Eis as cidades do Sul que mais criaram empregos até setembro

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na semana passada pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, revelou que o Sul criou, no acumulado do ano até setembro, mai...
Eis as cidades do Sul que mais criaram empregos até setembro

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na semana passada pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, revelou que o Sul criou, no acumulado do ano até setembro, mais de 150 mil novos empregos (mais detalhes aqui). O Portal AMANHÃ compilou os dados para descobrir quais foram os dez municípios da região que mais admitiram no ano – e também aqueles que mais demitiram (veja os principais números nas tabelas abaixo). 

Na ponta da lista está a capital paranaense, com a criação de mais de 19.500 postos. O destaque em Curitiba foi o setor de serviços, responsável por um saldo de 13.950 vagas. No entanto, assim como o Portal AMANHÃ veiculou no mês passado, Santa Catarina tem se destacado na geração de empregos na região. No atual estudo feito por AMANHÃ, o estado tem seis cidades no Top Ten do trabalho formal do Sul. Somadas, Joinville, Chapecó, São José, Blumenau, Brusque e Itajaí abriram 27.854 vagas de janeiro até setembro. Não há municípios gaúchos na lista. 

Na ponta oposta, nada menos que sete cidades do Rio Grande fizeram engrossar as estatísticas do desemprego. Candiota obteve o amargo título de primeira colocada do Sul nesse quesito ao demitir 2.199 trabalhadores da construção civil. A explicação para este alto número é o término das obras da Usina Termelétrica Pampa Sul. Com a finalização do empreendimento, muitos trabalhadores contratados temporariamente passaram a ser dispensados de forma gradual. Única das capitais a estar entre as que mais tiveram desligamentos, Porto Alegre fechou 812 vagas, sendo 2.336 da construção civil e outras 1.594 no comércio. O saldo positivo de 4.377 postos de trabalho compensou as perdas em outros segmentos do Caged. Santa Catarina conta com duas cidades entre as que mais demitiram. Guaratuba é o único município do Paraná que consta no levantamento feito pelo Portal AMANHÃ.

Cidade

UF

Total

Curitiba

PR

19.697

Joinville

SC

7.674

Chapecó

SC

5.005

São José

SC

4.926

Maringá

PR

4.888

Blumenau

SC

3.695

Brusque

SC

3.311

Itajaí

SC

3.243

S. José dos Pinhais

PR

2.972

Cascavel

PR

2.930


Cidade

UF

Total

Candiota

RS

-2.199

Bombinhas

Veja mais notícias sobre Sem Categoria.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 01 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/