Governo reduz projeção do PIB para 0,02%

A estimativa já havia caído de 2,4% para 2,1%

O Ministério da Economia reduziu sua projeção oficial de crescimento do Produto Interno Bruto deste ano de 2,1% para 0,02%. Na semana passada, a estimativa havia caído de 2,4% para 2,1%. O novo cenário leva em conta todo o prejuízo que o surto de coronavírus trará para a economia brasileira.

As informações fazem parte do relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas, divulgado pela pasta. As novas estimativas têm como base dados de 19 de março. O ministério revisou também sua projeção para a inflação. O IPCA acumulado caiu de 3,12% na semana passada para 3,05%. Para o INPC acumulado, a estimativa foi de 3,28% para 3,19% e, para o IGP-DI, de 3,66% para 3,62%.

Recessão técnica
O agravamento da crise econômica provocada pela pandemia de covid-19 pode fazer o país entrar em recessão técnica no primeiro semestre, afirmou o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida. A recessão técnica caracteriza-se quando o PIB, cai por dois trimestres seguidos. Classificando a crise atual de "transitória", o secretário disse acreditar numa reação da economia a partir do segundo semestre. "Existe uma boa chance de nós termos um PIB não muito favorável no primeiro trimestre e uma redução significativa no segundo trimestre. Tomando as medidas corretas, vamos ser capazes de tentar uma recuperação econômica e melhorarmos as estimativas no segundo semestre", analisou. 

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 11 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/