Em defesa da carreira pública

Tenho ouvido das novas gerações que o serviço público não permite grande mobilidade, o que faz com que a carreira não tenha atratividade. Essa visão me deixa preocupado, pois os poderes públicos necessitam de pessoas altamente capacitadas para que es...
Em defesa da carreira pública

Tenho ouvido das novas gerações que o serviço público não permite grande mobilidade, o que faz com que a carreira não tenha atratividade. Essa visão me deixa preocupado, pois os poderes públicos necessitam de pessoas altamente capacitadas para que estados e municípios possam ter administração de alto gabarito. Na verdade, o que falta nesse setor que emprega milhões de brasileiros é apenas uma coisa: informação. É necessário eliminar o estereotipo de que pouco se trabalha nas repartições, de que as pessoas só entram em concursos para ter uma vida profissional estável e garantia de aposentadoria. Se analisarmos a fundo, a carreira pública é onde se encontram os melhores profissionais do mercado, pois são altamente qualificados. 

Porém, como em qualquer outra área de atuação, dificuldades existem. Ao se candidatar a uma vaga, as pessoas não buscam um trabalho que tenham afinidade. Desse modo, a rotina será sempre um fardo e a produtividade não tenderá a ser das melhores. Conheço gente que escolheu a área adequada e realiza um belo trabalho na área pública. Arrisco dizer que são profissionais desse quilate é que carregam o país, afinal entendem perfeitamente o quanto o seu trabalho é nobre, benéfico à sociedade e também para o cidadão. 

Mas também vejo uma grande mazela que mina o profissional do serviço público. Muitas dessas pessoas não conseguem chegar a cargos de chefia, pois as posições são ocupadas por cargos de confiança. O apadrinhamento, infelizmente, envolve troca de favores políticos e essa característica desanima muitos profissionais competentes dentro das próprias repartições públicas. 

Ao buscar por uma vaga em qualquer órgão público, avalie primeiramente o que você fará em sua ocupação. Ao ser aprovado, trabalhe pensando que a sua função ajudará a sociedade de algum modo. Afinal, é para isso que um servidor é contratado. Entenda que, infelizmente no Brasil acontecem injustiças – e ao menos vai levar um tempo para mudar esse modo operante. E, por último, não deixe as circunstâncias mudarem as suas convicções. Realize suas tarefas com afinco e tenha na carreira publica uma âncora muito maior que a mera soma de estabilidade e alto salário. O êxito de uma sociedade melhor e menos burocrática está nas mãos de profissionais sérios. 

Veja mais notícias sobre Carreira.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 15 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/