batalhas em torno dos nomes a serem atribuídos a determinados produtos e serviços vêm sendo travadas recentemente no Brasil – e acompanhá-las é uma pequena lição da importância do rótulo que se empresta àquilo que circula no mercado. A ...
Muitos anos atrás, mais precisamente em agosto de 2010, escrevi um post intitulado “Que tal fazer o básico bem-feito?”. Nele, me queixava de profissionais e estabelecimentos que investiam nos complementos de seus negócios – decoração do ambiente, mim...
Sempre que lojas populares anunciam uma “queima de estoque”, até o consumidor mais ingênuo sabe tratar-se de uma figura de linguagem. Porém, algumas marcas de luxo, quando fazem o mesmo, estão sendo literais. Foi o que ocorreu com a britânica Burberr...
Dois mil e quatorze foi o ano do 7 a 1, e disso ninguém esquece. Menos lembrado é o fato de que foi naquele ano que uma campanha online viralizou: a do balde de gelo. Lembra?  Celebridades e anônimos eram convidados a jogar um balde de água gelada so...
Crises econômicas podem ser passageiras ou duradouras. As primeiras geram nos consumidores um comportamento adaptativo, que se ajusta às circunstâncias enquanto espera o cenário melhorar. Crises duradouras, como parece ser o caso da atual, por sua ve...
Profissionais da saúde, como médicos e dentistas, costumam enfrentar um dilema quando em atendimento: tornar o mais objetiva possível a consulta, a fim de otimizar o próprio tempo e o do paciente, ou demorar-se um pouco mais na conversa a fim de sabe...
Empreendedores e executivos gostam de definir seus negócios como mais do que simplesmente vender mercadorias ou prestar serviços. O Airbnb, por exemplo, vê-se como “um movimento”, enquanto um restaurante de Porto Alegre fala em “redefinir o futuro da...
Bastaram 10 dias de intensa e coesa mobilização para que os caminhoneiros colocassem o país de cabeça para baixo. Antes de imprecar contra o “rodoviarismo”, convém lembrar que a dependência excessiva de um único sistema, seja ele de transporte, abast...
Lançado há pouco mais de um mês, “Direto de Washington” reúne as memórias profissionais de Washington Olivetto, o principal publicitário brasileiro do século 20. No livro, Olivetto jacta-se de ter criado o “garoto Bombril”, a campanha do “primeiro su...
O anúncio de página dupla em uma revista de circulação nacional não é nem um pouco econômico nas promessas: “Lembra daquele seu primo distante? Nós sabemos tudo sobre ele. Até como levar a sua marca até ele”.  Trata-se da área de Database Marketing d...
Desde que o setor de bens de luxo despontou no Brasil, lá em meados da década de 1990, vem sendo alvo de interesse da imprensa, de empreendedores e de estudiosos dos negócios. Motivos não faltam: vender produtos com margens de lucro (aparentemente) s...