Guarida Imóveis: uma história de tradição e futuro
Valorização do ser humano, atendimento personalizado e serviços de qualidade. Eis o tripé de valores da Guarida Imóveis. Ao longo de quase 40 anos, diversos reconhecimentos mostram que a empresa conquistou a preferência dos gaúchos. Desde sempre, a Guarida tem como objetivo promover a qualidade de vida de seus clientes e funcionários. É isso que impulsiona a empresa na busca permanente da qualificação de seus produtos e serviços imobiliários – cultura repassada incessantemente a cada um de seus 600 colaboradores. Essa filosofia, fundamentada em ações com conceitos de confiabilidade, parceria, reciprocidade, respeito e integração em todas as suas relações, fizeram da Guarida a primeira imobiliária da região Sul do país com sistema de qualidade internacional certificado pela ISO 9001 em todo seu escopo de atuação.
Fundada em 1977, a empresa teve sua primeira sede em uma sala alugada de 25 metros quadrados. Já nessa época, era claro o objetivo dos sócios: transformar o pequeno escritório em uma grande companhia. Com um ano de dedicação exclusiva e incansável, a agência se muda para outra sede, ainda alugada, porém com 80 metros quadrados. Começa, então, a formar-se o quadro funcional da empresa. As primeiras contratações marcaram o início de um trabalho bem-estruturado, formando uma equipe de pessoas comprometidas e motivadas a contribuir para o crescimento da organização. Inicialmente, a Guarida não apresentava estratégias muito claras ou definidas. O negócio expandia calcado na filosofia de que muito trabalho, idoneidade e qualidade eram suficientes para abrir espaço no mercado. Como resultado do perfil empreendedor dos sócios, a Guarida adquire, em 1983, sua primeira sede própria, com 170 metros quadrados. O tempo e o comprometimento amadureceram o negócio, consolidando a marca em posição de destaque no mercado imobiliário do Sul do país.
Quase 20 anos depois, uma nova estratégia ampliaria ainda mais as vendas e a carteira de imóveis da empresa: a partir de 2011, a Guarida passou a contar com uma rede de franquias. Com essa possibilidade, além da solidez que a marca conquistou em mais de três décadas de atuação, o franqueado assume um negócio respaldado pela estrutura diferenciada oferecida aos parceiros, com o apoio operacional e de gestão. A expertise, apoiada na certificação ISO 9001, garante um modelo gerencial maduro e eficiente, com processos testados e padronizados. Em dois anos, a empresa já havia triplicado seu número de agências.
Abraçando a cidade
O cuidado com as pessoas nunca é apenas uma teoria na Guarida. Quem conhece a empresa sabe que o ser humano sempre é tratado de forma personalizada. Isso significa respeitar os desejos, as peculiaridades e as vontades em cada serviço prestado. Para manter o pensamento sempre voltado às pessoas, a empresa desenvolve ações cotidianas procurando facilitar processos para clientes e colaboradores – resultando em praticidade e qualidade no atendimento. A preocupação com o cliente se reflete, inclusive, no nome da empresa. A palavra “guarida” expressa exatamente o que a companhia pretende transmitir àqueles que buscam seus serviços: proteção, abrigo, aconchego. Isso também pode ser observado no logotipo da marca, que retrata dois Gs aconchegando a cidade.
A proposta da Guarida é ser uma aliada na realização de sonhos, gerando tranquilidade, segurança e facilidades aos clientes. Um dos diferenciais está baseado nos recursos tecnológicos. O site da empresa é hoje uma grande referência no setor imobiliário por seu banco de ofertas completo, praticidade na busca e facilidade na visualização dos imóveis. São mais de 100 mil visitantes por mês. Para quem já é cliente Guarida, a empresa oferece a Agência Virtual, um ambiente onde é possível ter acesso a diversas informações, serviços e produtos úteis para inquilinos, proprietários, síndicos e condôminos. Tudo sem a necessidade de ir até a agência. Além disso, a Guarida mantém equipes de plantão para atender condôminos, ajudando-os a resolver emergências durante as 24 horas do dia.
O cuidado com a sociedade também é visto através do esforço da empresa em buscar as melhores práticas de responsabilidade social e ambiental. Historicamente, a Guarida tem aliado desenvolvimento e respeito ao meio ambiente – exemplo disso foi uma ação de confecção de camisetas com garrafas pet, em 2012, que evitou o descarte indevido de aproximadamente 25 mil embalagens. Além disso, a empresa se envolve constantemente em ações sociais, como campanhas de arrecadação de agasalhos, brinquedos e alimentos. Tanto a cultura da empresa quanto as campanhas e ações sociais e comerciais são desenvolvidas do topo à base da pirâmide organizacional, para que todos sejam envolvidos.
A busca pela qualidade de processos e serviços, assim como a satisfação dos clientes e colaboradores, levou a empresa à criação de diversos cursos e treinamentos internos. O ápice desse esforço foi a fundação da Universidade Guarida (Unigua), em 2002. A instituição dispõe de cursos gratuitos para todos os funcionários que procuram não apenas desenvolvimento dentro da corporação, mas também formação pessoal. Para isso, a Guarida buscou os melhores parceiros no âmbito acadêmico, facilitando a motivação e a capacitação dos funcionários tanto nas suas áreas de atuação como também em outras atividades. Entre os alunos que já passaram pela universidade corporativa, 50% tiveram promoção de cargo, índice considerado um sucesso.
Muita estrada pela frente
Ao longo de sua trajetória, a Guarida comemorou muitas premiações. Em âmbito internacional, conquistou o Prêmio Oscar Alvear Urrutia, na categoria Excelência Empresarial pela Federação Interamericana de Gestão Humana. Foi ainda reconhecida em quatro categorias do certificado Fornecedor Consciente, pelo Instituto de Desenvolvimento do Fornecedor - RS. Em anos anteriores, o destaque já viera como uma das melhores empresas para trabalhar, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Great Place to Work no Rio Grande do Sul, no Brasil e na América Latina. Além disso, a Guarida também recebeu a premiação Top Consumidor, que reconhece o engajamento socioambiental, na categoria Excelência nas Relações de Consumo e Respeito ao Meio Ambiente, realizada pelo Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão (INEC).
A expectativa, agora, é dar continuidade ao impulso expansivo e buscar uma atuação cada vez mais forte em outras regiões do estado. A principal preocupação, no entanto, não é a velocidade do crescimento, nem a quantidade de agências abertas, mas a manutenção e o aprimoramento contínuo da qualidade.
Veja mais notícias sobre 100 Marcas do Rio Grande.
Comentários: