Viaja, trabalha, pesquisa e escreve sobre a China desde 1997.

Estatal Comac entregará em dezembro o primeiro avião C919 para a China Eastern Airlines

O principal desafio é o acelerado envelhecimento e acentuada diminuição de sua população

Será realmente difícil chegar lá em 2025 por causa dos impactos negativos dos três anos de pandemia que afetaram bastante o setor industrial chinês, mas isso não impedirá o país de continuar na direção planejada

Várias universidades do país passaram a lecionar o idioma

A reação de potências ocidentais para rivalizar com o projeto chinês de nova rota da seda poderá beneficiar os países em desenvolvimento com fortes investimentos em infraestrutura

Cidade equatoriana sediará a 15ª Cumbre Empresarial China-Latinoamerica e Caribe

Tornou-se praticamente impossível à economia brasileira chegar próxima novamente do tamanho do PIB chinês

Impossível pensar na época o aumento de produtividade que ocorreria na produção de todos os tipos de alimentos

Exportar o produto brasileiro deverá ser algo tão comum como é hoje a venda de soja para a China

Do ponto de vista da inovação científica e tecnológica, a China já definiu como quer estar em 2050, em seu plano para o setor

Passou da hora de industrializar os interiores do Brasil

Enquanto a vida volta ao "normal" na China, continua forte o receio de ser necessário novo fechamento

O grande acontecimento de maio foi a reunião da Cosban

As repercussões da paralisia da segunda maior economia mundial preocupam analistas de todas áreas

Dobrar de tamanho em uma década é a expectativa para o mercado chinês

Programação é liderada pelo Instituto de Estudos da China, da UFSC

A China tornou-se fator de tensão nesse mercado, conforme aumentava suas compras a partir dos anos 2000

Foram necessárias duas décadas para a China começar a crescer quase 10% ao ano

As restrições continuarão severas ainda por um bom tempo, pois a política do governo em relação à pandemia é de tolerância zero

Os impactos no Brasil da Ásia unida