Economia catarinense cresce pelo segundo mês consecutivo

Os setores de serviços e indústria registraram desempenho acima da média nacional
Os setores também foram impulsionados pelas exportações, com destaque para as vendas de laminado plano de ferro e fios de cobre

A economia catarinense registrou a segunda expansão consecutiva, agora no valor de 0,6%, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC) do Banco Central, referente a novembro de 2022. A média brasileira registrou queda de 0,5% e em comparação aos estados brasileiros, Santa Catarina teve a terceira maior expansão da atividade econômica no mês, ante outubro, é o que aponta análise do Observatório Fiesc. Após queda em outubro, o setor de serviços expandiu 0,4% em novembro, estimulado pela expansão nas atividades de transporte e de serviços pessoais, como lavanderias, cabeleireiros e clínicas de estéticas.

A indústria cresceu 0,3% na análise mensal, após registrar três quedas consecutivas em sua produção física. A metalurgia e a fabricação de produtos de metal também subiram 4,1% e 4,5%, respectivamente. Os setores também foram impulsionados pelas exportações, com destaque para as vendas de laminado plano de ferro e fios de cobre. "O destaque foi a atividade de máquinas e equipamentos, que recuperou parte da queda do mês anterior, com crescimento de 25,9% ante outubro. O resultado está associado ao aumento das vendas internacionais de compressores de ar para os Emirados Árabes e máquinas agrícolas para os países da América Central", enfatizou a economista do Observatório Fiesc, Camila Morais.

Veja mais notícias sobre Santa CatarinaEconomia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 12 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/