Exclusivo: as revelações do Top of Mind RS sobre os vinhos

Pioneira no Brasil, o Top of Mind de AMANHÃ é uma pesquisa que anualmente fotografa a memória dos consumidores do Rio Grande do Sul em mais de cem marcas de produtos, serviços e comunicação. Neste ano, o Cepas & Cifras pediu para que a Segmento, comp...

Frísia, Castrolanda e Capal anunciam a criação da Unium

Três das maiores cooperativas paranaenses anunciaram a união de suas marcas. Frísia, Castrolanda e Capal, de Castro, lançaram a marca Unium. A nova grife, resultado da fusão das palavras “união” e “um” vai substituir os selos das cooperativas em prod...

Quando a arte vira ciência

Quem assistiu ao show de Paul McCartney em Porto Alegre, na última sexta-feira 13, provavelmente viu um espetáculo muito parecido com aquele apresentado na capital gaúcha sete anos atrás. E praticamente idêntico ao que o ex-Beatle trouxe ao Brasil pe...

Estudo revela posicionamento digital de marcas gaúchas

O advento da internet mudou por completo a era dos relacionamentos e a forma como o consumidor interage com suas marcas preferidas. Muitas empresas e organizações continuam, no entanto, seguindo estratégicas do século passado para influenciar seus pú...

Marcas com ponto de vista

No fim de março, uma discussão nas redes sociais entre o prefeito de São Paulo, João Doria, e a norte-americana Amazon ganhou repercussão nacional. Tudo em razão da campanha publicitária veiculada pela gigante de vendas e tecnologia, que fez referênc...

Para todos os gostos

A inédita categoria Espumantes, da pesquisa Top of Mind RS, revela um fato curioso. O maior nível de lembrança é da Salton (veja tabelas no final da matéria), centenária vinícola familiar, que deixou para trás duas marcas reconhecidas por trabalharem...

O consumidor deve consentir

A economia móvel – da qual fazem parte, entre outros, o 5G e os carros conectados – deverá responder por 4,5% do PIB da América do Norte até 2020, de acordo com o grupo comercial de operadores móveis GSMA. Isso equivale a US$ 1 trilhão. Contudo, embo...

Touro sem mãe II

Semana passada comentei o caso da Toro, picape da Fiat que ganhou vida própria e tornou-se mais forte que a marca italiana no mercado brasileiro (recorde aqui). Comentei as possíveis razões para a ocorrência desse fenômeno e lancei a questão: o que a...

Touro sem mãe

Segundo uma colunista do Jornal do Carro, página do Estadão, estaríamos diante de um fenômeno relativamente incomum no mercado de automóveis: aquele em que um produto torna-se mais forte do que a montadora que o fabrica. Para Rafaela Borges, a Toro (...

Fazei o bem, olhai a quem...

Na última edição impressa de AMANHÃ, a matéria de capa aborda o chamado marketing de causas, voltado a promoção de um ideal por meio de campanhas publicitárias. E no caderno Top of Mind da mesma edição, eu e o publicitário Yago Roese assinamos artigo...

Na ponta dos dedos do cliente

Há mais de duas décadas, marcas e consumidores abriram uma nova fronteira de relacionamento: conversam, convencem, reclamam, indicam e sugerem, tudo por interfaces digitais. O que, nos primórdios, limitava-se a uma simples página de web com informaçõ...

Para prender a atenção do consumidor

Os números de uma pesquisa feita pela Holmes Report, publicação norte-americana especializada em relações públicas, são categóricos. Depois de ouvir os 100 profissionais considerados mais influentes no mundo, a Holmes apurou que quase dois terços del...

Independência ou morte

Semana passada, falei sobre as intenções de boicote às marcas do Grupo J&F, envolvido nos escândalos de corrupção do governo federal (recorde aqui). Hoje, falo das marcas do Grupo propriamente, e da maneira como estão organizadas e hierarquizadas. Di...

Lojas Renner vence inédito Top Branding

Cerca de 600 pessoas prestigiaram a festa de premiação do Top of Mind 2017, que aconteceu na noite de quinta-feira (22), na Sogipa. O evento reuniu líderes empresariais e políticos do Rio Grande do Sul, profissionais da área de marketing e comunicaçã...

Premiação do Top of Mind terá transmissão no Facebook

O evento que premiará as marcas mais lembradas do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (22) terá transmissão simultânea na página do Facebook de AMANHÃ a partir das 20 horas. Cerca de 600 pessoas estarão presentes na festa de premiação, na Sogipa. O ...

A punição virá das gôndolas?

Dias depois de revelado o conteúdo da delação dos controladores do Grupo J&F, começou a pipocar nas redes sociais uma convocação ao boicote dos produtos da empresa, que incluem desde carnes (JBS) e laticínios (Vigor) até um banco (Original) e uma fab...

Top Branding revela seus seis finalistas

Nesta quarta-feira (14) foram conhecidos os seis finalistas do Prêmio Top Branding, que vai eleger o melhor comercial ou vídeo de branding por meio de votação em real time durante o evento Top of Mind 2017. O Prêmio, uma iniciativa da Revista AMANHÃ,...

Top consagra Gerdau como ícone de Grande Empresa

Quando pensa em Grande Empresa do Rio Grande do Sul, 7,6% dos gaúchos lembram imediatamente de Gerdau, um nome que parece forjado em aço no imaginário riograndense. A vitória da siderúrgica se repete há nada menos do que 17 edições do Top of Mind, a ...

Velhovens: um exemplo a ser seguido

Está no ar nos principais canais de TV o comercial da Skol que apresenta para o mundo das cervejas os nossos 60+. Confesso que me encantei tanto com o termo “Velhovens” – o mote da campanha – quanto com a forma como o roteiro e direção mostram os pro...

Varig, Varig, Varig

Nunca uma marca brasileira me falou tanto ao coração. Ainda na infância, lá se vai meio-século, as campanhas publicitárias da principal companhia aérea brasileira povoavam minhas fantasias e alimentavam o que mais tarde se revelaria uma alma incorrig...