Fed eleva taxa de juros pela segunda vez no ano
O Federal Reserve [Fed, o banco central dos Estados Unidos] anunciou nesta quarta-feira (13) que decidiu elevar a taxa de juros no país pela segunda vez neste ano, de 1,5% a 1,75% ao ano para 1,75% a 2%. A decisão já era prevista pelo mercado, pois o BC norte-americano monitora os sinais de crescimento para administrar o chamado aperto monetário (aumento de juros).
Em maio, foram divulgados números positivos sobre o mercado de trabalho. Agora, a estimativa é de aumento da inflação, o que eleva as expectativas por um movimento de alta dos juros. A última vez em que o Fed havia aumentado os juros foi em março deste ano.
No Brasil, a bolsa e o mercado de câmbio acompanham os desdobramentos da política monetária norte-americana. A pressão externa relacionada à melhora na economia dos Estados Unidos tem atraído muito dólar para o país. "Com a elevação na taxa de juros norte-americanas, em decorrência do aumento da inflação, acaba ocorrendo um influxo de dólar para a compra de títulos públicos dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo em que a economia dos EUA cresce, a do Brasil tende a se enfraquecer, o que ajuda neste movimento", contextualiza Alexandre Wolwacz, sócio-fundador do Grupo L&S.
Veja mais notícias sobre Mundo.
Comentários: