De: Paola Carosella. Para: todos os marketeiros

Muitos anos atrás, mais precisamente em agosto de 2010, escrevi um post intitulado “Que tal fazer o básico bem-feito?”. Nele, me queixava de profissionais e estabelecimentos que investiam nos complementos de seus negócios – decoração do ambiente, mim...
De: Paola Carosella. Para: todos os marketeiros

Muitos anos atrás, mais precisamente em agosto de 2010, escrevi um post intitulado “Que tal fazer o básico bem-feito?”. Nele, me queixava de profissionais e estabelecimentos que investiam nos complementos de seus negócios – decoração do ambiente, mimos para o cliente, diferenciais de todo e qualquer tipo – e esqueciam do essencial: oferecer um serviço decente. Pareciam querer encantar o consumidor antes de satisfazê-lo, quando é mais comum o cliente punir empresas que não cumprem a promessa fundamental do que premiar aquelas que vão além do básico (relembre o post aqui).

Com outras palavras, Paola Carosella, cozinheira, dona de restaurante e jurada do programa MasterChef, da TV Bandeirantes, recuperou essas ideias dia desses, em um episódio do reality. Nele, Paola avalia o prato de uma das candidatas e se queixa da pretensão de aspirantes a cozinheiros que criam um conceito em torno da receita – uma “narrativa” ou um “storytelling”, para usar duas palavras em voga -, mas não são capazes de preparar uma comida minimamente saborosa. Disse a chef argentina:

– Você continua se preocupando muito mais com a narrativa e com o conceito do que com o sabor do prato. Eu já te falei isso, acho que mais de umas três vezes. (...) Eu tô cansada de cozinheiros que vêm aqui e trazem narrativas, histórias e conceitos. Eu quero comida boa, de verdade, suculenta, bem temperada, apaixonada. Você quer ser uma chef três estrelas antes de ser uma boa cozinheira. Você está errada. 

Perfeito.

O recado vale para restaurantes hiperdescolados que trazem comida fria à mesa, condomínios com piscina e “espaço gourmet” cujos apartamentos têm paredes que parecem de isopor, cursos com lousa digital e professores despreparados, aplicativos de transporte com balinhas, água e automóveis sujos... e tantas e tantas coisas mais que encontramos por aí. 

Quando o acessório serve para disfarçar a má qualidade do essencial, ele não é diferencial, é embuste. Simples assim. 

E se a bronca de Paola vale para aqueles que atuam no Marketing, não deixa de ter serventia também para os consumidores. A oferta melhora ou piora conforme o grau de exigência da clientela, que deve se habituar a oferecer feedbacks a profissionais e a empreendedores. Li certa vez que uma parcela ínfima dos frequentadores de restaurantes reclama do que sai errado durante a refeição. Os demais insatisfeitos apenas deixam de ir ao estabelecimento. Por mais incisiva que pareça uma crítica – nas redes sociais, a de Paola foi acusada de ser ‘grosseira’, quando na verdade foi apenas dura –, ela pode ser a diferença entre melhorar ou fechar as portas, tempos depois, sem saber ao certo por quê – e atribuir o fracasso à famigerada “conjuntura do país”. 

Veja mais notícias sobre Marketing.

Veja também:

 

Comentários: 1

martha em Domingo, 29 Mai 2022 03:12

O que é sustentável para o Brasil: educação de alto nível. Alta cultura. Não a baixa cultura baranga amada pela religião cujo nome é PeTismo.
O que o Brasil precisa: Escolas boas e hospitais. O resto deixa que o povo faz.
E atenção, jamais votem em Partido Cafona e Kitsch: a saber, o Partido dos Trabalhadores®, PT®. Vigarista.

TODO petista, sem exceção, rumina DIRETO, uma vez que são GADO da medíocre dilma© e do aPedeuTa e ignorante lula®, — o vigarista.

Em vez de se construir hospitais, durante a “Copa das Copas©” (do PT®) o PT construiu prédios inúteis. O PT® é desgraçado.

O que é sustentável para o Brasil: educação de alto nível. Alta cultura. Não a baixa cultura baranga amada pela religião cujo nome é PeTismo. O que o Brasil precisa: Escolas boas e hospitais. O resto deixa que o povo faz. E atenção, jamais votem em Partido Cafona e Kitsch: a saber, o Partido dos Trabalhadores®, PT®. Vigarista. TODO petista, sem exceção, rumina DIRETO, uma vez que são GADO da medíocre dilma© e do aPedeuTa e ignorante lula®, — o vigarista. Em vez de se construir hospitais, durante a “Copa das Copas©” (do PT®) o PT construiu prédios inúteis. O PT® é desgraçado.
Visitante
Quarta, 11 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/