Marcelino Neis, fundador da C.Vale, morre aos 98 anos

Ele também foi o primeiro prefeito eleito de Palotina

Morreu, aos 98 anos, o fundador da C.Vale, Marcelino Afonso Neis (foto), no sábado (7). Gaúcho de Marcelino Ramos, foi o primeiro prefeito eleito de Palotina (PR). Dos 24 fundadores, Marcelino Neis, era o único associado vivo que continuava operando com a C.Vale e fazia questão de participar de todos os eventos importantes da cooperativa, como assembleias, inaugurações e seminários motivacionais.

Das inúmeras matérias e homenagens que recebeu da C.Vale, Marcelino lembrava com riqueza de detalhes o início do município e das atividades da cooperativa. Ele relatava que a falta de locais para armazenar a produção e as dificuldades para a comercialização da safra eram as principais queixas dos produtores, quando foi fundada a então Campal. "Depois de uma conversa com o ex-governador Nei Braga, que sugeriu a criação de uma cooperativa, expedi 44 convites, desse total, 24 pessoas comparecem na reunião que aconteceu no dia 7 de novembro 1963, às duas horas da tarde numa sala da recém-instalada prefeitura", lembra o ex-prefeito, que tinha 41 anos na época em que se tornou o "pai" da cooperativa.

Para o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, Neis foi um empreendedor corajoso ao liderar a criação da cooperativa numa época de grandes dificuldades e desconfianças. "O seu maior legado, com certeza, é a semente fértil do cooperativismo que semeou e cultivou no coração de todos nós e que vai continuar dando bons frutos por muitas gerações", enfatizou Lang. 

Veja mais notícias sobre MemóriaParaná.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 12 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/