S&P já vê cenário de recessão mundial em 2020

Agência alerta que os riscos permanecem firmemente negativos

A Standard & Poor's (S&P) anunciou nesta terça-feira (17) sua projeção sobre a economia global. A agência de classificação de risco está prevendo uma recessão em 2020, tendo em vista os impactos econômicos do surto do Covid-19. "À medida que a pandemia de coronavírus aumenta e o crescimento diminui acentuadamente em um cenário de mercados voláteis e crescente estresse em relação a crédito, projetamos uma recessão global este ano, com o PIB de 2020 subindo apenas entre 1% e 1,5%. Os riscos permanecem firmemente negativos", diagnostica a S&P (foto) em comunicado que vem assinado pelos analistas Alexandra Dimitrijevic e Gareth Williams.

A agência avalia que os dados da China sugerem que o país foi mais afetado do que se esperava. Na avaliação da S&P, a Europa e os Estados Unidos deverão ir prelo mesmo caminho, pois haverá colapso na demanda já que as pessoas serão proibidas de se deslocarem. Para os analistas, essa providencia reduzirá muito a atividade no segundo trimestre e a recuperação só deve vir perto do final do ano. Para a zona do euro, a previsão é que a economia da região se contraia entre 0,5% e 1%. AS&P reduziu a projeção de crescimento ao intervalo entre 2,7%, no cenário mais pessimista, e 3,2%, na visão mais otimista para a China. A nova projeção par os Estados Unidos mostra estagnação no melhor cenário e queda de 0,5% em 2020 na previsão mais pessimista.

A S&P acompanha com preocupação a liquidez nos mercados financeiros que se espalhou e a queda abrupta nos preços de commodities vitais como o petróleo. Nações em desenvolvimento dependentes da exportação de petróleo, como os países do Golfo, Rússia e Colômbia, podem ser especialmente atingidos, enquanto os importadores de petróleo da Ásia devem se beneficiar dos preços mais baixos.

Veja mais notícias sobre Mundo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 13 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/