Consumidores do Sul são os que mais pagam o cartão de crédito em dia

Especialistas afirmam que consumidores com histórico de pontualidade encontram credores mais flexíveis para renegociar dívidas
Clientes da região são os mais bem colocados no ranking de pagamento da fatura até a data de vencimento

Um levantamento inédito da Serasa Experian feito com base nas informações do Cadastro Positivo revela que os consumidores da região Sul do Brasil são os que mais pagam suas faturas de cartão de crédito em dia. De acordo com a pesquisa, os Estados de Santa Catarina (88,8%), Rio Grande do Sul (88,6%) e Paraná (88,3%) são os mais bem colocados no ranking de pagamento da fatura até a data de vencimento. Já Amapá (81,5%), Maranhão (81,6%) e Amazonas (81,7%) obtiveram o índice mais baixo de pontualidade no cartão. Para o pagamento em dia é considerado tanto a quitação integral da fatura quanto valores intermediários ou o pagamento mínimo.

De modo geral, 86,7% dos brasileiros que estão inscritos no Cadastro Positivo e que pagaram sua última fatura (seja o valor total ou ao menos parte), o fizeram até a data de vencimento, enquanto 13,3% realizaram o pagamento com atrasos. A pesquisa revela que 3,6% das pessoas pagaram apenas o valor mínimo, sobretudo consumidores com renda de até R$ 1 mil (6,4%), moradores da região Norte (6,6%) e acima dos 60 anos (11,3%).

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, destaca a importância de ter um bom histórico de pagamento, pois isso tende a facilitar negociações com credores em momentos de dificuldade. "Consumidores que possuem um bom histórico de pontualidade em seus pagamentos podem encontrar mais facilidades para renegociar dívidas ou mesmo buscar crédito em momentos instáveis como o atual. Quem não conseguir manter todas as contas em dia pode procurar o credor para explicar a situação e tentar uma renegociação justa para ambos os lados", orienta Rabi.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/