Metade das empresas fecha as portas no Brasil após 4 anos

Mais da metade das empresas fundadas no Brasil fecha asportas após quatro anos de atividade. Essa foi uma das principais conclusões dapesquisa Demografia das Empresas, realizada pelo IBGE e divulgada na sexta-feira(4). Das 694 mil companhias que nasc...

Mais da metade das empresas fundadas no Brasil fecha asportas após quatro anos de atividade. Essa foi uma das principais conclusões dapesquisa Demografia das Empresas, realizada pelo IBGE e divulgada na sexta-feira(4). Das 694 mil companhias que nasceram em 2009, apenas 47,5% ainda funcionavamem 2013. Após o primeiro ano de atividade, 158 mil fecharam as portas. O estudonão detalha os motivos para o fechamento de tantas empresas, mas o excesso deburocracia e a pesada carga tributária são obstáculos conhecidos dos empreendedoresno Brasil.

As empresas que têm mais funcionários tendem a ter uma taxamais alta de sobrevivência, pois é mais custoso para o empresário fechar umnegócio que tenha muitos funcionários. A sobrevivência das empresas sem pessoalocupado fundadas em 2009 era de apenas 40,9% em 2013. Esse percentual subiapara 76,7% entre as empresas com 10 ou mais pessoas assalariadas. Dasatividades com menor taxa de sobrevivência após quatro anos de atividades estáo grupo comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas. Entre as empresasfundadas em 2009, apenas 46% estavam em atividade em 2013. Já entre asatividades que mais persistem estão os setor de saúde humana e serviços sociaise de atividades imobiliárias, com taxas de 61,6% e 58,9%, respectivamente.

Veja mais notícias sobre Brasil.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 14 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/