Fórum reunirá maiores exportadoras da região Sul
No ano passado, a região Sul foi responsável por 19,5% das exportações no Brasil, conforme dados do Ministério Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O título de segunda maior e mais diversificada plataforma do comércio brasileiro com mercado externo – atrás apenas do Sudeste – é um dos fatores que motivou a idealização do Sul for Export. O evento é promovido pelo Instituto e revista AMANHÃ em parceria com as federações das indústrias do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
O encontro será realizado dia 2 de outubro na sede da Fiesc em Florianópolis. A cerimônia reunirá lideranças do setor produtivo exportador, empresas de logística e representantes dos portos para discutirem as questões do Comércio Exterior da região. A programação prevê dois painéis: “Indústria Brasileira: inovar para competir”, com os presidentes das três federações – o anfitrião Glauco Corte (Fiesc), Heitor Muller (Fiergs) e Edson Campagnolo (Fiep); e “Oportunidades e Barreiras para as Exportações”, que será debatido pelo presidente da ANFAVEA, Luiz Moan; o gerente de Câmbio e Comércio Exterior do Banco do Brasil, Paulo Eduardo Guimarães; o representante da Carvalho, Machado, Timm e Luz Advogados, Cristiano Carvalho. O mediador será o presidente do grupo AMANHÃ, Jorge Polydoro. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, apresentará o tema “Cadeias Globais de Produção como oportunidades”.
“O fórum busca incentivar a troca de experiências entre as empresas para que, juntas, consigam conquistar e manter maior espaço no cenário internacional, mesmo em um cenário desafiador como o atual”, destaca Jorge Polydoro, presidente do grupo AMANHÃ.
Premiação
Após os debates, será realizada a premiação dos 90 maiores exportadores do Sul divididos em três categorias: Maiores Exportadores, Campeãs por Setor e Empresas que Mais Exportaram pelo Sul entre 2012 e 2014. O ranking é elaborado pelo Instituto e Revista AMANHÃ com base nos indicadores oficiais do MDIC.
Sobre a revista AMANHÃ
Criado em 1986, o braço jornalístico do Grupo AMANHÃ conta com mais de 200 mil leitores em todo o Brasil. A publicação é um canal de relacionamento com um público altamente qualificado, tendo foco no conteúdo de negócios, indústria, inovação e desenvolvimento econômico. Sua circulação de 43 mil exemplares alcança todo o Brasil, com forte presença entre as principais empresas do país, principalmente no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
SERVIÇO
O que 1° Fórum de Comércio Exterior do Sul – Sul for Export
Quando 2 de Outubro
Local Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC
Endereço Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Itacorubi, Florianópolis - SC, 88034-001
Informações para adesão | bruna@amanha.com.br (51) 3230.3519
Programação
13h00 Credenciamento e recepção dos convidados
14h00 Abertura Oficial
14h15 Painel “Oportunidades e Barreiras para as Exportações”
Debatedores: presidente da ANFAVEA, Luiz Moan; sócio da Carvalho, Machado, TIMM e Deffenti Advogados, Cristiano Carvalho.
Mediador: Jorge Polydoro, presidente Revista AMANHÃ.
15h25 Painel “Indústria Brasileira: inovar para competir ”
Debatedores: presidente da Fiergs, Heitor Muller; presidente da Fiesc, Glauco Corte; e presidente da Fiep, Edson Campagnolo.
16h25 Coffee Break
16h45 Palestra “Cadeias Globais de Produção como oportunidades”
Ministrante: secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Carlos Gadelha.
17h30 Entrega do Prêmio Sul For Export
Maiores Exportadores | Maiores por Setor | Maiores Crescimentos
18h30 Encerramento
Veja mais notícias sobre Sul for Export.
Comentários: