Klabin registra aumento de 8% no volume total de vendas até março

Os principais fatores que impulsionaram o bom desempenho foram o crescimento de 15% nas vendas de cartões, além do avanço da demanda de embalagens para produtos de primeira necessidade
Os desembolsos para o Projeto Puma II, em Ortigueira (PR), somaram R$ 527 milhões neste primeiro trimestre

O volume total de vendas da Klabin entre janeiro e março foi de 849 mil toneladas, aumento de 8% em comparação ao mesmo período de 2019. Os principais fatores que impulsionaram o bom desempenho no período foram o crescimento de 15% nas vendas de cartões, utilizados na fabricação de caixas para envase de leite longa vida, sucos e outras bebidas, além do aumento da demanda de embalagens para produtos de primeira necessidade, em especial nos segmentos de alimentos e bebidas, produtos de limpeza, higiene pessoal e hospitalar. As vendas de embalagens (papelão ondulado e sacos industriais) seguiram a tendência de crescimento verificada nos últimos trimestres e o aumento no volume de vendas no primeiro trimestre do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, foi de 5%.

O crescimento de 4% na receita líquida no primeiro trimestre deste ano, no comparativo com igual período de 2019, totalizando R$ 2,5 bilhões, decorreu do bom desempenho das vendas de todas as unidades de negócio da companhia e da variação cambial do período, devido ao volume destinado ao mercado externo (veja os principais indicadores na tabela abaixo e, a seguir, a demonstração financeira do trimestre completa). Até março, a empresa obteve um prejuízo de R$ 2,1 bilhões. Ainda no primeiro trimestre deste ano, a Klabin anunciou a aquisição do negócio de papéis para embalagens e embalagens de papelão ondulado da International Paper no Brasil.

No primeiro trimestre, a Klabin investiu R$ 820 milhões, sendo que R$ 72 milhões tiveram como destino as operações florestais da companhia, R$ 198 milhões foram aplicados na continuidade operacional e manutenção das fábricas e R$ 23 milhões foram aportados em projetos especiais e de expansões. Além disso, os desembolsos para o Projeto Puma II, em Ortigueira (PR), somaram R$ 527 milhões neste primeiro trimestre.

Mais de 80% da produção de celulose, papéis e embalagens da Klabin é direcionada aos segmentos de alimentação (industrializados e in natura), higiene (papel higiênico, lenços, creme dental, entre outros) e limpeza (sabão em pó e sabonete, por exemplo), considerados de primeira necessidade para a população. A Companhia também é a única produtora de celulose fluff no Brasil, insumo primordial para a produção de fraldas descartáveis (infantis e geriátricas). Só no país, a empresa é responsável pelo abastecimento de 50% do mercado.

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Sexta, 19 Abril 2024

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