Um lugar em que a natureza também ensina a fazer negócios

Ao pé dos maciços da Serra do Mar, um balão sobe 40 metros em voo cativo. Preso ao chão, ele pode erguer um turista, um jovem estudante, um empresário... Cada um deles descerá trazendo nos olhos a visão impressionante do pedaço mais bem cuidado da Ma...
Um lugar em que a natureza também ensina a fazer negócios

Ao pé dos maciços da Serra do Mar, um balão sobe 40 metros em voo cativo. Preso ao chão, ele pode erguer um turista, um jovem estudante, um empresário... Cada um deles descerá trazendo nos olhos a visão impressionante do pedaço mais bem cuidado da Mata Atlântica em todo o litoral brasileiro. Essa emoção é capaz de levá-los ao exercício proposto pelo Ekôa Park (foto): encontre sua natureza. Vale para todo mundo, e têm atraído famílias com suas crianças, turmas de estudantes e empresas interessadas em treinar seus colaboradores em programas customizados. 

Implantado numa área de 238 hectares na cidade de Morretes e inaugurado em março de 2018, o parque já recebeu cerca de 7 mil visitantes, a quem ofereceu uma experiência sem igual no mercado brasileiro de lazer, educação ambiental e treinamento corporativo: conectar-se com o ambiente natural, protegido do desmatamento e da poluição, numa programação que inclui trilhas sensoriais e históricas no meio da mata, orientadas por biólogos; oficinas de sustentabilidade com auxílio de educadores; aprendizagem sobre conceitos sustentáveis de exploração agrícola, como a permacultura;  aventuras radicais em balão, tirolesa e nos equipamentos de arvorismo, entre muitas outras possibilidades.

O Ekôa é um paraíso ecológico dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica. E surgiu do sonho de gerar recursos para manter a propriedade de origem familiar e conservar a área a salvo da atuação de posseiros, palmiteiros e caçadores. À frente da iniciativa e da operação, que recebeu investimentos de R$ 8 milhões e já fatura cerca de R$ 1,2 milhão por ano, está a publicitária Tatiana Perim, ambientalista de coração. 

“Nossa ideia, com o projeto, sempre foi promover a conscientização ambiental através do entretenimento, de cursos, vivências e eventos. A inspiração veio da certeza de que é possível gerar renda sem que tenhamos que destruir a natureza”, explica a diretora do parque. No plano de expansão estão previstas a abertura de um hotel boutique – aproveitando uma construção já existente para oferecer hospedagem de luxo dentro da reserva – e um alojamento para cursos e vivências.

O nome Ekôa vem do tupi guarani e significa morada, mas também faz referência ao substantivo ecologia e ao verbo ecoar. Na conexão de todos os significados, o parque foi projetado para encantar e inspirar gente de todas as idades. Uma coleção de obras de arte produzidas pelo artista plástico Tony Reis com elementos da natureza espalha-se pelas trilhas do parque e desafia a imaginação. Adultos em programas imersivos de desenvolvimento profissional podem ser surpreendidos por um músico tocando cello no meio da floresta. 

O Centro Corporativo do Ekôa Park é de uso exclusivo para programas fechados e personalizados, como reuniões de planejamento estratégico e já foi usado para eventos corporativos da Electrolux, Volvo, Fundação Boticário, Grupo Boticário, RCI Bank and Services, Cattalini, Conseg Consórcios, Grupo Arotubi, Nutrimedical, Nutriclin, SPVS, Serra Verde Express, Beto Madalosso e Restaurante Manu.

O Ekôa é aberto ao público aos sábados, domingos e feriados para “day use”, mas grupos empresariais e escolares podem desenvolver suas atividades durante a semana. Os ingressos custam entre R$ 30 e R$ 60. O restaurante Oka Gastronomia oferece lanches e um buffet de almoço com opções saudáveis de alimentos para até 200 pessoas simultaneamente.

O Ekôa Park está localizado no km 18,5 da Estrada da Graciosa, a 68 quilômetros de Curitiba. O acesso pode ser feito pela Estrada da Graciosa ou pela BR-277, passando pelo centro de Morretes. Outra opção é fazer o passeio de trem pela Serra do Mar e passar o restante do dia no parque.

MAIS NEGÓCIOS

Assaí investe R$ 68 milhões na segunda loja de Curitiba

Pouco mais de um ano após a abertura da primeira unidade, o Assaí Atacadista inaugurou a segunda unidade em Curitiba, no bairro Cidade Industrial. Com isso, a marca chega a cinco lojas no Paraná (Curitiba, Londrina e Maringá) e 161 em todo o Brasil. Mais uma operação deve ser inaugurada em 2020, antecipa Belmiro Gomes, presidente do Assaí Atacadista, rede de atacado de autosserviço que mais cresce no Brasil. Em 2018, a bandeira inaugurou 18 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 24,9 bilhões, expansão de 24,2% em relação ao ano anterior. A rede investiu R$ 68,9 milhões e gerou 600 postos de trabalho diretos e indiretos. A loja tem 5,4 mil metros quadrados de salão de vendas, incluindo 28 checkouts, ar-condicionado, cafeteria, Wi-Fi e mais de 7 mil produtos, entre alimentos, bebidas, itens de higiene pessoal e limpeza, de bazar, eletroportáteis, linha automotiva e pet, além de descartáveis e embalagens, de grandes marcas nacionais e importadas. No estacionamento são 400 vagas. A política de dois preços atende às necessidades dos diferentes perfis de clientes, que  podem comprar caixa fechada de determinado produto ou apenas uma unidade. Com o cartão de crédito próprio, o Passaí, unidades custam o preço de atacado. A nova unidade Assaí em Curitiba tem iluminação 100% em LED e ilhas de refrigeração e congelados com portas, que reduzem o consumo de energia elétrica, associadas à fachada de vidro e telhas translúcidas.

Condor inaugura hiper em Piraquara

Já a varejista Rede Condor inaugurou em Piraquara, na Grande Curitiba, um hipermercado com 11 mil metros quadrados, num investimento de R$ 40 milhões. Além do mix de produtos, o empreendimento tem uma galeria com seis lojas de apoio, com farmácia, O Boticário, barbearia, acessórios para celular e um espaço para alimentação, com hamburgueria, cafeteria e restaurante brasileiro. Foram abertos 220 empregos diretos. Uma novidade foi incorporada ao sistema de refrigeração da loja: o High Pack, da Eletrofrio, que se destaca por ser o chiller que menos utiliza gás na refrigeração comercial. Graças ao baixíssimo uso do gás R410 consegue atingir 95% no índice de sustentabilidade. Com esta inauguração, o Condor passa a contar com 53 lojas, entre super e hipermercados, em 20 cidades do Paraná e Santa Catarina. Considerada uma das 10 maiores redes supermercadistas do Brasil, a rede mantém uma central de distribuição com mais de 70 mil metros quadrados em Curitiba, responsável pelo abastecimento diário das lojas da rede. Uma equipe de 13 mil funcionários atende a cerca de 4 milhões de clientes por mês.

Excom é a melhor da rede McDonald´s Brasil

O Grupo Excom recebeu da Arcos Dourados no Brasil o troféu de Melhor Agência de 2019, competindo com mais de 20 agências de comunicação afiliadas em todo o país. O prêmio foi entregue pela equipe de comunicação do McDonald´s Brasil, na Universidade do Hambúrguer, em Alphaville (SP). O grupo paranaense, que é um dos maiores do Paraná e completa 25 anos em 2020, foi finalista em outros dois prêmios, Matéria Destaque do Ano e Case de Comunicação Integrada do Ano. O troféu foi entregue durante o Workshop de Comunicação da Arcos Dourados à jornalista Cecile Freire Kruger, diretora da Excom, que completa 25 anos em 2020 e é uma das maiores agências do Paraná.


Veja mais notícias sobre Negócios do Sul.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/