Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
Na última edição do caderno TOP OF MIND, de AMANHÃ, escrevi um artigo no qual abordo o impacto dos negócios digitais sobre a economia tradicional, bem como a velocidade com que marcas nascem e morrem nos tempos atuais (“Tudo o que é sólido se desmanc...
Um ou dois meses atrás, uma aluna me contou um episódio curioso. Em Tóquio, Japão, ela foi a uma imensa loja de eletrônicos em busca de um carregador para seu iPhone 4. O vendedor fez pouco caso do pedido: iPhone 4 era coisa do passado e não havia ma...
Em tempos de promessas tecnológicas grandiosas, como internet das coisas, analytics e carros autodirigidos, a antropóloga Amber Case pode ser vista como uma espécie de grilo falante do universo nerd. Segundo cobertura de palestra proferida por ela du...
Para além de seu carisma e das posições progressistas em temas delicados para a Igreja Católica, é possível que o Papa Francisco fique na história por outro legado, mais discreto e incomum: a arrumação de uma enorme e complexa casa chamada Vaticano. ...
Segundo uma pesquisa, mais da metade dos novos produtos lançados no ano passado foi da categoria premium. A lista engloba desde papel higiênico até sanduíches de fast food. Por que as empresas fazem um movimento desse tipo em momento economicamente t...
Segundo pesquisa da Kantar Wordpanel, aumentou o contingente de integrantes das classes A e B que fazem compras, ainda que esporádicas, em “atacarejos” (estabelecimentos voltados primordialmente a vender para pequenos comerciantes, mas que comerciali...
Segundo a imprensa, o McDonald’s está voltando aos bons resultados financeiros depois de pouco mais de uma década patinando no mercado de fast food. A causa da recuperação estaria em outro retorno, esse às origens do negócio: investimento em lanches ...
Matricular-se empolgado em um curso de idiomas, em uma academia de ginástica ou em um programa de reeducação alimentar e, depois de algumas aulas ou sessões, escassear a presença até desistir de vez...quem nunca? Uma pesquisa recente mostrou que apen...
O dia dos namorados que se aproxima é a terceira data mais forte para o comércio atualmente, à frente do tradicional dia dos pais e só perdendo para o das mães e o Natal. É um momento em que muita gente compra presente: os envolvidos em relacionament...
Às vésperas da Páscoa deste ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) de Porto Alegre divulgaram pesquisa que traçava o perfil das pessoas que presenteiam em datas comemorativas. Eram quatro: aquel...
Há questão de dois anos, falei sobre o processo de “commoditização” que vinha acometendo diversos produtos voltados ao consumidor final. Na percepção dos compradores, praticamente não havia mais diferença entre as marcas, uma vez que todas elas reuni...
Um professor universitário de Porto Alegre está trabalhando como motorista do Uber para realizar uma pesquisa sobre economia do compartilhamento (leia aqui). Uma inusitada e bem-vinda estratégia de “ir a campo”, como se diz no jargão da pesquisa soci...
Continuamos com as lições da crise política. Leia o primeiro post aqui.   5. Nenhum dos problemas arrolados de 1 a 4 seria suficiente para colocar Dilma Rousseff no olho da rua não fosse a quantidade elevada de erros e malfeitos que ela e o PT deixar...
Faltando apenas a primeira votação no Senado, tudo indica que Dilma deixa a presidência temporariamente em meados de maio, dando lugar a Michel Temer. Foi o desfecho de uma longa e penosa crise que, para além das fronteiras da política partidária, de...
Retomo aqui a história empresarial de Henry Ford, iniciada na semana passada.  Ford foi o homem que popularizou o automóvel, mas não foi capaz de enxergar nele mais do que uma ferramenta cujo principal atributo deveria ser a confiabilidade. Objeto de...
No clássico artigo “Miopia em Marketing”, de 1960, Theodore Levitt faz em determinado momento uma referência a Henry Ford, o lendário homem de negócios a quem se atribui a criação da linha de produção. Levitt comenta que Ford revelou-se, ao mesmo tem...
Semana passada comentei sobre choques  culturais enfrentados por produtos e empresas que chegam a novos países (lembre aqui). E fiquei de listar algumas ações que podem ser tomadas para prevenir esses conflitos – que, não raro, são responsáveis pelo ...
Desde os atentados de 11 de setembro, uma tese do economista americano Samuel Huntington ganhou repercussão: a do choque das civilizações. Segundo o autor, após as vitórias do capitalismo sobre o socialismo, e da democracia sobre o totalitarismo, a  ...
O marketing e a sociedade de consumo são hábeis em atender as nossas necessidades ou em criá-las? Questão antiga e, provavelmente, eterna.  Costumo responder que necessidades físicas, sistema econômico nenhum inventa. Mas necessidades relativas, sim ...
A reportagem de Zero Hora foi ao litoral do Rio Grande do Sul verificar se alguns produtos ou serviços que fizerem sucesso no verão passado continuam em alta. Paletas mexicanas, bastões de selfie, stand up paddle, carrinhos do tipo “carrega-tudo”esti...