​Programa de incentivo ao ecossistema de games é lançado no Sul

O Rio Grande do Sul é um dos pioneiros do gênero no Brasil
​Programa de incentivo ao ecossistema de games é lançado no Sul No ano passado, o mercado global de games representou uma movimentação de U$ 152,1 bilhões

Na segunda semana de julho, o governo do Rio Grande do Sul lançou o programa GameRS, coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com as secretarias de Cultura, Educação e Desenvolvimento Econômico e Turismo.O GameRS tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do setor de jogos digitais no estado, gerando um ambiente de negócios favorável ao crescimento sustentado das empresas locais, aumentando o emprego e renda e proporcionando maior visibilidade do setor no Brasil e no mundo.

Para o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, este é o resultado de uma aproximação com a Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul, a ADJogos. "Este é um primeiro passo, dentre vários já iniciados e que estamos dando continuidade na Sict, para fomentar a potencialidade e, consequentemente, o desenvolvimento do setor", afirma Lamb.

Os eixos do programa GameRS são: contribuir para o desenvolvimento da indústria gaúcha de games visando a competitividade e a inovação; estimular a capacitação de recursos humanos para criar, gerenciar e operar empresas de classe global; promover o acesso a financiamentos que possibilitem o crescimento das empresas e a competitividade internacional; incentivar a geração de ambientes de negócios que oportunizem o desenvolvimento sustentado; e por fim, contribuir para a ampliação de políticas de demanda – o poder público como indutor do consumo público e privado.

Mercado de games

O mercado de games é o maior e o que mais cresce em receita e produção dentro da indústria criativa e de entretenimento mundial. Essa indústria vem superando, desde 2003, o cinema, música e televisão. No ano passado, o mercado global representou uma movimentação de U$ 152,1 bilhões. A América Latina representa U$ 5,6 bilhões de faturamento. O Brasil é o 13° maior mercado gamer do mundo, com receita de US$ 1,6 bilhões e com 75,7 milhões de jogadores. De 2014 até 2018, o número de empresas desenvolvedoras de jogos cresceu 164%, saindo de 142 para 375, gerando emprego para 2,7 mil pessoas.

O Rio Grande do Sul é um dos pioneiros na produção de games no Brasil. Inclusive hoje é um dos polos nacionais, com 40 empresas. No ano passado, o faturamento do setor foi de R$ 32,5 milhões – um avanço de 53% em relação a 2018. Foram 138 jogos produzidos e 17 parcerias com publishers. O Estado é também destaque na formação: são 10 universidades com cursos na área.

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Domingo, 15 Dezembro 2024

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