Vem morar no Amor...

Antigamente, os nomes dos prédios eram banais, visto que insignificantes dentro da estratégia de comercialização de um imóvel. Abundavam nomes de filhos ou esposas de construtores, palavras indígenas ou nomes da própria rua em que se localizavam, qua...

Prezado cliente...

Em dezembro, a jornalista Carla Vilhena queixou-se, via redes sociais, de uma advertência que recebeu do Uber por cancelamento reiterado de corridas (reprodução acima). Em tempos de “o cliente é rei”, pode parecer estranho, quando não temerário, adve...

“Nosso atendimento é bom!”

Sessenta e três por cento dos gestores consideram o atendimento ao cliente prestado por suas empresas como bom ou muito bom. Mas apenas 24% dos clientes avaliam dessa maneira o atendimento das empresas brasileiras como um todo (pesquisa completa aqui...

Fruki pretende ampliar presença em Santa Catarina

Com quase 100 anos de história no Rio Grande do Sul e há três anos em Santa Catarina, a Bebidas Fruki escolheu as quatro linhas para ampliar seus negócios no estado vizinho e fechou contrato para ser um dos patrocinadores mais importantes do campeona...

Grêmio lança a Máquina Tricolor Express

O Grêmio passou a disponibilizar a partir desta quarta-feira (26) a Máquina Tricolor Express (foto). Trata-se de uma “vending machine”, equipamento similar à máquina de venda de refrigerante, que libera uma camisa na hora, por meio de pagamento com  ...

Clube das mulheres

Matéria de Zero Hora de 3 de novembro destaca alguns serviços em Porto Alegre voltados apenas ao público feminino. Salão de tatuagem, coworking, academia de ginástica e consertos domésticos são exemplo de negócios criados e administrados por mulheres...

O botão de US$ 300 milhões

Muitas vezes nos deparamos com uma interpretação errônea de que design de experiência é sinônimo de estética. Este é um equívoco comum, uma vez que o visual é aquilo que se sobressai em uma primeira olhada. No entanto, design de experiência é um conc...

Todos por uma

Você já pensou em reunir seus concorrentes em torno de uma mesa e sugerir que todos financiem uma campanha publicitária voltada a beneficiar o setor, e não uma marca específica? A Odontoprev (foto), operadora de planos odontológicos, sim, segundo a E...

A vez da experiência

Amo filmes. Herdei esse gosto do meu pai. Filme bom não tem gênero ou época. Resiste ao tempo, garantindo algumas horas de verdadeira transcendência. Destaco aqui um em especial, trata-se de uma animação da qual vou relatar uma cena: um dos personage...

ADVB-SC: Havan brilha no Top de Marketing 2018

O Prêmio Top de Marketing e Vendas 2018 da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC) teve muita emoção e homenagens para as 18 empresas vencedoras em sua 33ª edição. Assim como a economia do estado, as categorias ati...

ADVB-PR: Renault leva o Grand Prix no Top de Marketing

Na terça-feira (27), Curitiba foi palco de uma das maiores premiações da área de marketing e vendas do Paraná, o Top de Marketing 2018, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR). Realizado no Te...

Mate-me, por favor

O Itaú anunciou o fim da marca Diners no Brasil, a ser substituída pela Itaucard (saiba mais aqui). A Diners, uma bandeira mundial,  chegou às mãos do Itaú quando da aquisição da operação de varejo do Citibank no país, dois anos atrás.  O pretexto é ...

E aí, vendeu?

Washington Olivetto gosta de repetir que não dá bola para prêmios em publicidade – quer mesmo é ver suas criações “na boca do povo”, virando expressões do dia a dia. Daí ter se orgulhado tanto do slogan “o primeiro sutiã a gente nunca esquece”, que a...

“Se você não estiver pensando em celulares antes do desktop, você já perdeu”

Que investir em otimização de sites é um dos pilares de uma boa estratégia de marketing digital, muita gente já sabe. Mas como ir além quando o assunto é fazer o mesmo para os mecanismos de busca? Foi para responder a perguntas como essas que Maryna ...

Como usar recursos emocionais que ajudam o cliente a comprar

Utilizar técnicas de neuromarketing e storytelling pode ser vital para fechar uma venda. Essa foi a principal defesa de Rafael Rez (foto), fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica e autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda d...

Pintou comércio

Assim como eu, o leitor já deve ter recebido, por esta época do ano, uma correspondência diferente. Um pequeno e robusto envelope repleto de cartões de Natal e/ou um calendário do ano seguinte, com as mais diferentes ilustrações. Junto, uma carta exp...

Marketing de causa...própria

Vender é uma arte. E é uma ciência, também, evidentemente, mas certa sensibilidade para a atividade independe de dominar técnicas expostas em livros e cursos. E no dia a dia vê-se com certa facilidade quem a tem. Muitos anos atrás, lembro do colunist...

Um futuro de “marcas diabo”?

Uma antiga expressão popular teve, finalmente, sua provável origem revelada. Gaúchos costumam chamar de “marca diabo” produtos desconhecidos ou de procedência duvidosa. Pois o jornalista Ricardo Chaves registrou, na Zero Hora de 13 de outubro, a exis...

Quando o RH é o Marketing

Recebo o flyer de uma pet shop que fica nas proximidades da minha casa. E meus olhos são atraídos para o principal destaque da parte da frente do panfleto. Dentro de um círculo, a empresa afirma, com orgulho: “a mesma equipe há dez anos”. Em vez de a...

A viagem dos símbolos

Jean Baudrillard gostaria de saber desta.  O filósofo francês notabilizou-se, no início da década de 1980, por descrever a sociedade de consumo como um grande mercado de símbolos e imagens. No estágio em que já se encontrava o capitalismo à época, a ...