Sidebar Menu

​PUCPR cria modelos de EPIs para profissionais da saúde

Mais de mil peças como aventais e toucas foram doadas para prevenir possíveis contaminações
​PUCPR cria modelos de EPIs para profissionais da saúde Protótipos de EPIs hospitalares foram desenvolvidos no Lab Fashion, laboratório de moda da universidade

Para atender a alta demanda de hospitais de Curitiba e região por Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) desenvolveu aventais e toucas para a segurança das equipes que estão na linha de frente do combate à Covid-19. Foram doadas mais de mil peças a Hospitais do Grupo Marista, Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat, em Curitiba. 

O projeto articulado por professores e estudantes do curso de design da PUCPR desenvolveu molde, fabricação e produção dos equipamentos, buscando recursos e materiais que aprimorassem sua capacidade de segurança. Nesse processo de criação, as peças passaram pela aprovação de profissionais da saúde, que puderam testar a funcionalidade dos novos modelos. "Nos aventais, fizemos um fechamento duplo e com transpasse, para vedar as costas e proteger todo o corpo. Fizemos melhorias também nos punhos, facilitando a retirada segura da proteção", explica Taisa Vieira Sena, professora do curso de design e responsável pelo Lab Fashion, laboratório de moda da Universidade, onde foram desenvolvidos os protótipos. 

As toucas tiveram como diferencial o uso do TNT impermeável, que impede a passagem de secreções ou líquidos. "Tivemos a preocupação de procurar a melhor matéria-prima possível, e encontramos o TNT com proteção bacteriostática, ou seja, em contato com esse tecido, os microrganismos não conseguem se reproduzir", explica a professora. Para as próximas semanas, o projeto pretende produzir até 8 mil novos EPIs para doação.

Veja mais notícias sobre CoronavírusParanáSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 12 Agosto 2020

Imagem do Captcha

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/

No Internet Connection