Neuromarketing já pode ser usado por empresas brasileiras

Estudos comprovam que o ser humano toma decisões em 90% das vezes de maneira inconsciente. Não é à toa, portanto, que o marketing tem flertado com a neurociência em diversas partes do mundo. O objetivo é captar informações valiosas dos consumidores e...

Alright Summit debate o marketing digital

A segunda edição do Alright Summit, que será realizado no dia 28 de abril no Centro Cultural Santa Casa, em Porto Alegre , reunirá gestores de grandes anunciantes e os líderes das maiores agências de propaganda do Paraná, de Santa Catarina e do Rio G...

Coisas da nossa cabeça

O leitor já deve ter reparado que as embalagens da Coca-Cola mudaram. Os rótulos e as latas das versões Zero e Stevia estão, agora, em grande parte preenchidos pelo vermelho da Coca-Cola clássica, reservando a espaços relativamente diminutos os tons ...

Jeroen Dijsselbloem e o fator intercultural

Não saberia dizer se o atentado da tarde deste 22 de março em Londres tirou o holandês da linha de tiro dos alvos a ser abatidos pela opinião pública. Mas até o meio-dia de hoje, todas as atenções se voltavam para o presidente do Eurogrupo, cuja cabe...

Agora quem não quer sou eu

Sabe-se que, quando assinam contratos de patrocínio ou endosso com celebridades, as empresas incluem cláusulas que as permitem romper o acordo caso a personalidade em questão envolva-se em escândalos de ordem pessoal ou enfrente algum revés profissio...

A revolta do Atletiba nas redes sociais

Atlético Paranaense e Coritiba realizaram, há alguns dias, a primeira transmissão pelo Facebok e pelo YouTube de um clássico Atletiba (foto). Contabilizaram cerca de 3,2 milhões de torcedores assistindo ao jogo pela web sendo cerca de 2,1 milhões nos...

As críticas on-line são realmente importantes para as empresas?

De que maneira as críticas afetam o negócio dos mercados on-line? Chen Jin, pesquisador com pós-doutorado afiliado ao Instituto Mack de Gestão da Inovação da Wharton, descreve, na entrevista a seguir, as descobertas preliminares de sua pesquisa sobre...

Sincericídio S/A?

Se você acha que Donald Trump não está nem aí para o que pensam dele, talvez devesse conhecer Marcos de Quinto (foto), o vice-presidente mundial de marketing da Coca-Cola. Espanhol, ele tem se notabilizado por algumas declarações que passam longe do ...

Vamos beber uma garrafa de Google?

O premiado diretor de arte e criação Thomas Ollivier fez uma releitura de grifes icônicas direcionada para rótulos de vinhos. O designer utilizou a marca visual de empresas como Google (foto), Amazon, Adidas, Nike, Lego, McDonald´s e até mesmo a bras...

Como desfazer o nó digital

Ela já passou há muito dos 20 anos, mas é um sucesso na internet. São quase 200 mil seguidores no Facebook e outros 54 mil no Instagram. A cada foto postada, colhe centenas de “curtidas” e outras dezenas de comentários. Seus seguidores a tratam como ...

Saber lidar com dados ajuda a criar mídias sociais relevantes

É muito difícil hoje em dia uma empresa que não esteja presente em uma mídia social, seja através de uma conta no Facebook, no Twitter ou em um site com um blog atraente. Contudo, a mera existência nesses ambientes não é garantia de aumento do número...

Aldo Gucci: o homem por trás da marca

A Gucci é um dos nomes mais emblemáticos do varejo de luxo. Mas quanto ao homem por trás da marca? No livro “Em nome de Gucci: uma biografia”, Patricia Gucci conta a história de seu pai, Aldo Gucci (foto), presidente da empresa de 1953 a 1986. “Tenho...

As regras do luxo que prometem transformar metal em ouro

Será possível colocar ordem no universo cada vez mais competitivo e complexo do luxo, marcado pela Grande Recessão e pela revolução digital? Susana Campuzano (foto), especialista no setor do luxo, com mais de 25 anos de experiência em postos de direç...

Para não deixar o consumidor mentir

O administrador de empresas Daniel Piardi (foto) dedicou-se por praticamente um ano a um mestrado em neuromarketing pela Florida Christian University (FCU) que implantou um núcleo no Paraná. Segundo ele, as pesquisas tradicionais precisam ouvir cerca...

Por que o Small Data é o novo Big Data

O consultor em neuromarketing Martin Lindstrom entrevistou 2 mil famílias em mais de 77 países para saber como elas vivem. O resultado foi o que o pesquisador gosta de chamar de Small Data. Em seu novo livro, “Small Data: pequenas pistas que revelam ...

Para evitar o “choque de civilizações” nos negócios

Semana passada comentei sobre choques  culturais enfrentados por produtos e empresas que chegam a novos países (lembre aqui). E fiquei de listar algumas ações que podem ser tomadas para prevenir esses conflitos – que, não raro, são responsáveis pelo ...

Quando as culturas colidem

Desde os atentados de 11 de setembro, uma tese do economista americano Samuel Huntington ganhou repercussão: a do choque das civilizações. Segundo o autor, após as vitórias do capitalismo sobre o socialismo, e da democracia sobre o totalitarismo, a  ...

Daniel de Oliveira Silva assume ADVB-SC

A nova diretoria da Associação dos Dirigentes de Vendas de Santa Catarina (ADVB/SC) A tomou posse na terça-feira (23) no Espaço Floripa, em Florianópolis. O publicitário Daniel de Oliveira Silva (foto), da Quadra Comunicação, é o novo presidente. A d...

A luta perdida contra o Netflix

Depois de anos de crescimento contínuo, as redes de TV por assinatura viram pela primeira vez a sua base de assinantes cair. De novembro de 2014 a 2015, mais de 300 mil clientes deixaram de utilizar o serviço. E as operadoras já elegeram o vilão da h...

A era dos carros sem “charme”

Na minha segunda coluna da edição impressa de AMANHÃ, republicada como post semanas atrás, comentei sobre o fim da era do automóvel (leia aqui). Os carros parecem estorvos para boa parte dos jovens do primeiro mundo, enquanto o compartilhamento e a v...