Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
Semana passada comentei sobre choques  culturais enfrentados por produtos e empresas que chegam a novos países (lembre aqui). E fiquei de listar algumas ações que podem ser tomadas para prevenir esses conflitos – que, não raro, são responsáveis pelo ...
Desde os atentados de 11 de setembro, uma tese do economista americano Samuel Huntington ganhou repercussão: a do choque das civilizações. Segundo o autor, após as vitórias do capitalismo sobre o socialismo, e da democracia sobre o totalitarismo, a  ...
O marketing e a sociedade de consumo são hábeis em atender as nossas necessidades ou em criá-las? Questão antiga e, provavelmente, eterna.  Costumo responder que necessidades físicas, sistema econômico nenhum inventa. Mas necessidades relativas, sim ...
A reportagem de Zero Hora foi ao litoral do Rio Grande do Sul verificar se alguns produtos ou serviços que fizerem sucesso no verão passado continuam em alta. Paletas mexicanas, bastões de selfie, stand up paddle, carrinhos do tipo “carrega-tudo”esti...
Matéria da Folha de S. Paulo dá conta de que, aproveitando-se do incerto cenário econômico atual, foi criado o primeiro serviço de astrologia empresarial do país, o Astroinvest. A reportagem também informa que há empresários que recorrem a mapas astr...
Quando assumiu a Presidência da República, um ano atrás, Dilma Rousseff lançou em seu discurso de posse o slogan de seu segundo mandato: “Pátria Educadora”. O lema, sabe-se agora, foi definido pela própria Dilma e alguns auxiliares, sem consulta ao p...
Há pouco mais de um ano, meu médico de confiança parou de atender pelo plano de saúde do qual sou beneficiário. Ganhava, segundo ele, 50 reais líquidos por consulta, o que o obrigava a complementar a renda obtida no consultório com atendimentos em ho...
No apagar das luzes de 2015, comentei a reestruturação do Grupo RBS (lembre aqui). E disse que o futuro da empresa passa por examinar negócios de todo os tipos para compensar o declínio da mídia convencional. Exemplifiquei com o comércio de cerveja e...
Em fins do ano passado, publiquei um post sobre estratégias de precificação (relembre aqui). Além das que listei ali, poderia ter incluído mais uma: a do preço dinâmico, aquele que varia conforme a demanda, como em um leilão ou uma bolsa de valores. ...
Na minha segunda coluna da edição impressa de AMANHÃ, republicada como post semanas atrás, comentei sobre o fim da era do automóvel (leia aqui). Os carros parecem estorvos para boa parte dos jovens do primeiro mundo, enquanto o compartilhamento e a v...
O Grupo RBS anunciou, semana passada, sua nova configuração organizacional (leia aqui). Criou a figura do CEO para suas duas grandes unidades de negócios, mídia e internet, e transformou seu atual presidente, Eduardo Melzer (na foto, à esquerda), em ...
Daqui a alguns anos, quando você rememorar as grandes transformações culturais as quais assistiu, não se esquecerá de incluir um fenômeno que vem ganhando forma há menos de uma década, mas que deverá pautar os próximos tempos: a estigmatização do aut...
Uma antiga metáfora afirma que boa parte das decisões empresariais é tomada sob incerteza, como se uma neblina persistente turvasse a visão dos gestores. Tem-se ideia do todo, mas não à perfeição; a névoa mais espessa impede decifrar determinados det...
Extrair minerais e fabricar carros são atividades bem diferentes, mas, se existe algo que aproxima a brasileira Samarco da alemã Volkswagen, hoje, é um problema em comum: crise de imagem. Por motivos diferentes, ambas estão sob estrita vigilância da ...
Semana passada, fiquei sabendo que uma conhecida empresa com sede no Rio Grande do Sul tem uma curiosa política de RH: a de não contratar profissionais que já tenham passado pelos seus quadros. Diferentemente de uma “lista negra” cuja intenção é evit...
Na última quarta-feira, 21 de outubro, o mundinho nerd esteve em êxtase. A data marca o dia no qual o protagonista do filme “De volta para o futuro 2” desembarca 30 anos adiante do seu tempo, graças à invenção de um cientista maluco. No distante 2015...
A nova campanha publicitária dos tubos e conexões Tigre mostra um consumidor da marca sendo assediado por uma representante da concorrência. Por mais que os apelos para trocar de marca pareçam sedutores, o cliente permanece firme na sua fidelidade à ...
Como bem já cantava Humberto Gessinger, “o preço que se paga às vezes é alto demais”. Por algumas horas de sono num hotel, uma diária inteira; por minutos de utilização de um carro, locação cheia; por meia dúzia de idas à academia de ginástica, mensa...
Tempos atrás, escrevi um post a respeito da recente preferência das empresas, em seus recrutamentos, por profissionais de marketing generalistas (“Especialista em generalidades”, outubro de 2014). Estranhei que as organizações estivessem valorizando ...
Semana passada, ao comentar a atual crise política, disse que o primeiro e o segundo mandatos de Dilma Rousseff acabaram por enterrar a imagem de gestora competente da presidente. E que o momento era propício justamente para discutir as característic...