Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
A varejista on-line Amazon assumiu o comando, há um mês, da cadeia de supermercados norte-americana Whole Foods, conhecida tanto por seus produtos orgânicos e de procedência certificada quanto pela fama de careira. Segundo analistas, a tendência é qu...
A Fox Sports norte-americana começará a oferecer espaços comerciais de seis segundos em sua programação, juntamente com os tradicionais anúncios de 15 e 30 (saiba mais aqui). O costume de assistir em plataformas digitais a comerciais bem mais curtos ...
Nesta quarta-feira, 6 de setembro, Paulo Vellinho (foto) completa 90 anos. Empreendedor que comandou a Springer, líder empresarial que presidiu a Fiergs e outras tantas entidades de classe, executivo da Coemsa e da Avipal, Vellinho poderia ser revere...
Semana passada comentei o caso da Toro, picape da Fiat que ganhou vida própria e tornou-se mais forte que a marca italiana no mercado brasileiro (recorde aqui). Comentei as possíveis razões para a ocorrência desse fenômeno e lancei a questão: o que a...
Segundo uma colunista do Jornal do Carro, página do Estadão, estaríamos diante de um fenômeno relativamente incomum no mercado de automóveis: aquele em que um produto torna-se mais forte do que a montadora que o fabrica. Para Rafaela Borges, a Toro (...
A Renault lançou há algumas semanas seu novo compacto, o Kwid (foto). Sua versão de entrada custa pouco menos de R$ 30 mil, o que a torna o segundo automóvel mais barato do Brasil. A montadora francesa orientou-se por preço ao concebê-lo. Percebendo ...
Semana passada, reproduzi trecho de uma entrevista de Washington Olivetto no qual ele critica uma série de clichês que tomaram conta da publicidade nos últimos tempos, entre os quais “pensar fora da caixa” e “empoderamento feminino” (leia o post aqui...
Na última edição impressa de AMANHÃ, a matéria de capa aborda o chamado marketing de causas, voltado a promoção de um ideal por meio de campanhas publicitárias. E no caderno Top of Mind da mesma edição, eu e o publicitário Yago Roese assinamos artigo...
E o McDonald’s brasileiro está mudando. Diante de pesquisas que revelavam insatisfação dos clientes com o estilo robótico de seus atendentes, a rede passou a incentivar que seus profissionais interajam um pouco mais com o consumidor, lançando mão da ...
Um supermercado de Porto Alegre instalou quatro checkouts de autoatendimento em uma de suas maiores lojas, enquanto uma rede de cafeterias da capital gaúcha testa totens do tipo em alguns de seus pontos de venda (saiba mais aqui, para assinantes). Pa...
Semana passada falei sobre as áreas de inteligência competitiva nas organizações, enfatizando a necessidade de haver sinceridade de propósito para que funcionem de fato e cumpram sua missão (leia aqui). No post de hoje, explico como e por quê.  Quand...
Segundo nota publicada no início de junho, integrantes da Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, e seus superiores da Secretaria de Assuntos Estratégicos, a SAE, teriam se queixado ao presidente Michel Temer de não terem o escopo de seu trabalho...
Semana passada, falei sobre as intenções de boicote às marcas do Grupo J&F, envolvido nos escândalos de corrupção do governo federal (recorde aqui). Hoje, falo das marcas do Grupo propriamente, e da maneira como estão organizadas e hierarquizadas. Di...
Dias depois de revelado o conteúdo da delação dos controladores do Grupo J&F, começou a pipocar nas redes sociais uma convocação ao boicote dos produtos da empresa, que incluem desde carnes (JBS) e laticínios (Vigor) até um banco (Original) e uma fab...
Semana passada falei dos prefeitos com perfil gerencial de algumas cidades brasileiras (leia aqui). E embora saudasse seu surgimento, terminei o post com um alerta: o de que a boa governança não é panaceia para a coisa pública no Brasil. E explico po...
Se, como dizia Peter Drucker, “não existe país subdesenvolvido, e sim subadministrado”, não é de duvidar que não existam cidades ruins de se viver, e sim mal geridas. Essa parece ter sido a convicção dos eleitores de alguns municípios brasileiros, no...
Se você gosta de marketing e tem viagem prevista para a Europa no segundo semestre, considere a possibilidade de esticá-la até Helsimburgo, no sul da Suécia. Nessa cidade fica The Museum of Failure (“O Museu dos Fracassos”), uma pequena exposição de ...
Se você acompanha o futebol europeu, ainda que superficialmente, deve saber que nenhum outro jogador tem chamado mais a atenção por sua performance, nas últimas semanas, do que o lateral brasileiro Daniel Alves, da Juventus (Itália). Responsável dire...
Uma antiga “sabedoria empresarial popular”, se me permitem o neologismo, diz que é inviável patrocinar apenas um dos grandes clubes de futebol do Rio Grande do Sul, Grêmio ou Internacional. O motivo seria a intensa rivalidade, capaz de levar torcedor...
Todo ano, uma revista britânica elege “os melhores restaurantes do mundo”. Em 2017, o primeiro lugar coube ao Eleven Madison Park (foto), de Nova York. Curiosa sobre a reputação do local, a reportagem do jornal El País foi ao Trip Advisor, site de re...