Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
Se você acompanha o futebol europeu, ainda que superficialmente, deve saber que nenhum outro jogador tem chamado mais a atenção por sua performance, nas últimas semanas, do que o lateral brasileiro Daniel Alves, da Juventus (Itália). Responsável dire...
Uma antiga “sabedoria empresarial popular”, se me permitem o neologismo, diz que é inviável patrocinar apenas um dos grandes clubes de futebol do Rio Grande do Sul, Grêmio ou Internacional. O motivo seria a intensa rivalidade, capaz de levar torcedor...
Todo ano, uma revista britânica elege “os melhores restaurantes do mundo”. Em 2017, o primeiro lugar coube ao Eleven Madison Park (foto), de Nova York. Curiosa sobre a reputação do local, a reportagem do jornal El País foi ao Trip Advisor, site de re...
Leio que o Bradesco está mudando seu posicionamento. Depois de anos assinando suas peças publicitárias como “Tudo de BRA”, o segundo maior banco privado do Brasil vai adotar o slogan “Pra frente” (foto). Segundo a imprensa, a razão da alteração é o n...
O portal AMANHÃ noticiou a mudança de nome do Grupo Positivo, do Paraná, de Positivo Informática para Positivo Tecnologia (leia aqui). A troca deve-se à ampliação do escopo de atuação da companhia, que, a exemplo da Apple, não produz apenas computado...
Dias antes da votação da admissibilidade do pedido de impeachment pela Câmara dos Deputados, em 2016, a então presidente Dilma Rousseff concedeu entrevista coletiva na qual, entre outros assuntos, abordou o tamanho do Estado e seu grau de intervenção...
O leitor já deve ter reparado que as embalagens da Coca-Cola mudaram. Os rótulos e as latas das versões Zero e Stevia estão, agora, em grande parte preenchidos pelo vermelho da Coca-Cola clássica, reservando a espaços relativamente diminutos os tons ...
Sabe-se que, quando assinam contratos de patrocínio ou endosso com celebridades, as empresas incluem cláusulas que as permitem romper o acordo caso a personalidade em questão envolva-se em escândalos de ordem pessoal ou enfrente algum revés profissio...
Se as sucessivas crises econômicas e a permanente instabilidade institucional brasileiras tiveram alguma utilidade, foi a de forjar os empresários e gestores mais criativos e flexíveis do mundo. Constatação que não é minha, por sinal, e sim de recrut...
É desnecessário dizer que a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, está provocando um terremoto nas grandes construtoras brasileiras. O que nos leva a questionar se, finda a investigação, essas empresas resistirão por muito tempo. A mais afetada de ...
A Vivo anuncia que deverá mudar as premiações de seu programa de relacionamento. Com base em uma pesquisa, a telefônica constatou que os consumidores têm interesse em benefícios mais criativos, tais como “experiências inesquecíveis”, e não apenas em ...
Se você acha que Donald Trump não está nem aí para o que pensam dele, talvez devesse conhecer Marcos de Quinto (foto), o vice-presidente mundial de marketing da Coca-Cola. Espanhol, ele tem se notabilizado por algumas declarações que passam longe do ...
O que o picolé Kibon de Guaraná Antarctica, a linha de utensílios domésticos da Tok Stok com a identidade visual da Maizena e as balas Butter Toffees sabor cappuccino Três Corações têm em comum? Ora, são todos casos recentes de cobranding, recurso qu...
No último sábado, o time profissional da Chapecoense voltou a campo para um amistoso contra o Palmeiras, em Chapecó. Foi a primeira partida depois do desastre aéreo que vitimou praticamente toda a delegação do clube, em fins de novembro. O especialis...
Não sobreviveu à primeira semana de 2017 a campanha de prevenção de acidentes de trânsito “Gente boa também mata”, promovida pelo Ministério dos Transportes. Depois da reação negativa de internautas, a Secretaria de Comunicação do Governo Federal (SE...
Mês passado, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) divulgou estudo que mostra a importância da sua atividade para a economia brasileira. Segundo o material distribuído à imprensa, cada R$ 1 investido em publicidade gera outros R$...
Pergunta obrigatória de qualquer jornalista quando diante de um empreendedor é: “como você teve essa ideia?”. Pouco importa se o que está entrando no mercado é algo inovador ou “disruptivo”, para usar um vocabulário atual, ou apenas uma versão estapa...
Ao que tudo indica, a aeronave da LaMia que caiu com a delegação da Chapecoense sofreu de um problema ao mesmo tempo sério e banal: falta de combustível. O piloto abasteceu o avião com a quantidade exata para realizar o trajeto planejado, sem deixar ...
Uma das virtudes invejadas pelos brasileiros nos argentinos é a capacidade de indignação e de disposição para a luta. Ao menos entre alguns de nós, firmou-se a ideia de que nossos vizinhos são menos acomodados e benevolentes com seus governantes que ...
Hoje, é praticamente um consenso: as ruas engarrafadas já não suportam tantos veículos individuais. E não faz sentido alguém comprometer recursos financeiros e espaço físico para contar com um bem que fica mais de 90% do tempo parado, sem uso algum. ...