Fed deve esperar para elevar os juros
Nesta quinta-feira (8) foi divulgada a ata da última reunião de política monetária do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos). O documento afirma que a maioria dos membros do Fomc optou por não subir os juros norte-americanos em setembro pois o risco de desaquecimento global aumentou. O Fomc avaliou, no entanto, que o menor ritmo de crescimento da China e a consequente queda nas ações globais têm impacto limitado sobre a economia dos Estados Unidos.
O Fomc ficou dividido em algumas questões. Alguns membros do Fomc garantem não acreditar que a inflação deva voltar para perto da meta de 2%. Alguns se mostraram preocupados com a possibilidade de um aumento nos juros pudesse derrubar ainda mais a inflação. Outros disseram que uma demora para elevar os juros poderia gerar um acúmulo indesejado de inflação.
José Viñals, diretor do Departamento Monetário e de Mercado de Capitais do Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmou que o Fed deve esperar para elevar os juros até que haja sinais adicionais de que a inflação sobe com mais firmeza e haja mais força no mercado de trabalho.
Veja mais notícias sobre Economia.
Comentários: