Boris Johnson sai vitorioso das eleições no Reino Unido

A vitória dos conservadores, com Boris Jonhson, impulsiona o processo de saída do Reino Unido da União Europeia. Os votos das eleições dessa quinta-feira (12) ainda estão sendo contados, mas o Partido Conservador já conquistou maioria absoluta, ultra...
Boris Johnson sai vitorioso das eleições no Reino Unido

A vitória dos conservadores, com Boris Jonhson, impulsiona o processo de saída do Reino Unido da União Europeia. Os votos das eleições dessa quinta-feira (12) ainda estão sendo contados, mas o Partido Conservador já conquistou maioria absoluta, ultrapassando os 326 lugares necessários para ter a maioria no Parlamento.

Johnson está na liderança do Partido Conservador desde a renúncia, em julho, de Theresa May, e tem a missão de concretizar o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. Jeremy Corbyn, derrotado pelo Partido Trabalhista, admitiu que o resultado "é decepcionante". As eleições legislativas no Reino Unido estavam previstas apenas para 2022, mas Johnson decidiu antecipá-las após perder a maioria no Parlamento em setembro, com a rebelião de 21 deputados de seu partido. Inicialmente seu pedido foi rejeitado por três vezes, até que, finalmente, no dia 29 de outubro, os parlamentares concordaram em realizar o pleito em 12 de dezembro.

Com uma ampla maioria, terá em tese força para aprovar os termos de saída sem dificuldades. A data prevista para o Brexit é 31 de janeiro de 2020, prazo que já foi adiado três vezes. Após a saída, está previsto um período de transição até o final de 2020 para que seja negociado um acordo comercial com o bloco. Além do comércio, os dois lados terão que se acertar em temas como segurança e trânsito de pessoas.

O presidente Jair Bolsonaro parabenizou nesta sexta-feira (13) o premiê britânico, afirmando que está disposto a trabalhar no fortalecimento das relações entre os dois países. “Cumprimento os britânicos e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pela grande vitória de ontem. Brasil e Reino Unido compartilham o apreço à autodeterminação e à soberania”, escreveu em publicação na sua conta pessoal no Twitter. “Estamos dispostos a trabalhar no fortalecimento de nossas relações e na construção de uma parceria cada vez mais sólida e benéfica para nossos povos”, completou. 

Veja mais notícias sobre Mundo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 11 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/