O mapa da mina da B3: as ações mais caras (e as mais baratas) do Sul em 2019

Na segunda publicação da série sobre o desempenho das empresas do Sul na bolsa brasileira em 2019, AMANHÃ e Economatica apresentam aquelas que tiveram os maiores índices de Preço sobre o Lucro (P/L), um dos indicadores mais usados no mercado de ações...
O mapa da mina da B3: as ações mais caras (e as mais baratas) do Sul em 2019

Na segunda publicação da série sobre o desempenho das empresas do Sul na bolsa brasileira em 2019, AMANHÃ e Economatica apresentam aquelas que tiveram os maiores índices de Preço sobre o Lucro (P/L), um dos indicadores mais usados no mercado de ações. Através do P/L é possível saber se uma determinada ação está mais cara ou mais barata. Ele também pode ser facilmente aplicado como critério de comparação entre duas companhias que atuam em um mesmo setor. Porém, o índice não funciona muito bem com empresas de segmentos diferentes pelo fato de não levar em consideração o potencial de crescimento nos lucros da empresa no futuro. De forma simplificada, o P/L é obtido ao se dividir o preço da ação de uma empresa pelo lucro que ela produziu nos últimos 12 meses. 

Leia aqui a primeira reportagem da série, com
indicadores de valorização no ano e valor de mercado

“Considero o P/L um indicador dos mais relevantes por trazer uma ideia de retorno temporal do investimento. Além disso, estabelece a relação entre duas variáveis bastante relevantes: o valor de mercado e lucro da empresa”, pondera Carlos Azevedo Muller, diretor de Relações Institucionais da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais/Extremo Sul (Apimec-Sul). A Positivo Informática aparece com o maior índice Preço/Lucro: 89,4 – ou seja, com base no lucro líquido da empresa nos últimos 12 meses, o investidor demoraria 89 anos para receber o seu investimento de volta.  O desempenho das companhias gaúchas entre as dez primeiras colocadas também é relevante – nada menos que metade do grupo é formada por ações do Rio Grande do Sul, sendo que a Taurus aparece duplamente na lista dos dez maiores índices de P/L com seus papeis preferenciais e ordinários.

Na outra ponta, quanto menor o P/L, mais “barata” está a empresa, desde que o P/L seja positivo. Nesse caso, quem está na ponta da tabela é a Hercules, cujo P/L é 1,1. Depois seguem, pela ordem, da mais barata para a mais cara, Têxtil Renaux PN (3,7), Banrisul PNB (7,4), Banrisul ON (7,8), Banrisul PNA (8,5) e Sanepar ON (8,5).

Os dez maiores índices de P/L do Sul

Pos.

Empresa

UF

Classe

Código

P/L

1

Positivo Tecnologia

PR

ON

POSI3

89,4

2

Taurus Armas

RS

PN

TASA4

76,0

3

Taurus Armas

RS

ON

TASA3

64,9

4

Rumo

PR

ON

RAIL3

57,2

5

Weg

SC

ON

WEGE3

50,2

6

Lojas Renner

RS

ON

LREN3

43,3

Veja mais notícias sobre Sem Categoria.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 12 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/