Restaurante de Curitiba leva experiência completa para casais

Após pandemia, 38 Floor Bistrô Romântico cria loja on-line com pacotes inesquecíveis – e vinhos que harmonizam com o menu
Há cerca de três anos o empreendimento vem trabalhando em um projeto que dá lugar para vinhos brasileiros na carta

Se por um lado os efeitos do coronavírus diminuíram o número de clientes nos restaurantes de todo o mundo, a pandemia trouxe aos empresários do setor uma oportunidade de olhar para o mercado de um modo diferente. Explorar demandas que até antes não atendidas, reinventar modelos de trabalho e, até mesmo, expandir os negócios são apenas algumas das tarefas que alguns empresários do ramo passaram a fazer.

Cenário de celebrações, aniversários de casamento e novas histórias de amor com uma média de um pedido de casamento por dia, o 38 Floor Bistrô Romântico – que fica na mesma cobertura do famoso restaurante panorâmico Terrazza 40 em Curitiba – diminuiu sua capacidade de atendimento em prevenção ao coronavírus. E, diante da esperada queda no número de clientes, rapidamente lançou um novo serviço.

Muitos casais gostam de celebrar datas especiais no conforto e intimidade de sua casa. De olho nesse público, o restaurante desenvolveu um novo produto que, no mês de lançamento, teve média de duas entregas diárias. "No momento de crise surgem diversas oportunidades. Basta estarmos atentos a demanda do público para criar produtos que não sejam concorrentes do nosso atual. Foi o que fizemos em abril: ampliamos nossos serviços e, consequentemente, nossa receita", conta Marcelo Stebner Campos, gestor da casa. O faturamento tem expectativa de aumentar até 15% com a novidade.

O dia a dia corrido ou até mesmo a falta de habilidade na cozinha também são fatores que fazem com que as pessoas busquem serviços para conseguir fazer surpresas e proporcionar momentos de romantismo. Naqueles oferecidos pelo Bistrô incluem rosas vermelhas, vela para o centro da mesa e marcadores de taças que podem ser guardados como uma lembrança.

No menu, opções da gastronomia internacional com receitas para todos os paladares. O pedido e pagamento são feitos somente on-line e o restaurante entra em contato com o cliente para agendar o melhor horário de entrega."Quem antes só podia receber aqui tudo o que temos para jantares românticos, agora pode ter também em casa. Nesse novo formato está uma seleção de entradas, pratos principais e sobremesas que o cliente escolhe na hora de fazer a compra em nossa loja on-line, além de muitas opções de vinhos", explica Campos.

A casa também já tem desenhado alguns outros serviços, como a possibilidade de disponibilizar um violista para receber a outra pessoa com uma surpresa na casa, montagem da mesa decorada para aqueles que precisam de mais ideias. "Queremos tornar a experiência ainda mais próxima do real. Em breve teremos um canal no Youtube e o cliente poderá acessar pela televisão de sua casa. Lá disponibilizaremos uma playlist de duas horas com as mesmas músicas tocadas no nosso restaurante e, ao mesmo tempo que as músicas passam, a casa será invadida por uma filmagem do sunset e da noite curitibana, feita no próprio bistrô", antecipa o gestor.

Manter o contato próximo com o cliente, mesmo com atendimento on-line e serviço em casa, continua sendo prioridade. "Decidimos não terceirizar esse serviço. Temos uma equipe interna treinada que faz toda a gestão da entrega, pois somente assim conseguimos garantir que o cliente receba em casa exatamente do jeito que preparamos, como se fosse servido aqui. Sem falar na questão da higiene que nesse momento é primordial", opina Campos.

Incentivo ao produto brasileiro
A crise desencadeada pelo coronavírus também fez o Bistrô alavancar outro projeto já existente: o incentivo ao consumo de vinhos nacionais. No site o cliente escolhe a experiência já com a dica de comprar rótulos de vinícolas brasileiras que, nesse momento de pandemia, precisam fortalecer suas atividades e contam com o apoio de restaurantes e lojas parceiras.

"Nosso país é reconhecido mundialmente como um dos melhores produtores de vinhos espumantes, com rótulos premiados como a Cave Geisse Terroir Nature, que também foi indicada no livro 1001 Vinhos para Beber Antes de Morrer", comenta o restauranter.

Há cerca de três anos o empreendimento vem trabalhando nesse projeto, dando lugar na carta para vinhos brasileiros que, na opinião de Campos, são mais saborosos que a maioria dos importados que estão disponíveis mercado. "Assim abrimos espaço para novos produtores nacionais e essas marcas ganham mais uma importante vitrine. Fruto desse projeto também são nossos espumantes de marca própria, como o Cuvée Terrazza Vintage 2013 e o Cuvée Terrazza Extra Brut. Ambos são produzidos pelo método champenoise e são 100% Chardonnay. Eles são feitos em parceria com a vinícola RH, na cidade de Mariópolis", revela Campos.

Além disso, os garçons também recebem treinamento para oferecer diretamente opções brasileiras. "Antes desse projeto a venda dos vinhos brasileiros representava uma média de 25%. Ao longo de 2018 registramos 37% no aumento das vendas e, no final de dezembro do mesmo ano chegamos a 50%, índice que estamos mantendo até hoje", comemora o empresário que também é sommelier.

Campos sugere como menu a insalata caprese, mignon trufado (com uma das iguarias mais raras do mundo gastronômico: a trufa negra). Para sobremesa, torta alfajor – uma das campeãs da casa (veja imagens abaixo. Pela ordem, o mignon trufado e a torta alfajor). "A dica de vinho é o brasileiro Além Mar, da vinícola catarinense Villaggio Grando. É um corte de cabernet franc, malbec e merlot elaborado pelo enólogo português António Saramago", detalha. O vinho custa R$ 147,70. O menu pode custar entre R$ 435,70 (com buquê de flores) e R$ 508,20 (com a opção de uma caixa para recordação da experiência). 

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Quinta, 28 Março 2024

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