Aos 50 anos, Apolar acelera startups para o setor imobiliário

Uma das mais tradicionais operadoras imobiliárias paranaenses, a Apolar completa 50 anos assumindo um papel estratégico no mercado ao tornar-se aceleradora de startups focadas em serviços para o segmento. Em pouco mais de dois anos, o grupo investiu ...
Aos 50 anos, Apolar acelera startups para o setor imobiliário

Uma das mais tradicionais operadoras imobiliárias paranaenses, a Apolar completa 50 anos assumindo um papel estratégico no mercado ao tornar-se aceleradora de startups focadas em serviços para o segmento. Em pouco mais de dois anos, o grupo investiu R$ 1,5 milhão em quatro startups, uma delas a Ops! Aluguei, spin-off para locação on-line de imóveis. As demais empresas aceleradas são a Mapi (que auxilia na busca, avaliação, atendimento e angariação de imóveis), a FireFly (plataforma de automação de gestão, com chatbot para o mercado imobiliário) e a Ohne (fintech de empréstimo pessoal que analisa o perfil dos clientes).

“A Rede Apolar motivou a criação de muitas outras empresas e agora olha para novas tecnologias focadas em atender esse nicho. Algumas delas, inclusive, são iniciativas de profissionais que já atuaram conosco”, explica Jean Michel Galiano, executivo do grupo. A estratégia de investir em inovação teve início há três anos, quando a empresa passou a olhar mais diretamente para a experiência e o empoderamento do cliente, com um novo modelo de loja projetado para que ele se sinta em casa, e com as frentes tecnológicas que incluem visita digital, fotos em alta resolução, assinatura digital e cadastro pré-aprovado, entre outros. Pioneira em franquia no setor imobiliário brasileiro, desde que implantou o modelo há 23 anos, a rede Apolar tem mais de 65 lojas de vendas e locação, além de 100 pontos de atendimento, nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além de atuar nos Estados Unidos e Europa.

Do pequeno escritório no centro da cidade, aberto há meio século, a empresa chega hoje a um faturamento de R$ 50 milhões por mês, movimentando uma carteira de 10 mil imóveis para locação e outros 5 mil para vendas. A meta de crescimento anual é de 10%. O resultado dessa experiência foi apresentado nesta semana em Curitiba durante o 73º Encontro Nacional da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI), que reuniu 110 participantes de todo o país durante três dias de debates e visitas técnicas. A ABMI atua em 74 cidades de 17 estados, com 89 agências e desde o ano passado percebe um aumento sensível no número de startups relacionadas ao mercado imobiliário no Sul. “A tecnologia e os modelos de gestão otimizados são apresentados para nossos representantes de todo o país, num benchmarking muito produtivo para todos”, observa o diretor-presidente Fernando Gonçalves dos Reis, gaúcho de Caxias do Sul e executivo da Prolar Imóveis, que na noite de quinta entregou o Prêmio Destaque Imobiliário 2019 da ABMI para a Apolar, em festa de aniversário para centenas de pessoas no Museu Oscar Niemeyer (foto). 

MAIS NEGÓCIOS
Uma brasileira mostra novos formatos de negócios nos EUA
 
A empreendedora Camile Just, que criou a primeira startup de assistência remota do Brasil, participará da Conferência Internacional de Cooperativismo de Plataforma, em Nova Iorque nos dias 7 e 9 de novembro. Ela é a única mulher brasileira convidada para falar, e seu tema é “Novos formatos de negócio em plataformas digitais”. A conferência será na sede da New School, complexo formado por oito escolas que oferecem programas acadêmicos em design, artes liberais, artes performáticas, ciência política e social. Camile Just é CEO da Just Virtual, startup que oferece prestação de serviços remotos para empreendedores, a fim de auxiliar as empresas em processos que tomam mais tempo, por serem burocráticos e caros. Apoiadora pioneira da comunidade Women In Blockchain Brasil, rede de apoio e cooperação para inclusão da mulher na nova economia, Camile foi por anos gerente de vendas em uma loja de shopping, mas em 2015 decidiu por mais flexibilidade em suas horas de trabalho. Após um mês de pesquisas descobriu a profissão de assistente virtual, que oferecia o que ela buscava: trabalhar de forma autônoma em casa e utilizando suas habilidades profissionais. A partir de então desenvolveu a descrição da profissão, identificando quais dores seus serviços solucionariam ao cliente. E foi assim que nasceu a Just Virtual. Em pouco tempo, Camile percebeu que a profissão ainda era muito nova no Brasil e criou o curso online Como Ser Assistente Virtual, que já formou centenas de assistentes no Brasil e fora dele.

Estradas ruins oneram em 26,4% o custo operacional do transporte
As condições das estradas paranaenses aumentam o custo operacional do transporte em 26,4%, com reflexo direto nos preços dos produtos e na competitividade das empresas que produzem no estado. O dado é da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e no do Brasil e no preço dos produtos. Em sua 23ª edição, a pesquisa revela que mais da metade das estradas do Paraná apresentam problemas. O presidente da Fetranspar (que representa os transportadores de cargas do estado), Sérgio Malucelli, chama a atenção para outra consequência, que é a redução da segurança viária. “Não dá para tratar acidentes como estatística. Se existem estudos que apontam para onde estão os gargalos é lá que há necessidade de se resolver o problema para evitar que novas vidas sejam perdidas.” Além das perdas humanas, os acidentes responderam por R$ 1,04 bilhão de gastos em 2018. No mesmo período, o governo gastou R$ 400,9 milhões com obras. O estudo ainda destaca que são necessários R$ 1,7 bilhão em investimentos para recuperar as rodovias no Paraná, com ações emergenciais, de manutenção e de reconstrução. O número é bem superior ao total de recursos autorizados pelo governo federal para infraestrutura rodoviária paranaense em 2019 (R$ 460,3 milhões), dos quais foram investidos R$ 375 milhões até setembro, o equivalente a 81,5%.

Cresce a família de chá com “bubbles”
A paranaense Bubble Mix Tea está reposicionando a marca e lançando novos blends para os clientes e fãs dos chás taiwaneses. “Sentimos a necessidade de fazer uma reestruturação para marcar a inserção de novos blends e trabalhar os chás como matéria-prima principal dos nossos produtos”, afirma um dos sócios da Bubble Tea Mix, Rodrigo Balotin. Para isso, a empresa organizou um calendário de ações que inclui teasers nas redes sociais e pequenas ações pontuais nos pontos de vendas, com spoilers do que vem por aí, brindes para os clientes e novas bebidas. A companhia nasceu em 2014, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Em 2016, a empresa estruturou a operação para venda de franquias e de duas operações próprias no país, passou para 24 franquias espalhadas pelo Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. A meta é chegar a 50 lojas até o fim de 2020.

“Renties” têm novo ambiente de trabalho em Curitiba
Com um crescimento anual de 40% e em processo de expansão global, a Rentcars.com inaugurou sua nova sede em Curitiba, no edifício The Five Corporate, localizado no bairro do Batel. O projeto desenvolvido pela arquiteta Vivian Millarch, sócia-diretora do Studioarch, em conjunto com a Proa Arquitetura, aposta no conceito de open space que tem a proposta de aumentar a eficiência dos processos e estreitar o relacionamento interno entre os Renties – como são chamados os colaboradores da empresa. As instalações foram definidas estritamente de acordo com as normas técnicas, mas a arquitetura foi além. Toda a atenção foi dada à qualidade de espaço, ergonomia do mobiliário, qualidade e durabilidade dos materiais, somada ao cuidado com as questões de sustentabilidade para que a Rentcars.com possa manter certificações como a Glassdoor e B.Corp. Fundada em 2009, a Rentcars.com é uma das líderes globais em aluguel de carros. Além disso, a empresa se destaca como a principal empresa de locação de veículos on-line da América Latina.  Atua em 5 mil cidades e 20 mil pontos de atendimento em 160 países.

AGENDA BUSINESS
A marca contemporânea curitibana NovoLouvre...

...participa de 26 a 29 deste mês da primeira edição do Fashion Resort Made in Brazil, no paradisíaco litoral Sul da Bahia, para mostrar a coleção SS20 (Primavera/Verão 2020). O evento será no Arraial d’Ajuda Eco Resort, e tem como foco o “feito no Brasil” por meio de experiências com showroom, desfiles e fashion presentations de marcas que trazem uma brasilidade em seu DNA, festas tropicais, além de uma programação imersiva de talks e masterclasses em torno do tema do evento.

A ESIC Internacional promove masterclass...
...gratuita sobre feedback no dia 30 de outubro, às 19h, com Paulo Roberto Araujo. O tema aborda os três tipos de feedback: reconhecimento, orientação e avaliação, e trata também dos três gatilhos que podem bloquear o feedback: identidade, relacionamento, verdade. Aberto à comunidade e com estacionamento gratuito, a entrada para o evento é um quilo de alimento não perecível para doação. As inscrições podem ser feitas aqui ou pelo telefone 0800 41 3742. 

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Quinta, 28 Março 2024

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