Nova economia, mais desenvolvimento

 Como a TI vem mudando os rumos econômicos do Sul
As mudanças provocadas pelo avanço da nova realidade digital não estão gerando apenas novas oportunidades para as companhias. Em um cenário marcado por inúmeras transformações, a realidade dos profissionais de tecnologia também está sendo alterada com o aumento recorrente de novos conhecimentos e formas de atuação dentro das companhias. Nisso, abrem-se portas para o setor crescer ainda mais no Sul.

Só o Paraná conta com um parque tecnológico com cerca de 7,8 mil empresas e seis Arranjos Produtivos Locais (APLs), localizados nas regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Campos Gerais, Sudoeste e Oeste. O setor emprega mais de 18 mil pessoas. Segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o setor de TI tem crescimento médio de 20% a 30% ao ano.

Na contramão da economia, o ano de 2018 foi de grandes conquistas para o setor de TI em Santa Catarina. O segmento, que já responde por 5% do PIB estadual, tem 12,3 mil empresas, 16,6 mil empreendedores e cerca de 47 mil funcionários, mostrando sua importância no desenvolvimento da região e ganhando cada vez mais espaço.

Até mesmo em terras gaúchas, um dos estados mais afetados pela crise, a TI que está se fortalecendo e se tornando um dos pilares para o desenvolvimento. Segundo dados da RAIS – Ministério da Economia, o Rio Grande do Sul possui 8.448 empresas na cadeia de TI, o que representa 6% das empresas do país e responde por 26.882 empregos diretos.

No último episódio da série "Brasil de AMANHÃ", Hugo Sérgio Dittrich (foto), presidente da Assespro SC, descreve o novo ambiente de negócios que vem se consolidado no Sul. A série antecipa a realização do evento da cerimônia de premiação das empresas vencedoras do ranking de 500 MAIORES DO SUL, na ExpoUnimed, em Curitiba (PR), no dia 7 de novembro. O evento contará com a presença de Salim Mattar, Secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercado, apresentando o painel "Brasil de AMANHÃ: Desestatizar para Crescer". Saiba mais sobre o evento aqui. http://www.amanha.com.br/500maiores/

Edição: Eduarda Pereira

Veja mais notícias sobre Amanhã TV.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 25 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/