Pandemia precipita fechamento do Polloshop após 25 anos

Centro comercial tinha 220 lojas e sucumbiu a dificuldades agravadas pelo isolamento social
Pandemia precipita fechamento do Polloshop após 25 anos

De Curitiba (PR)

De portas fechadas há várias semanas em razão da pandemia da Covid-19, o PolloShop sucumbiu à crise e anunciou nesta segunda-feira o encerramento das atividades comerciais, depois de 25 anos. A decisão foi comunicada aos 220 lojistas, que têm agora 30 dias para entregar as lojas. A administração do shopping também informou ter negociado a transferência de quem desejar para os shoppings Jockey Plaza, Ventura, Cidade e Jardim das Américas, com carência temporária de aluguel.

As dificuldades do centro comercial para manter a operação ganharam corpo com uma demanda judicial iniciada há três anos para revisão do valor do aluguel do imóvel que o PolloShop ocupa no bairro Alto da XV, na região norte de Curitiba. O prédio pertence à Cia Iguaçu de Armazéns, que tem sede no Rio de Janeiro.

O golpe fatal veio com o fechamento causado pelo isolamento social, embora o empreendimento já vivesse sob a sombra da crise econômica brasileira iniciada em 2014, que provocou grande retração no consumo, especialmente da chamada nova classe C, público preponderante do shopping.

"Nesse meio tempo, a direção do empreendimento tentou várias vezes buscar entendimento para um acordo, e agora com a crise estabelecida pelo surto da Covid-19, que determinou o fechamento dos shoppings e a suspensão dos pagamentos por parte dos lojistas, a administração do empreendimento ficou impossibilitada de arcar com o alto valor do aluguel do imóvel.Mais uma vez, foi pedida a redução dos valores ou a opção para os proprietários do imóvel assumirem a operação do shopping para preservar o interesse dos lojistas, mesmo com prejuízo dos sócios do empreendimento, mas não houve acordo", diz a nota oficial divulgada nesta segunda-feira, dia 20.

O PolloShop surgiu como alternativa para os pequenos comerciantes e confeccionistas enfrentarem os grandes shoppings, cujos custos de operação são mais adequados a grandes lojas, redes de varejo e franquias de marcas famosas. "Com o crescimento do e-commerce e o novo comportamento de consumo das novas gerações, o lojista de pequeno porte está sendo fortemente impactado, pois os grandes shoppings oferecem, além das compras, várias opções de passeio, lazer e entretenimento. Com isso, os pequenos lojistas e centros comerciais, voltados quase que exclusivamente para compras, tendem a desaparecer", diz a nota.

Um projeto para superar a crise e redesenhar o perfil do PolloShop era transformar parte de suas lojas em operações de gastronomia, aproveitando os recuos externos da Rua Camões e Dias da Rocha Filho. Mas os proprietários do imóvel negaram autorização para as obras. O mix atual é composto por moda feminina, masculina e infantil, acessórios, tecnologia, produtos para casa, presentes, papelaria, brinquedos, cafés e restaurantes. A empresa não informou quantas pessoas trabalham no shopping atualmente.

Veja mais notícias sobre CoronavírusEmpresaNegócios do SulParaná.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 11 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/