Sidebar Menu

Começando tudo do zero

  Trocar de emprego ou mesmo de carreira não é algo simples. Por mais comum que possa parecer, esse momento costuma envolver muito mais mudanças. Qualquer que tenha sido o motivo responsável pelo desligamento do emprego, algo desse porte na vida prof...
abrir-um-negocio-300x197
 

Trocar de emprego ou mesmo de carreira não é algo simples. Por mais comum que possa parecer, esse momento costuma envolver muito mais mudanças. Qualquer que tenha sido o motivo responsável pelo desligamento do emprego, algo desse porte na vida profissional envolve família, padrão de vida, satisfação pessoal, além de muitos outros fatores. É preciso ter consciência de que algumas vezes o profissional, depois de certo ponto, não é mais o que a companhia precisa para determinada função. Isso ocorre devido à competitividade do mercado e à exigência que aumenta dia após dia. Há pessoas que conseguem acompanhar este ritmo acelerado e competitivo, mas há também quem não o faça. Nesse momento, a organização opta por substituí-lo por um profissional por vezes mais jovem, mas que, principalmente, tenha maior capacidade de inovação. E assim aquele profissional com uma carreira longa e sólida se vê de volta ao mercado – que já não é o mesmo.

Em alguns casos, o próprio profissional se vê num momento no qual a insatisfação dá lugar à mudança. Por isso, decide mudar de ramo de atuação, de empresa e até mesmo de área e começar do zero. Mesmo quando essa atitude parte do profissional, as consequências são parecidas e é preciso estar preparado para as incertezas do mercado. Quem deseja se recolocar em sua área de origem, é preciso estar ciente de que o mercado não se manteve na mesma posição desde que ele iniciou sua carreira. Ou seja, a atualização é necessária, pois o mercado é outro – e os concorrentes também.

Já no caso do profissional que deseja a transição de carreira, ele precisa estar preparado para uma mudança total, desde ambiente profissional e métodos até começar a aprender uma nova profissão depois de alguns anos atuando em outra área. O diferencial para esse profissional pode vir de uma preparação maior, ou seja, cursos, bastante estudo e base teórica, bem como entusiasmo e ideias inovadoras. É preciso se preparar para aprender a conviver com uma nova cultura organizacional, o ingresso num cargo de menor prestígio, um salário menor e até mesmo mudanças geográficas. Quem deseja ou é obrigado a lidar com mudanças precisa estar ciente de que haverá dificuldades e saber lidar com elas sem afetar a qualidade do trabalho realizado é certamente uma característica que faz a diferença no momento da contratação.

Encare as mudanças como novos desafios profissionais e tente trazê-las para o campo da motivação, distanciando-se da vitimização e da ausência de força de vontade. O aprendizado certamente é possível em ambas as situações.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 29 Setembro 2020

Imagem do Captcha


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/

No Internet Connection