De iniciativa familiar a liderança nacional
O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.
Esforço familiar e empreendedorismo: se fosse possível escolher, esses seriam os dois principais componentes na já longa história da Trombini. Três irmãos, seis primos e duas gerações de uma família moldaram a empresa, que é hoje uma das maiores produtoras de papel reciclado do Brasil, uma das líderes na fabricação de sacos de papel multifoliados e a maior fabricante de caixas de papelão ondulado da região Sul.
Em 1941, nasceu a empresa Mirtilo Trombini – nome herdado de seu fundador –, em Morretes, na região litorânea do Paraná. Logo, o restante da família somou-se ao pequeno comércio que vendia embalagens de papel às empresas recicladoras. Aos poucos, o pequeno negócio destacava-se nos territórios paranaense e catarinense com a venda de produtos já consagrados no mercado de papéis.
Aos 21 anos de suas atividades, a Trombini tomou um passo ousado e definitivo para o rumo dos seus negócios. Em 1962, ingressou no segmento industrial, transformando chapas de papelão em caixas. Essa decisão acompanhou o ritmo econômico do Brasil e a alta demanda no consumo de sacos multifoliados – pacotes com mais de uma camada de papel – e embalagens de papelão ondulado. A transição de comercializadora para indústria foi motivada ainda pela vontade de atender às necessidades dos clientes em qualidade de serviço e produto. Embora a visão empreendedora da família estivesse à frente das mudanças, a empreitada não foi fácil. Um dos grandes desafios no período foi convencer as indústrias a substituir embalagens de madeira por embrulhos mais eficientes e racionais, caso do papelão ondulado.
O empenho e a dedicação da família levaram ao rápido sucesso do empreendimento, demandando a ampliação gradativa da sua capacidade de produção e a aquisição de novos equipamentos para a expansão fabril. A empresa, que era antes um pequeno comércio, passou também a produzir sacos multifoliados. Nessa mesma época, a companhia tomou mais um passo decisivo para sua história: a entrada no ramo de fabricação de celulose e papel, garantindo a autossuficiência de matéria-prima para a produção de sacos multifoliados e embalagens de papelão ondulado.
A expansão das atividades fabris seguiu em ritmo acelerado. Ainda na década de 1960, a empresa começou a industrializar caixas de papelão ondulado, estendendo a sua atuação para um maior nicho de mercado. Fruto desse crescimento célere, a Trombini ultrapassou as fronteiras do território paranaense e, no início dos anos 1970, inaugurou uma fábrica em Farroupilha, no Rio Grande do Sul – localizada estrategicamente próxima dos polos moveleiro, vinícola e metalmecânico, segmentos com consumo expressivo de papelão. Outras mudanças significativas na história da companhia familiar foram a profissionalização de sua gestão e a fusão do conjunto das empresas familiares sob a mesma razão social, ambas nos anos 1990.
Na década de 1990, a Trombini expandiu sua atuação para solo internacional com a exportação de papelão ondulado e sacos multifoliados. Com mais de 25 anos no mercado externo, a companhia atende a diversos países da América do Sul, Caribe e Estados Unidos. Atualmente, 95% de sua produção é voltada ao mercado nacional e desse percentual 85% concentram-se nas regiões Sul e Sudeste. Seus produtos são direcionados, principalmente, aos segmentos de alimentos, higiene e limpeza, bebidas, bens duráveis, cimento, móveis, sementes, cal e rações para animais.
Com faturamento médio de R$ 905 milhões, em 2016, a Trombini alcançou uma produção aproximada de 28 milhões de m² de embalagens e 15 milhões de sacos multifoliados. O bom desempenho é assegurado por plantas industriais para produção de celulose e papel, em Curitiba (PR) e Fraiburgo (SC), duas fábricas de papelão ondulado, em Curitiba e Farroupilha (RS), e uma unidade para sacos de papel multifoliados, em Curitiba. Com amplas florestas tecnicamente planejadas e desenvolvidas, no Paraná e em Santa Catarina, a Trombini é autossuficiente em matéria-prima para o atendimento de suas necessidades industriais.
Tradição e evolução
Os 75 anos de história e tradição acompanhados de mudanças ousadas consolidaram a marca Trombini e sua cultura empresarial, reconhecida como sinônimo de dedicação e qualidade, capaz de manter os mesmos valores por décadas. Acompanhando a evolução da empresa, a sua identidade visual foi, recentemente, atualizada para demonstrar que a Trombini está pronta para atender a um mercado cada vez mais competitivo. Essa mudança reflete o momento de consolidação e solidez da companhia. A logotipia ganhou traços mais fortes e elementos modernos, preservando a letra T no início da logo.
A evolução da empresa no setor de embalagens deve-se também à sua visão, perseguida desde os primórdios do negócio, de investimento contínuo em tecnologia, modernização das plantas fabris e aprimoramento constante das práticas operacionais. Um dos principais desafios elencados por sua política de gestão é a superação permanente – recorde a recorde – dos indicadores de qualidade, produtividade e eficiência. Para isso, a Trombini adota a integração entre os processos fabris e as tecnologias móveis de gestão de produção.
Os produtos Trombini seguem os parâmetros requisitados pelos clientes e têm a qualidade assegurada pelas certificações ISO e FSC (Forest Stewardship Council) – acreditação internacional que atesta que a matéria-prima utilizada na produção de suas embalagens é proveniente de florestas mantidas de forma sustentável.
Mas a confiança dos clientes na companhia vai além da qualidade das suas embalagens: a fidelidade e a pontualidade na entrega são a marca registrada da Trombini. Isso é possível graças à integração de softwares de gestão aos processos produtivos, que determinam o tempo preciso de fabricação e permitem a consulta, em tempo real, da previsão de entrega. Tal confiança é observada pelos relacionamentos de décadas com os clientes, que contam com a expertise da Trombini para projetos adequados aos seus produtos e necessidades.
Buscando o alto nível de excelência no atendimento, a Trombini segue oferecendo soluções sustentáveis em embalagens, com a oferta de produtos reciclados para contribuir com eficiência nos variados segmentos em que atua.
Compromisso social
A dedicação à comunidade em que está inserida é parte fundamental da filosofia de trabalho da Trombini. Engajada com ações de cunho social, a empresa apoia, frequentemente, creches, escolas, bibliotecas, hospitais, postos de saúde e atividades esportivas nas cidades onde estão instaladas suas fábricas. Também é parceira dos programas sociais do Sesi e Senai.
O mesmo comprometimento a empresa mostra com o meio ambiente. A Trombini adota como estratégia ambiental o monitoramento contínuo de suas atividades industriais, através de diagnósticos permanentes das áreas nas quais atua. As responsabilidades social e ambiental integram as políticas de gestão da empresa e a ajudam a construir e a manter sua trajetória de êxitos.
Veja mais notícias sobre Paraná Grandes Marcas.
Comentários: