Terminal Santa Clara é reativado

Depois de mais de três anos de negociações, o Terminal Santa Clara volta a movimentar contêineres – operação que havia sido paralisada em 2009. Localizado no Polo Petroquímico de Triunfo (RS), o terminal foi reativado graças à parceria da Braskem e d...
Terminal Santa Clara é reativado

Depois de mais de três anos de negociações, o Terminal Santa Clara volta a movimentar contêineres – operação que havia sido paralisada em 2009. Localizado no Polo Petroquímico de Triunfo (RS), o terminal foi reativado graças à parceria da Braskem e da Wilson Sons, prestadora de serviços portuários que controla o Tecon Rio Grande. O Contesc, como foi batizado o terminal, tem potencial para movimentar até 100 mil TEUS (contêiner de 20 pés) por ano, mas irá iniciar com metade dessa capacidade, transportando frangos congelados, tabaco, móveis, fertilizantes e as resinas da Braskem, situada ao lado do complexo portuário. Uma embarcação fará duas viagens de ida e volta por semana. A expectativa é que a segunda barcaça comece a operar no início de 2017. 

A inciativa marca a retomada do transporte de contêineres entre Triunfo e Rio Grande. “Estamos trazendo o porto [de Rio Grande] para o centro do Estado”, comemorou Paulo Bertinetti, diretor presidente do Tecon Rio Grande, durante cerimônia de inauguração nesta terça-feira (27). Segundo Hardi Schuck, diretor de logística da Braskem, a modalidade deve reduzir de 5% a 10% os custos de logística da petroquímica. Mas Schuck admitiu que a principal razão para a reativação do terminal não foi financeira. “Foi mais por uma questão de segurança da carga e das pessoas, pois diminui o trânsito de caminhões nas estradas”, explicou. O terminal, ligado ao rio Jacuí por um canal artificial, foi fechado pela Braskem após a companhia transferir o carregamento de etanol, utilizado para a produção do plástico verde, para o transporte ferroviário. 

O valor do investimento realizado no Contesc não foi revelado. “É mais um investimento estratégico. O importante é não deixar a carga do Rio Grande do Sul fugir”, destacou Bertinetti. A perspectiva é que, além de oferecer custos logísticos menores, o canal consiga atrair para o porto de Rio Grande cargas hoje direcionadas para Santa Catarina. A recuperação do terminal foi também celebrada pelo governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, presente na inauguração. “É um avanço extremamente importante para o sistema hidroviário gaúcho”, exaltou. 

No projeto do Contesc, há a previsão de operar com até três embarcações. A viabilidade, porém, dependerá da demanda. De acordo com Bertinetti, o próximo passo é conquistar cargas para o trajeto de volta (Rio Grande – Triunfo). Indústrias que importam insumos podem ser as possíveis interessadas.

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Quarta, 11 Dezembro 2024

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