Apex aponta o PR como líder do Sul na atração de investimentos estrangeiros

Um estudo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para apresentar oportunidades de negócios no país aponta o Paraná como líder na atração de investimentos estrangeiros diretos da região Sul, com 43% da receita d...
Apex aponta o PR como líder do Sul na atração de investimentos estrangeiros

Um estudo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para apresentar oportunidades de negócios no país aponta o Paraná como líder na atração de investimentos estrangeiros diretos da região Sul, com 43% da receita direcionada aos três Estados. O Rio Grande do Sul vem logo em seguida, com 37%, e Santa Catarina, com 20%. Segundo a Apex, até o momento já foram produzidos estudos para Rondônia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, além do Paraná. São Paulo também está em fase final de produção. A agência ainda publicará levantamentos próprios para Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul ainda neste ano. Há uma expectativa da agência que o estudo sobre Santa Catarina será publicado em 2020, mas isso ainda não é uma certeza. 

O setor de manufatura teve a maior participação nos investimentos no Paraná, com US$ 2,4 bilhões, representando 61% do total do investido no período de 2013 a 2019. A Apex revela que a economia paranaense está entre as maiores do Brasil e o Estado mantém uma política eficiente de atração de investimentos. A agência também ressalta outras vantagens competitivas, como a posição geográfica privilegiada, com fácil conexão com o mercado consumidor do Mercosul e proximidade com o maior centro industrial e tecnológico do Brasil (São Paulo), além da boa estrutura de portos e aeroportos. A publicação destaca o potencial paranaense para a atração de investimentos em setores estratégicos como agronegócio e indústria de transformação. O estudo cita ainda que o Estado tem uma grande porta de entrada de investimentos que é o site Invest Paraná (acesse o material na íntegra clicando aqui).

Segundo a Apex-Brasil, o Paraná abriga o segundo maior porto do Brasil em circulação de mercadorias (Paranaguá), conta com 40 aeroportos e malha aérea estratégica, 13.750 quilômetros de rodovias pavimentadas e 2.400 quilômetros de ferrovias. Também foi o primeiro estado brasileiro a atingir 100% de cobertura com fibra ótica, fundamental para atração de empresas com vocação tecnológica. O estudo detalha que a indústria é a principal atividade econômica produtiva do Paraná, com destaque para a pujança do agronegócio e do cooperativismo. O estudo também quantifica os investimentos anunciados para o Estado entre janeiro de 2013 e junho de 2019 por país de origem. O principal anúncio desse período é da Alemanha, que respondeu por recursos na ordem de US$ 722,9 milhões no Paraná nesse período, representando 22,2% do total e 894 empregos.

Veja mais notícias sobre Negócios do Sul.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 11 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/