Marcopolo lança projeto do primeiro ônibus elétrico do país

Os veículos começam a ser produzidos em março e serão entregues até outubro de 2021
Fabricante de Caxias do Sul vendeu unidades para São José dos Campos

A Marcopolo, em parceria com a BYD, lançou nesta segunda-feira (10) o projeto do primeiro veículo leve sobre pneus 100% elétrico do Brasil, em São José dos Campos (SP). O ato faz parte de uma estratégia da fabricante de Caxias do Sul (RS) para promover o avanço do transporte coletivo elétrico no Brasil. Para o projeto do município paulista, os veículos começam a ser produzidos em março e serão entregues até outubro de 2021.

A adoção de veículos com tecnologia limpa será cada vez mais rápida e necessária para uma mobilidade urbana sustentável e que promova a preservação ambiental. "A Marcopolo já está, há alguns anos, envolvida em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis, o que reforça a nossa expertise também neste segmento", enfatiza Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo. A parceria da Marcopolo com a BYD já entregou modelos elétricos para diversas cidades, como Bauru, Campinas e São Paulo, em São Paulo, Belém (PA), Brasília (DF), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Maringá (PR) e Volta Redonda (RJ).

"Há provedores de energia dispostos a investir no sistema e até mesmo no material rodante, pois os ônibus são carregados fora do horário de pico, quando há energia disponível e as linhas de transmissão estão ociosas. Existe ambiente propício para desenvolvermos o transporte coletivo elétrico no país", prevê Pikussa. O grande desafio está no capital necessário para a aplicação. Hoje, além dos tradicionais players do segmento, os distribuidores elétricos também estão interessados em investir não apenas em infraestrutura, mas também no material rodante.

Veja mais notícias sobre EmpresaTecnologiaRio Grande do Sul.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 15 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/