Hora da transformação digital é agora, afirmam especialistas

Após a crise do coronavírus passar, serão colhidos aprendizados importantes sobre as relações
XTalk reuniu executivos da BriviaDez, Head da Vivo e sócio de escritório referência em advocacia empresarial

Para além da questão da saúde, o surto do novo coronavírus tem afetado drasticamente empresas de diversos segmentos. Porém, apesar de todas as dificuldades, o momento é oportuno para acelerar mudanças nas organizações – e a transformação digital assume um papel central nesse contexto. Esse foi o consenso entre os convidados da primeira edição do XTalk BriviaDez, transmitido na quarta-feira (6). O evento virtual teve como participantes Marcelo Trevisani, Head of Strategic Marketing & Partnerships na Telefonica Vivo; Rafael Bicca Machado, sócio da Carvalho, Machado e Timm Advogados, e Marcio Coelho, CEO da Briviadez. A mediação foi de Roberto Ribas, CSO da agência de estratégia, experiência e comunicação.

Trevisani apontou que a pandemia imprimiu velocidade às tomadas de decisão no mundo corporativo. "A transformação digital que estava para acontecer daqui a cinco anos veio em uma semana, exigindo que todos os setores se reinventassem. Muitos ainda não tinham em seu mindset utilizar a transformação digital em favor de seus negócios", avaliou. "Se não temos processos definidos, autonomia, estrutura horizontal e agilidade, tudo vai continuar apenas como tendência", alertou. Para o Head da Vivo, a tecnologia atua como meio, sendo necessária uma cultura assimilada para que a transformação digital ocorra de fato. "Vivemos agora a era da desconstrução. Estamos acabando com o 'sempre foi assim' e com o 'não adianta'. Precisamos ir além do programado e nos reinventar", recomendou Trevisani, destacando que o foco deve ser entregar uma boa experiência ao consumidor.

Simplicidade e ação
Ao analisar o cenário atual, Machado demonstrou otimismo e chamou atenção para a "metade cheia do copo". "Mesmo com as instabilidades e o drama que enfrentamos, a sociedade está de parabéns. Os serviços estão funcionando, apesar das dificuldades. Também estamos com uma postura mais simples e informal, o que melhora as relações humanas", disse o advogado. Segundo o sócio da Carvalho, Machado e Timm Advogados, o que não pode ocorrer neste momento é a paralisia. "O cenário brasileiro é sempre ruim. Sempre vai ter crise, insegurança, briga política. Se ficarmos esperando o cenário perfeito, nunca vamos fazer nada. Sem risco, não há empresa", frisou. "É a hora de dar um passo adiante e fazer a transformação digital, se inspirar em modelos de liderança e organizar os negócios. Não só manter os projetos, mas até acelerar o que for possível. Esta crise, com certeza, bateu mais forte naqueles que vinham se arrastando. O mundo não comporta mais isso", sublinhou.

Novos paradigmas
No XTalk, Coelho defendeu que é urgente acabar com o tabu do "não dá". "As organizações ficam presas a modelos estabelecidos, mas vem a crise e nos faz mudar a fórceps. Estamos sendo colocados em xeque em um teste importantíssimo de sobrevivência. Precisamos nos desprender de velhos paradigmas", orientou. "Antes, algumas coisas eram postas como definitivas e não podiam ser mudadas. Só que quando experimentarmos hipóteses num cenário de mudanças, vemos que, sim, é possível fazer de maneira diferente".

O CEO da BriviaDez acredita que, após a crise passar, serão colhidos aprendizados importantes sobre as relações e surgirão oportunidades. "Os problemas são maiores quando desconhecidos. A partir do momento que trafegamos por eles e conhecemos eles, se tornam menores", expressou. "As pessoas precisam aprender com agilidade, facilitar processos e parar de complicar. Transformação digital tem a ver com velocidade, testar com rapidez e ficar menos preso à perfeição. As coisas são simples, mas precisam implementadas", concluiu Coelho.

XTalk
Como mediador, Ribas conduziu o bate-papo com uma frase de Peter Drucker: "O maior perigo em tempos de turbulência não é a turbulência em si; é agir com a lógica do passado". Para o CSO da BriviaDez, olhar para o futuro com os paradigmas do passado tem travado as organizações. "O gerúndio do 'estamos nos preparando' sofreu um choque de realidade e trouxe um senso de urgência para o momento. A Covid-19 acelerou um processo que estava em velocidade baixa. Iniciativas que eram tratadas com menos prioridade dentro das organizações se tornaram 'para ontem'", pontuou.

A íntegra da live pode ser conferida aqui. O próximo XTalk ocorrerá no dia 26 de maio, tendo como tema E-gov e o cidadão no centro. Um dos participantes confirmados é Eliel Allebrandt, managing director e key account director da BriviaDez. 

Veja mais notícias sobre TecnologiaGestãoCoronavírus.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/