Qual o nível de transparência de sua cidade?
Entre setembro e outubro, o Ministério Público Federal (MPF) fez a avaliação dos portais da transparência dos 5.568 municípios em todo o Brasil. O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência. O levantamento foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). O objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.
O índice de transparência da região Sul fica evidente no estudo. Entre os governos municipais, Santa Catarina lidera (6,86) seguida pelo Rio Grande do Sul (6,06). O Paraná é o oitavo (4,22). No recorte dos governos estaduais, Santa Catarina é o vice-líder (9,8, atrás do Espírito Santo que obteve nota 10). O Rio Grande do Sul é o quarto (9,0). O Paraná está bem atrás: é o décimo-oitavo, com 6,1. Entre as capitais, Porto Alegre lidera (10), enquanto Curitiba é a 11ª colocada (8,1) e Florianópolis é a 15ª (7,7).
O MPF também revelou os munícipios da região com maior nível de transparência. No Paraná, a cidade de Nova Santa Rosa lidera o ranking. Botuverá e Jaraguá do Sul são os campeões em Santa Catarina. Além da capital (foto), Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires encabeçam a lista no Rio Grande do Sul. Clique nos links abaixo para ver a colocação de cada uma das cidades da região Sul na avaliação do MPF (o ranking começa na página 3 de cada uma das listas). A próxima avaliação será feita em abril de 2016.
Ranking da transparência do Paraná
Ranking da transparência de Santa Catarina
Ranking da transparência do Rio Grande do Sul
Veja mais notícias sobre Gestão.
Comentários: