Cidades do Sul são destaque em ranking mundial de startups
Curitiba manteve a posição de segunda melhor cidade do Brasil para startups, conforme o Startup Ecosystem Index Report 2023, divulgado nesta terça-feira (30) em evento online global a partir de Israel. O relatório mundial, feito pelo instituto israelense SartupBlink, analisa o número de startups, a qualidade delas e o ambiente de negócios. São Paulo ocupa o primeiro lugar no país, mas as cidades do Sul são destaque. Além de Curitiba na segunda colocação, o ranking tem Porto Alegre na quinta posição, Florianópolis (sexto lugar), Joinville (9ª), Caxias do Sul (11ª), Blumenau (15ª) e Maringá (18ª).
Curitiba, Joinville, Florianópolis, Porto Alegre e Caxias do Sul firmaram no ano passado um acordo de cooperação criando o TechRoad, programa de atração de investimentos em tecnologia e inovação para as cidades do Sul. "É o terceiro ano seguido que o Sul é o destaque no país, com o maior número de cidades entre as 15 melhores do Brasil para startups. O relatório comprova que o Sul é uma potência em inovação, tecnologia e nova economia", resume Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. "Temos um cenário muito promissor para startups e queremos alavancar ainda mais a região, com nossos ecossistemas trabalhando em parcerias como o TechRoad", reforça Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, secretário de Inovação de Porto Alegre.
A StartupBlink é um centro de pesquisa referência internacional que faz o mapeamento em 1 mil cidades em 100 países, avaliando os ecossistemas de inovação para startups em todo o mundo em quesitos como ambiente de inovação, de negócios e qualidade das empresas de tecnologia. No ranking mundial, liderado por São Francisco, na Califórnia, São Paulo ocupa a 17ª posição. Curitiba é mencionada como berço de unicórnios no Sul do Brasil, as startups avaliadas em US$ 1 bilhão. Os três unicórnios brasileiros fora de São Paulo estão em Curitiba. O Ebanx é líder em serviços de processamento de pagamentos de compras; o MadeiraMadeira é a maior plataforma de produtos para casa da América Latina; e o Olist oferece serviços de e-commerce para colocar pequenos vendedores em grandes vitrines online.
O Startup Ecosystem Index Report faz o ranking dos melhores ecossistemas para startups a partir de algoritmos que analisam dezenas de milhares de dados em startups, aceleradoras e espaços de coworking listados no mapa do ecossistema de inicialização global StartupBlink, bem como dados recebidos dos parceiros globais, como Crunchbase, Semrush, Meetup, Coworker e FindAble. O StartupBlink aproveita os dados coletados de mais de 50 mil membros em toda a comunidade Global StartupBlink. A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação é parceira institucional da StartupBlink e colabora com o levantamento. "Neste ano mais de uma centena de governos trabalharam conosco na preparação do relatório. Eles compreendem o cenário e entendem que um bom ecossistema de startups é um motor futuro do crescimento econômico e que devem ter um papel ativo no apoio ao crescimento de suas startups", afirma Eli David, CEO da StartupBlink.
Veja mais notícias sobre BrasilEmpreendedorismoForça do SulGestãoNegócios do SulParanáRio Grande do SulSanta Catarina.
Comentários: