Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
Os brasileiros não leem livros, diz o senso comum. Será que passarão a ouvi-los, então? Talvez.  A crise da Saraiva, a maior rede de livrarias do país, e a queda nas vendas das editoras durante a década em que os preços de capa estiveram congelados, ...
As coisas mudam de nome, mas continuam a ser o que sempre foram e serão. No futebol, “marcar alto” chamava-se de “marcar a saída de bola”; valorizar o “jogo apoiado” era “trocar passes”; e “jogar por uma bola”, “retranca” pura e simples. Nos negócios...
Empresas e executivos gostam de destacar a faceta universal da gestão, replicando estratégias e técnicas vencedoras por todos os mercados em que atuam. Esquecem que o management é um misto de ciência e arte, e que tão relevante quanto conhecer as mel...
Descontinuar marcas pode ser uma decisão pesarosa, especialmente quando se trata de uma campeã de vendas ou de simpatia tirada de circulação por razões regulatórias – caso da antiga pasta de dente Kolynos e da Kombi, respectivamente. Ou pode, ao cont...
Duas pequenas batalhas em torno dos nomes a serem atribuídos a determinados produtos e serviços vêm sendo travadas recentemente no Brasil – e acompanhá-las é uma pequena lição da importância do rótulo que se empresta àquilo que circula no mercado. A ...
Muitos anos atrás, mais precisamente em agosto de 2010, escrevi um post intitulado “Que tal fazer o básico bem-feito?”. Nele, me queixava de profissionais e estabelecimentos que investiam nos complementos de seus negócios – decoração do ambiente, mim...
Sempre que lojas populares anunciam uma “queima de estoque”, até o consumidor mais ingênuo sabe tratar-se de uma figura de linguagem. Porém, algumas marcas de luxo, quando fazem o mesmo, estão sendo literais. Foi o que ocorreu com a britânica Burberr...
Dois mil e quatorze foi o ano do 7 a 1, e disso ninguém esquece. Menos lembrado é o fato de que foi naquele ano que uma campanha online viralizou: a do balde de gelo. Lembra?  Celebridades e anônimos eram convidados a jogar um balde de água gelada so...
Crises econômicas podem ser passageiras ou duradouras. As primeiras geram nos consumidores um comportamento adaptativo, que se ajusta às circunstâncias enquanto espera o cenário melhorar. Crises duradouras, como parece ser o caso da atual, por sua ve...
Profissionais da saúde, como médicos e dentistas, costumam enfrentar um dilema quando em atendimento: tornar o mais objetiva possível a consulta, a fim de otimizar o próprio tempo e o do paciente, ou demorar-se um pouco mais na conversa a fim de sabe...
Empreendedores e executivos gostam de definir seus negócios como mais do que simplesmente vender mercadorias ou prestar serviços. O Airbnb, por exemplo, vê-se como “um movimento”, enquanto um restaurante de Porto Alegre fala em “redefinir o futuro da...
Bastaram 10 dias de intensa e coesa mobilização para que os caminhoneiros colocassem o país de cabeça para baixo. Antes de imprecar contra o “rodoviarismo”, convém lembrar que a dependência excessiva de um único sistema, seja ele de transporte, abast...
Lançado há pouco mais de um mês, “Direto de Washington” reúne as memórias profissionais de Washington Olivetto, o principal publicitário brasileiro do século 20. No livro, Olivetto jacta-se de ter criado o “garoto Bombril”, a campanha do “primeiro su...
O anúncio de página dupla em uma revista de circulação nacional não é nem um pouco econômico nas promessas: “Lembra daquele seu primo distante? Nós sabemos tudo sobre ele. Até como levar a sua marca até ele”.  Trata-se da área de Database Marketing d...
Desde que o setor de bens de luxo despontou no Brasil, lá em meados da década de 1990, vem sendo alvo de interesse da imprensa, de empreendedores e de estudiosos dos negócios. Motivos não faltam: vender produtos com margens de lucro (aparentemente) s...
  Por duas ou três vezes, escrevi aqui no blog que a tentativa de ritualizar o consumo do vinho no Brasil, emprestando-lhe uma dimensão sofisticada e intelectualizada, tinha afastado o grande público da bebida. Com isso, por mais que se abra espaço p...
Dê uma olhada na foto acima. Ela mostra uma professora lendo histórias para crianças de diversas nacionalidades. Fofo, não? Nem parece um anúncio da Benetton, novamente sob comando do fotógrafo Oliviero Toscani, aquele das imagens provocativas dos an...
No meu segundo ano de blog, aqui em AMANHÃ, fiz um post comentando a saída das Casas Bahia do Rio Grande do Sul. Queixei-me da explicação simplista sobre a desistência da varejista veiculada pela imprensa local, que atribuía ao “bairrismo” dos gaúcho...
Leio que um site de comércio eletrônico americano vem chamando a atenção: o Brandless (“sem marca”). Trata-se de um supermercado virtual no qual é possível comprar produtos de diversas categorias, como alimentos, itens para casa, escritório e higiene...
Um aspecto da vida porto-alegrense chamou a atenção do militar austríaco Joseph Hörmeyer quando esteve no país, na década de 1850: o gosto pelos fogos de artifício. “Nos dias de festas”, escreveu ele em livro de memórias sobre sua viagem ao Brasil, “...