Startup usa dados para prevenção do câncer

Um programa focado em prevenir e reduzir os riscos de incidência dos cinco principais tipos de câncer que ocorrem no Brasil: cólon, mama, próstata, pulmão e útero. Essa é a PreviNEO, que utiliza a inteligência de dados para identificar funcionários c...
Startup usa dados para prevenção do câncer

Um programa focado em prevenir e reduzir os riscos de incidência dos cinco principais tipos de câncer que ocorrem no Brasil: cólon, mama, próstata, pulmão e útero. Essa é a PreviNEO, que utiliza a inteligência de dados para identificar funcionários com risco de desenvolver algum tipo de câncer e, assim, atuar preventivamente no combate à doença. De acordo com a empresa, dados epidemiológicos mostram que entre 8% e 12% dos colaboradores de uma empresa possuem alto risco para um destes cinco tipos de câncer. Com quatro anos de atuação, a PreviNEO já atendeu mais de 80 mil vidas e espera, até o final de 2020, ampliar esse número para 1 milhão. 

A plataforma utiliza algoritmos durante a aplicação da anamnese – nome técnico do questionário aplicado pelos médicos para diagnóstico do quadro clínico do paciente – para mapear o risco de câncer da pessoa avaliada.  O trabalho da startup é desenvolvido em três etapas principais: análise de dados, cálculo de risco e orientações. Com isso, as empresas têm acesso a um relatório que apresenta um diagnóstico completo e personalizado de todo o quadro de funcionários. “O primeiro passo é o preenchimento da anamnese presencial ou on-line; depois, a estratificação de população de risco através dos algoritmos inteligentes; por fim, o contato e orientação personalizada para criação de estratégias de redução de riscos, que levarão ao agendamento das consultas e exames para manejo das situações”, detalha o mastologista e Mestre pela USP Hélio Rubens de Oliveira Filho, que desenvolveu o serviço ao lado do médico com larga experiência em medicina corporativa Rodrigo Camargo. 

“Nossa missão é simples: promover saúde e reduzir a incidência e mortalidade de câncer no país”, diz Camargo. Criada em 2015, a PreviNEO já atendeu a mais de 20 empresas espalhadas pelo Brasil. A partir delas, pelo menos 11 mil pacientes apresentaram risco médio ou alto de contrair câncer ao longo da vida. “Nossa missão inicial era, em curto prazo, calcular e informar sobre câncer nas empresas”, revela. “A partir de 2017, crescemos exponencialmente: nosso faturamento chegou a cerca de R$ 300 mil por ano. Agora, queremos ampliar para outras especialidades, como outras doenças que afetam o cotidiano das empresas, mas permaneceremos com o câncer como nossa especialidade”. Entre os clientes já atendidos pela PreviNEO estão AON, a Technip, Ford, Ceva Logistics, HDI, Solar e Águas do Brasil. Para 2020, a expectativa da plataforma é investir cerca de R$ 2 milhões em estratégias comerciais B2B, além de desenvolver um plano de atuação para o segmento B2C.

Veja mais notícias sobre Empreendedorismo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 12 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/