Pró-Vinho: conte conosco

Com o objetivo de aumentar o consumo e a cultura do vinho no Brasil, a ABBA Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Bebidas (ABBA), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação ...
Pró-Vinho: conte conosco

Com o objetivo de aumentar o consumo e a cultura do vinho no Brasil, a ABBA Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Bebidas (ABBA), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) se uniram a profissionais de diferentes áreas do mundo do vinho para criarem a Pró-Vinho, uma iniciativa interprofissional que desenvolverá estratégias capazes de atrair novos consumidores e aumentar a frequência com que apreciadores esporádicos consomem a bebida. A atuação da Pró-Vinho se dará de forma direta e democrática. Em reuniões mensais as entidades e especialistas envolvidos formatarão ações e criarão materiais destinados a comunicar sobre o vinho e fomentar seu consumo. 

É simples: qualquer estabelecimento ou profissional terá acesso às campanhas e peças criadas pela Pró-Vinho. Basta se cadastrar na plataforma aqui, acessar os materiais, baixar aqueles que mais interessam e colocá-los em prática. A plataforma também disponibilizará informações de mercado, notícias atualizadas e dados do setor para apoiar a cadeia como um todo. O conceito e as peças da primeira campanha estão em fase de finalização e em breve serão divulgados e disponibilizados no site. Atualmente, o Brasil ocupa a 17ª posição no ranking mundial de consumo de vinho, apesar de ser a sétima maior economia do mundo. No total, são consumidos 338 milhões de litros de vinho por ano no Brasil, dos quais 65% são rótulos nacionais e 35% importados.

No lançamento da Pró-Vinho, na terça-feira (29), Adilson Carvalhal Júnior (na foto, o terceiro da esquerda para a direita), presidente do conselho da ABBA, afirmou ser prematuro prever quanto o consumo pode crescer com o trabalho da Pró-Vinho. “Com a união dos elos da cadeia do vinho, temos mais capacidade e potencial para fazer com que este mercado de fato comece a crescer”, avaliou. Marcio Milan (na foto, o primeiro da esquerda para a direita), superintendente da Abras, chamou a atenção para a importância dos supermercados como um dos principais canais para divulgar o vinho. Diariamente, 27 milhões de pessoas entram nesses estabelecimentos, o que coloca as gôndolas como um espaço importante para a comercialização de vinhos. Em seu discurso, Oscar Ló (na foto, o quinto da esquerda para a direita), presidente do Ibravin, destacou que, no passado, a indústria nacional já viu o vinho importado como concorrente direto, mas que os tempos mudaram. “Estamos todos juntos, buscando o objetivo único, que é o aumento de consumo”, afirmou Ló. Percival Maricato (na foto, o segundo da esquerda para a direita), fundador da Abrasel, definiu a Pró-Vinho como um passo importante para a solução dos grandes problemas do vinho. “Precisamos aproximar as pessoas do vinho. Nosso objetivo é ampliar a familiaridade com a bebida e o consumo entre os brasileiros, que bebem menos de dois litros de vinho por ano”, resume Marcio Marson (na foto, o quarto da esquerda para a direita), idealizador da iniciativa.

Opinião do Cepas & Cifras
Qualquer iniciativa que tenha por objetivo aumentar o consumo de vinho no Brasil e multiplicar o bom e saudável hábito sobre essa bebida deve ser louvada, acolhida e, principalmente, multiplicada. Como vice-presidente da secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), respiro esse segmento que tem muito a se desenvolver em todo o país. Ainda é um setor – não o único, claro – que sofre com várias barreiras, sendo duas as mais duras: a pesadíssima carga tributária que engole mais da metade do valor de uma garrafa e a falta de cultura do consumidor brasileiro em relação ao vinho. Sonho ainda em ver aqui no Brasil essa bebida ser reconhecimento como alimento, algo comum em países da Europa. E vinho é algo que ensina cultura, história, geografia, faz com que pessoas tenham bons hábitos, une as pessoas ao redor da mesa e faz florescer intensas e profundas amizades. Aos idealizadores da Pró-Vinho, inicialmente meus parabéns pela belíssima iniciativa, afinal, unidos somos mais fortes. Amigos, contem conosco!

Veja mais notícias sobre Brasil.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/