O perigoso mundo das redes sociais

 Em tempos de mundo virtual, sentimos a necessidade de criar um novo padrão de comportamento social, destinado à internet. Algumas pessoas, entretanto, ainda não compreendem essa nova realidade, fazendo com que suas condutas possam ser vistas com  ma...
 
Em tempos de mundo virtual, sentimos a necessidade de criar um novo padrão de comportamento social, destinado à internet. Algumas pessoas, entretanto, ainda não compreendem essa nova realidade, fazendo com que suas condutas possam ser vistas com  maus olhos e até mesmo como falta de educação. No mundo corporativo, mudanças também foram sentidas. Se antes os contatos profissionais eram feitos pessoalmente e por telefone, hoje boa parte deles é realizada através de e-mails e até mesmo redes sociais. É nesse momento que se faz necessário estabelecer regras básicas para que não se confunda o comportamento social adotado na web com o papel profissional.

E-mails
Se você passa o seu endereço de e-mail, significa que você acessa sua caixa de entrada pelo menos uma vez ao dia. Não responder e-mails pode ser visto como uma falta de educação ou consideração, pois, muitas vezes o trabalho da outra pessoa depende da sua resposta, bem como a satisfação de eventuais clientes, por exemplo. Organize o seu tempo e dedique um momento do dia a esta atividade. Seja sempre objetivo nos seus e-mails, com linguagem formal, porém sem ser rebuscada. Gírias, abreviações desnecessárias e falta de acentuação podem passar imagem de desleixo e pouco caso com a ortografia e a importância do trabalho.

Redes Sociais
Por mais que a maior parte das redes sociais seja de caráter pessoal, é necessário ter certo cuidado com o comportamento também nessas plataformas. Não é necessário postar cada detalhe do seu dia a dia, pois não é interessante para ninguém saber a que horas você acordou ou se já almoçou ou não. Além de desnecessária, essa exposição excessiva pode lhe trazer perigos. Seja cauteloso. As fotos postadas no Twitter, Instagram ou Facebook também devem ser analisadas. Fotos muito íntimas, com roupas de banho ou que mostrem detalhes muito particulares também devem ser evitadas. Guarde fotos íntimas para você, em sua casa. Elas não interessam a ninguém mais além de sua família.

Por fim, evite assuntos polêmicos nas redes. Discussões sobre esses temas dificilmente chegarão a um consenso, e “bater boca” na internet é tão grave quanto na vida real. Ofender, brigar ou dizer coisas desagradáveis associa a quem o faz uma imagem de mal educado e agressivo. Bom senso é fundamental para uma boa convivência em qualquer âmbito, seja ele pessoal ou profissional, digital ou real. Observe a imagem que você passa no momento e analise se ela condiz com o seu desejo. Caso não, talvez seja a hora de reavaliar o seu comportamento – e talvez reler seus posts do passado.

Veja mais notícias sobre Sem Categoria.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/