Londrina é a primeira cidade do Sul a receber antenas 5G

Iniciativa faz parte da série de projetos-piloto de conectividade promovida pelo Mcom
A tecnologia 5G pode ajudar PIB do agronegócio crescer 20% ao ano

Londrina é a primeira cidade do Sul do Brasil a receber as antenas do 5G. Além do município paranaense, Rondonópolis (MT) e Sorocaba (SP) também receberam antenas dentro da iniciativa faz parte da série de projetos-piloto de conectividade promovida pelo Ministério das Comunicações (Mcom). Fizeram a apresentação a empresa Nokia, a operadora Sercomtel e a Embrapa Soja, que sediou o evento. O Tribunal de Contas da União (TCU) vai votar ainda em agosto o edital do leilão do 5G. A expectativa é de que até a metade de 2022 todas as capitais do Brasil já tenham essa tecnologia à disposição.


Durante a atividade, os participantes puderam conhecer soluções em desenvolvimento já disponíveis, impactadas positivamente pela qualidade da conexão 5G no campo. Em uma das demonstrações, um médico veterinário realizou uma consulta digitalizada, utilizando um óculos de realidade virtual e conversando, em tempo real, com dois profissionais que estavam em Curitiba para pedir auxílio no atendimento.

Também foi feita uma demonstração da utilização de drones com câmeras de alta resolução para realizar o monitoramento da lavoura de soja, com velocidade e capacidade de transmissão de dados maior por meio da tecnologia 5G. A atividade foi realizada na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, e incluiu um circuito em estações para a apresentação de diversas aplicações do 5G no campo, como em máquinas autônomas, segurança patrimonial e monitoramento de pragas da soja, entre outros. Os pilotos envolvem regiões urbanas específicas e áreas rurais que, normalmente, têm conectividade limitada. A tecnologia 5G pode ajudar PIB do agronegócio crescer 20% ao ano.

Veja mais notícias sobre Amanhã TVParanáTecnologia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 28 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/

No Internet Connection