Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
Daqui a alguns anos, quando você rememorar as grandes transformações culturais as quais assistiu, não se esquecerá de incluir um fenômeno que vem ganhando forma há menos de uma década, mas que deverá pautar os próximos tempos: a estigmatização do aut...
Uma antiga metáfora afirma que boa parte das decisões empresariais é tomada sob incerteza, como se uma neblina persistente turvasse a visão dos gestores. Tem-se ideia do todo, mas não à perfeição; a névoa mais espessa impede decifrar determinados det...
Extrair minerais e fabricar carros são atividades bem diferentes, mas, se existe algo que aproxima a brasileira Samarco da alemã Volkswagen, hoje, é um problema em comum: crise de imagem. Por motivos diferentes, ambas estão sob estrita vigilância da ...
Semana passada, fiquei sabendo que uma conhecida empresa com sede no Rio Grande do Sul tem uma curiosa política de RH: a de não contratar profissionais que já tenham passado pelos seus quadros. Diferentemente de uma “lista negra” cuja intenção é evit...
Na última quarta-feira, 21 de outubro, o mundinho nerd esteve em êxtase. A data marca o dia no qual o protagonista do filme “De volta para o futuro 2” desembarca 30 anos adiante do seu tempo, graças à invenção de um cientista maluco. No distante 2015...
A nova campanha publicitária dos tubos e conexões Tigre mostra um consumidor da marca sendo assediado por uma representante da concorrência. Por mais que os apelos para trocar de marca pareçam sedutores, o cliente permanece firme na sua fidelidade à ...
Como bem já cantava Humberto Gessinger, “o preço que se paga às vezes é alto demais”. Por algumas horas de sono num hotel, uma diária inteira; por minutos de utilização de um carro, locação cheia; por meia dúzia de idas à academia de ginástica, mensa...
Tempos atrás, escrevi um post a respeito da recente preferência das empresas, em seus recrutamentos, por profissionais de marketing generalistas (“Especialista em generalidades”, outubro de 2014). Estranhei que as organizações estivessem valorizando ...
Semana passada, ao comentar a atual crise política, disse que o primeiro e o segundo mandatos de Dilma Rousseff acabaram por enterrar a imagem de gestora competente da presidente. E que o momento era propício justamente para discutir as característic...
Por renúncia ou impeachment, tudoleva a crer que Dilma Rousseff não se mantém no cargo por muito tempo. Ao menosé essa a impressão que passam os principais jornais e revistas do Brasil. Aindaque se reconheçam os sucessivos erros políticos e econômico...
Saber a hora de entrar e de sair de um mercado é uma habilidade empreendedora que, em alguns casos, aproxima-se da arte. Mas, em outros tantos, não exige mais do que um pouquinho de bom senso, como mostram os casos recentes das videolocadoras que têm...
Em entrevista reproduzida pelo site da Unisinos, o sociólogoZygmunt Bauman (foto) comentou a atual crise econômica na Europa. E citou oconsumismo como uma de suas causas: “A metade do problema é o excessivoconsumismo, o esbanjamento que predomina. E ...
Existe um ditado nas empresascontroladas pelo fundo de investimentos brasileiro 3G e que costuma serrepetido na cervejaria AB InBev: “custos são como unhas, tem de cortar toda asemana”. Foi assim que o grupo adquiriu cervejarias ao redor do mundo e s...
Semana passada falei sobre os reality shows culinários e, mais especificamente, sobre o papel desempenhado pelos jurados nesses programas (leia aqui). Agora, lanço meu olhar aos participantes dessas atrações e, mais especificamente, aos candidatos a ...
Aconteceu ano passado, no restaurante de um hotel em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. A plaquinha do bufê indicava tratar-se de um risoto, mas desde o momento em que manuseei a colher para me servir, percebi que algo saíra errado na receita – a cons...
Na revista Época da semana passada, o economista Ricardo Abramovay, especialista em sustentabilidade, afirma que o discurso catastrofista do clima já não surte mais efeito (leia aqui). E lembra que o apelo ambiental não co...
Enquanto uns choram, outros vendem lenços, diz o ditado. Crises econômicas nem sempre são sinônimos de quedas no faturamento, prejuízos ou demissões. Há setores inteiros que, de um jeito ou de outro, par...
Semana passada comentei sobre o atendimento em estabelecimentos comerciais e de serviços (leia aqui). E me comprometi a listar os fatores que devem ser avaliados em um atendimento, a fim de preparar capacitações ou avaliaç...
Em meados de maio, Martha Medeiros escreveu uma crônica sobre a má qualidade do atendimento nos estabelecimentos gaúchos, a ponto de afirmar que “no Rio Grande do Sul, cliente é um mal necessário” (leia a...
Parte da intelectualidade carioca está de luto. A cinquentenária livraria Leonardo da Vinci (foto), situada no centro do Rio, vai encerrar suas atividades. O motivo? Concorrência das megastores e da internet. Do ponto de vista afe...