Planalto: no caminho do coração
Para continuar a viagem tranquila na preferência do público gaúcho, a Planalto se deixa guiar por três valores: excelência no atendimento aos passageiros, segurança e constante qualificação profissional. Estes são os norteadores que levam a empresa a carregar, mais do que pessoas, tradição e respeito. Com campanhas específicas, a companhia envolve as diferentes regiões em que atua, fazendo com que cada ação da marca aconteça em sintonia com os referenciais estratégicos definidos pela Planalto há mais de seis décadas.
Criada em 1948, a Planalto Transportes é controlada pelo Grupo JMT, fundado por José Moacyr Teixeira. Contando com algumas economias e empréstimos, Teixeira comprou seu primeiro ônibus – com capacidade para 25 passageiros – em 1944. E já naquele tempo tomou como seu norteador a excelência no atendimento. Faltava apenas um nome. Os sócios ainda pensavam em alternativas quando se depararam com uma reportagem sobre a região do Planalto Médio. Era a inspiração que faltava. A palavra “Planalto”, afinal, soava agradável e sugestiva. Uma opção consensual. Na escolha das cores do logotipo, também aplicadas na pintura dos ônibus, além dos dois tons de verde que caracterizam a vegetação da região, optou-se também pelo azul e o branco. Uma forma de transmitir harmonia, leveza e senso de limpeza.
Na mídia, as ações de publicidade e marketing reforçam o apelo emotivo que envolve viagens e deslocamentos. Para comemorar seu 65º aniversário, em 2013, a Planalto lançou a campanha Há 65 Anos Seguindo o seu Coração. Sutilmente, a iniciativa tocava em dois elementos: o Coração do Rio Grande, como é conhecida a cidade de Santa Maria, onde fica a sede da Planalto; e o sentimento dos passageiros que utilizam os serviços para voltar para casa e rever amigos e familiares. Ao conectar pessoas e destinos, a Planalto une emoções. Com base nesse conceito, surgiu um jingle de refrão marcante: Sou Planalto, eu tenho história, sentimento e tradição, pela estrada vou viajando e seguindo o teu coração.
Logo após a fundação, a Planalto ampliou a sua estrutura. Em 1951, com a mudança da sede para Santa Maria, veio a percepção de que faltava uma linha ligando a cidade a Porto Alegre, estimulando o desenvolvimento da região Central do estado. Tratava-se de uma inovação. Até então, o trajeto passava por três balsas e estradas de péssimas condições. Não havia rodovias, pontes e nem mesmo legislação. Os serviços eram executados por uma necessidade essencial da comunidade.
Hoje, a Planalto conta com uma frota de 275 veículos em 123 cidades brasileiras e 11 no exterior. Os investimentos constantes em novas tecnologias mantêm a marca voltada à busca por excelência – e faz do atendimento aos passageiros uma de suas qualidades mais reconhecidas. O fortalecimento da percepção da marca vem de um conceito essencial: na Planalto, todo cliente é VIP. Isto é: merece segurança, conforto e tratamento máximo. Como atua em várias localidades, a companhia também desenvolve campanhas segmentadas – utilizando mídias locais relevantes para atender a um público diversificado.
Periodicamente, são aplicadas pesquisas para monitorar os indicadores sobre a forma como a empresa é percebida perante o cliente. O resultado do levantamento mais recente não decepcionou: apontou um índice de satisfação geral de 91,6%, ratificando a força da marca Planalto como referência no mercado de transportes de passageiros. As metodologias aplicadas servem como subsídio para o desenvolvimento do planejamento estratégico, orçamento e plano de marketing, promovendo iniciativas para solidificar cada vez mais sua marca e seus negócios.
De volta ao lar
A Planalto tem a preocupação constante de otimizar o tempo e propiciar bem-estar ao cliente durante suas viagens. Para isso, busca sempre inovar nos diversos serviços oferecidos – tais como filmes e documentários e internet wi-fi. Alguns itens se destacam nessa lista de inovações:
• Espaço Cliente Planalto: na Planalto, todo o cliente é vip. E foi justamente para honrar esse conceito que a empresa criou o Espaço Cliente Planalto. Trata-se de uma área de descanso e entretenimento em que o cliente pode desfrutar de ar climatizado, toaletes (inclusive para portadores de necessidades especiais), fraldário, guarda-malas, espaço kids, computador, internet wi-fi, revistaria, TV, sala de reuniões e muito mais.
• Renovação da Frota: os investimentos em renovação são contínuos. A Planalto se destaca pela constante preocupação e dedicação ao bem-estar do cliente, sendo pioneira no Rio Grande do Sul na aquisição de motor traseiro, ar-condicionado, freios ABS e internet wi-fi a bordo. A idade média da frota é de apenas quatro anos.
• Double Service: Ao criar esta opção, em 2007, a Planalto disponibilizou nas suas principais linhas dois serviços no mesmo veículo – convencional e executivo. O objetivo foi otimizar o tempo dos clientes durante a viagem, proporcionando-lhes mais conforto e bem-estar. Dentre os recursos disponíveis na modalidade Executivo estão a oferta de 12 lugares com poltrona ampla supersoft reclinável, descansa pés, travesseiro, manta, água mineral e ponto de energia individual.
• Serviço Leito & Cama: Criado em 2013, o serviço está disponível em ônibus double-deck, com poltronas-leito no andar superior e poltronas-cama 180 graus no andar inferior. Além de conforto extra, o serviço proporciona mais conforto com a distribuição de água, refrigerante, café e lanche.
• Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): Trata-se de uma ferramenta de avaliação dos diferenciais e processos da Planalto. Conta com um sistema operacional que garante a eficiência da comunicação e permite que a empresa responda de forma proativa – e com elevado grau de resolutividade – às constatações e solicitações dos clientes, inclusive com acessibilidade a portadores de deficiência auditiva. Ouvir o cliente é fundamental para Planalto Transportes. Tanto, que os próprios acionistas e a diretoria da empresa acompanham, diariamente, as manifestações recebidas por esse canal.
Relacionamento com as comunidades
A Planalto sabe que as cidades gaúchas têm uma grande diversidade cultural. Por isso, procura priorizar as peculiaridades de cada região do estado como forma de estreitar sua relação com as comunidades. Também realiza ações de grande repercussão, patrocinando eventos culturais e levando espetáculos a todas as regiões do Rio Grande do Sul.
O estreito vínculo com o público rendeu diversos reconhecimentos à Planalto – a começar pelo 1º lugar no Prêmio ANTP Abrati, com o case Conectando Pessoas e Destinos: Boas Práticas da Planalto Transportes no Atendimento ao Cliente. Além disso, a Planalto é presença recorrente no Prêmio Marcas de Quem Decide, do Jornal do Comércio.
Mesmo enfrentando uma disputada concorrência, a Planalto se mantém forte em um ritmo de crescimento constante. Assim como foi até agora, a empresa pretende seguir sua trilha marcada pela inovação, antecipando-se às tendências de mercado e transportando com qualidade, conforto e segurança.
Veja mais notícias sobre 100 Marcas do Rio Grande.
Comentários: