Top of Mind premia as grifes mais lembradas em 2018

Cerca de 500 pessoas prestigiaram a festa de premiação do Top of Mind 2018, que aconteceu na noite desta terça-feira (15), na Sogipa. O evento reuniu líderes empresariais do Rio Grande do Sul, profissionais da área de marketing e comunicação e convid...
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Cerca de 500 pessoas prestigiaram a festa de premiação do Top of Mind 2018, que aconteceu na noite desta terça-feira (15), na Sogipa. O evento reuniu líderes empresariais do Rio Grande do Sul, profissionais da área de marketing e comunicação e convidados especiais. A comemoração foi seguida de jantar com personalidades importantes do Rio Grande do Sul. Na foto, os representantes de Gerdau, Tramontina, Grupo RBS, GM e Farmácias São João, as cinco grifes mais lembradas na categoria Grande Empresa, a mais nobre da pesquisa.

O público presente elegeu a campanha "Paixão de 18", do Grupo RBS, produzido pela Agência Agência Competence, como o melhor comercial entre os seis finalistas do inédito Prêmio Top Branding. O VT teve 26% dos votos dos presentes (clique aqui para ver o comercial). O Prêmio, uma iniciativa do Grupo AMANHÃ, foi aberto para empresas e marcas com sede no Rio Grande do Sul, suas agências ou produtoras com comerciais comprovadamente veiculados em televisão ou internet no período entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2018. Os vídeos foram restritos à categoria branding, conforme conceito avaliado por um júri técnico.

Pioneira em pesquisa de lembrança espontânea de marcas no Brasil, a Revista AMANHÃ reconhece as marcas presentes na memória dos gaúchos e porto-alegrenses, em mais de 100 categorias. O presidente do Grupo AMANHÃ, Jorge Polydoro, destacou a solidez do prêmio. "Há 28 anos publicamos a pesquisa do Top, pioneira no Brasil, e a cada edição é um aprendizado. Nossa alegria é ver que, na noite de celebração, as pessoas estão sempre comemorando como se fosse a primeira vez que essas marcas são lembradas", destacou.  E completou: “O futuro é algo que está ligado ao que pretendíamos quando criamos o Grupo Amanhã”.

O evento foi prestigiado pelo prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, que destacou a importância das marcas que constroem o Rio Grande. “Eu sei que os senhores cumpriram e cumprem um grande papel, gerando emprego, tecnologia, pagando tributos”, elogiou.

Grande Empresa
No momento em que aposta nas ferramentas digitais para estreitar o relacionamento com os clientes, a Gerdau amplia o seu índice de lembrança na categoria “Grande Empresa do Rio Grande do Sul”. Nesta edição da pesquisa Top of Mind de AMANHÃ, a grife do aço alcançou 10,8% das citações. Ou seja, um em cada dez gaúchos cita a companhia quando pensa em uma marca do Estado. A vitória da siderúrgica se repete há nada menos do que 18 edições do Top of Mind, a pesquisa de lembrança espontânea de marcas que AMANHÃ introduziu de forma pioneira no jornalismo econômico brasileiro em junho de 1991. Pelo retrovisor, a fabricante de aço vê um competidor respeitável: a Tramontina.  A marca que se tornou sinônimo de talheres é vice-líder na categoria – 3,1 pontos percentuais atrás da Gerdau.  A execução da Pesquisa Top of Mind foi realizada pela Engaje.

Confira todos os resultados da pesquisa aqui


Pesquisa
Quando pensa em uma determinada categoria de produto ou serviço, ou quando procura se lembrar de empresas e profissionais de referência, que nomes vêm espontaneamente à cabeça dos gaúchos? Ao lançar esta questão em 1991, AMANHÃ introduziu de forma pioneira no jornalismo econômico e nos departamentos de marketing um sensor de popularidade das marcas que, desde então, passados 28 anos, segue uma mesma base metodológica. E, também, um mesmo objetivo: mostrar quem e quais grifes fazem a cabeça dos gaúchos. Entre os dias 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2018, 1,2 mil consumidores do Rio Grande do Sul foram entrevistados pela equipe da Engaje, empresa contratada por AMANHÃ para esse levantamento. A distribuição desses entrevistados por sete mesorregiões do Estado refletiu critérios de proporcionalidade emanados das estatísticas do IBGE. Os mesmos parâmetros foram aplicados à composição da amostra, que seguiu técnica aleatória para representar, de forma condizente com a realidade, os diferentes extratos. O universo pesquisado abrange pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 70 anos e situadas em todas as classes sociais (A/B, C e D/E). A pesquisa junto a 1,2 mil gaúchos garante aos resultados um grau de confiança de 95%. O erro amostral é de até 4%, para mais ou para menos, em cada categoria.

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Quinta, 28 Março 2024

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